Vincent Neumann
As clean techs suíças estão preparadas para desempenhar um papel fundamental na promoção do crescimento do setor de clean tech do Brasil. Com foco em energia renovável, como energia solar ou hidrogênio verde, e soluções tecnológicas para captura de carbono, gerenciamento de resíduos, eficiência energética e preservação ambiental, a colaboração suíço-brasileira promete trazer soluções inovadoras que enfrentam os desafios ambientais e, ao mesmo tempo, promovem o crescimento econômico.
Julho foi um mês importante para acelerar essa colaboração. A Swissnex no Brasil, em colaboração com o Swiss Business Hub Brazil, apoiou seis startups sustentáveis de primeira linha que, como parte de uma delegação de negócios e ciência de 70 pessoas, acompanharam o Conselheiro Federal e Ministro de Assuntos Econômicos, Educação e Pesquisa, Guy Parmelin, em sua missão oficial ao Brasil.
O Brasil estabeleceu metas climáticas ambiciosas e adotou medidas para atingi-las. Esses objetivos incluem uma redução de 30% nas emissões de metano até 2030, de acordo com o Pacto Climático de Glasgow, e uma diminuição de 50% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030, em comparação com os níveis de 2005. Além disso, o país pretende atingir emissões líquidas zero até 2050, conforme descrito no Acordo de Paris. O Brasil adotou várias políticas para facilitar essas metas, como elevar a proporção de fontes de energia renováveis na rede elétrica, promover práticas sustentáveis na agricultura e no manejo florestal e fazer investimentos em transporte limpo.
Reconhecido por sua composição energética ecologicamente correta, a variedade de fontes de energia limpa do Brasil está entre as mais sustentáveis e diversificadas do mundo. Historicamente, o país tem se apoiado em fontes renováveis, como energia hidrelétrica, biomassa e eólica, para atender a uma parte significativa de suas necessidades de eletricidade. Nos últimos anos, o Brasil avançou notavelmente na adoção da energia solar, registrando um aumento de mais de quatro vezes nos sistemas fotovoltaicos instalados nos últimos quatro anos. Essa combinação de recursos de energia renovável permitiu que o Brasil reduzisse suas emissões de gases de efeito estufa, posicionando-o como pioneiro mundial no campo da geração de energia sustentável e tornando-se um dos principais produtores do combustível do futuro, o hidrogênio verde.
Enquanto o Brasil busca diversificar suas fontes de energia e reduzir sua pegada de carbono, as empresas suíças estão prontas para oferecer sua experiência em clean tech. Os principais inovadores suíços, conhecidos por suas proezas em tecnologias verdes, expressaram grande interesse em colaborar com seus colegas brasileiros. Essa conexão não se refere apenas à transferência de tecnologia, mas também ao compartilhamento de conhecimento e ao aprimoramento de habilidades, permitindo que o Brasil aproveite seus abundantes recursos renováveis de forma mais eficiente.
A Suíça é um dos dez países do mundo com o maior número de startups sustentáveis. Per capita, a Suíça está na liderança. Em nenhum outro lugar a densidade é maior de jovens empresas de tecnologia cujos produtos ou serviços contribuem para a transição para uma economia sustentável. Isso também se reflete nos investimentos: em 2020, as startups sustentáveis na Suíça foram responsáveis por quase 20% de todas as rodadas de financiamento, recebendo mais de 20% do capital de risco total investido.
Agora, seis embaixadores desse movimento estão explorando novos mercados internacionais para ampliar seu impacto e crescimento nos acolhedores mercados brasileiros de energia solar, etanol, agricultura, indústria naval e muitos outros: SoHHytec, Inergio, Daphne Technology, Sasit Lab, UniSieve e Groam Tech.
À medida que o mundo testemunha a necessidade urgente de lidar com as mudanças climáticas e a degradação ambiental, a parceria suíço-brasileira demonstra o poder da cooperação internacional na criação de soluções impactantes para um futuro mais sustentável. Esperando que os fundadores retornem em breve e que as tecnologias das startups cheguem, a Swissnex no Brasil está ansiosa para continuar a catalisar novas parcerias suíço-brasileiras.
Bio
A UniSieve oferece soluções de separação em contêineres que os clientes precisam para purificar produtos químicos ou capturar CO2 de forma eficiente. Em comparação com os melhores do mundo, a solução UniSieve é até 90% mais eficiente em termos de energia, permitindo uma redução significativa de custos e emissões.
Bio
O Sasit Lab, Sasan Innovation & Technologies, é um instituto de pesquisa suíço com uma equipe de mais de 30 cientistas, engenheiros e especialistas em vários campos. De materiais de construção sustentáveis a energias renováveis, reciclagem de fibra de carbono e armazenamento de hidrogênio, eles inovam agora para que possamos viver melhor no futuro em um planeta mais saudável.
Bio
A Groam está em uma missão para reduzir o plástico e a espuma plástica onde faz sentido. Oferecemos novos materiais baseados em fluxos laterais agrícolas que se comportam de forma semelhante ao plástico e podem ser processados com maquinário industrial padrão. Em comparação com a concorrência, não usam produtos químicos nocivos ou tóxicos, não dependem de terras aráveis, têm características especiais, como resistência ao fogo, e podem ser espumados, o que os torna leves.
Bio
A Daphne Technology desenvolveu uma tecnologia inovadora e patenteada de limpeza de gases de escape pós-tratamento baseada em catálise de plasma. O coração da inovação é uma câmara de elétrons e uma fonte de alimentação Wavelet Pulsed Package (WPP). Os elétrons de alta energia são gerados na Câmara de Elétrons por meio da excitação elétrica do WPP e são usados como reagentes para quebrar os átomos poluentes no fluxo do escapamento.
Bio
A Inergio está desenvolvendo um sistema de célula de combustível miniaturizado com base na tecnologia SOFC. O sistema é perfeito para fornecer eletricidade em locais remotos graças ao seu tamanho miniaturizado. A vantagem desse sistema é a possibilidade de usar vários tipos de combustíveis disponíveis comercialmente (propano, metano, bioetanol), além do hidrogênio clássico.
Bio
A SoHHytec é uma fornecedora de soluções de energia e combustíveis sustentáveis. A SoHHytec projeta, desenvolve e constrói projetos de infraestrutura usando seu produto exclusivo – chamado ‘Arb’ – para fornecer combustível verde e energia como um serviço. Desenvolvedora e fornecedora de Jardins e Florestas de Árvores Artificiais exclusivas para a produção descentralizada e centralizada de Energia e Combustível Solar (Hidrogênio), proporcionando segurança energética, independência e neutralidade de carbono.
Vincent Neumann
Bianca Campos