Soluções suíças para o crescente setor de Clean Tech no Brasil

Saiba mais sobre o crescente setor de Clean Tech no Brasil e por que o país está se tornando o local favorito das startups.

As clean techs suíças estão preparadas para desempenhar um papel fundamental na promoção do crescimento do setor de clean tech do Brasil. Com foco em energia renovável, como energia solar ou hidrogênio verde, e soluções tecnológicas para captura de carbono, gerenciamento de resíduos, eficiência energética e preservação ambiental, a colaboração suíço-brasileira promete trazer soluções inovadoras que enfrentam os desafios ambientais e, ao mesmo tempo, promovem o crescimento econômico.

Julho foi um mês importante para acelerar essa colaboração. A Swissnex no Brasil, em colaboração com o Swiss Business Hub Brazil, apoiou seis startups sustentáveis de primeira linha que, como parte de uma delegação de negócios e ciência de 70 pessoas, acompanharam o Conselheiro Federal e Ministro de Assuntos Econômicos, Educação e Pesquisa, Guy Parmelin, em sua missão oficial ao Brasil.

As startups foram apresentadas ao mercado de energia brasileiro com visitas à empresas e eventos do setor, onde obtiveram percepções valiosas e estabeleceram conexões com tomadores de decisão na linha de frente da corrida pela sustentabilidade no Brasil.

O Brasil estabeleceu metas climáticas ambiciosas e adotou medidas para atingi-las. Esses objetivos incluem uma redução de 30% nas emissões de metano até 2030, de acordo com o Pacto Climático de Glasgow, e uma diminuição de 50% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030, em comparação com os níveis de 2005. Além disso, o país pretende atingir emissões líquidas zero até 2050, conforme descrito no Acordo de Paris. O Brasil adotou várias políticas para facilitar essas metas, como elevar a proporção de fontes de energia renováveis na rede elétrica, promover práticas sustentáveis na agricultura e no manejo florestal e fazer investimentos em transporte limpo.

Reconhecido por sua composição energética ecologicamente correta, a variedade de fontes de energia limpa do Brasil está entre as mais sustentáveis e diversificadas do mundo. Historicamente, o país tem se apoiado em fontes renováveis, como energia hidrelétrica, biomassa e eólica, para atender a uma parte significativa de suas necessidades de eletricidade. Nos últimos anos, o Brasil avançou notavelmente na adoção da energia solar, registrando um aumento de mais de quatro vezes nos sistemas fotovoltaicos instalados nos últimos quatro anos. Essa combinação de recursos de energia renovável permitiu que o Brasil reduzisse suas emissões de gases de efeito estufa, posicionando-o como pioneiro mundial no campo da geração de energia sustentável e tornando-se um dos principais produtores do combustível do futuro, o hidrogênio verde.

Enquanto o Brasil busca diversificar suas fontes de energia e reduzir sua pegada de carbono, as empresas suíças estão prontas para oferecer sua experiência em clean tech. Os principais inovadores suíços, conhecidos por suas proezas em tecnologias verdes, expressaram grande interesse em colaborar com seus colegas brasileiros. Essa conexão não se refere apenas à transferência de tecnologia, mas também ao compartilhamento de conhecimento e ao aprimoramento de habilidades, permitindo que o Brasil aproveite seus abundantes recursos renováveis de forma mais eficiente.

A Suíça é um dos dez países do mundo com o maior número de startups sustentáveis. Per capita, a Suíça está na liderança. Em nenhum outro lugar a densidade é maior de jovens empresas de tecnologia cujos produtos ou serviços contribuem para a transição para uma economia sustentável. Isso também se reflete nos investimentos: em 2020, as startups sustentáveis na Suíça foram responsáveis por quase 20% de todas as rodadas de financiamento, recebendo mais de 20% do capital de risco total investido.

Agora, seis embaixadores desse movimento estão explorando novos mercados internacionais para ampliar seu impacto e crescimento nos acolhedores mercados brasileiros de energia solar, etanol, agricultura, indústria naval e muitos outros: SoHHytec, Inergio, Daphne Technology, Sasit Lab, UniSieve e Groam Tech.

À medida que o mundo testemunha a necessidade urgente de lidar com as mudanças climáticas e a degradação ambiental, a parceria suíço-brasileira demonstra o poder da cooperação internacional na criação de soluções impactantes para um futuro mais sustentável. Esperando que os fundadores retornem em breve e que as tecnologias das startups cheguem, a Swissnex no Brasil está ansiosa para continuar a catalisar novas parcerias suíço-brasileiras.

Conheça as Startups