NexMR no Brasil: Primeira descoberta de medicamentos por RMN

Conheça a startup spin-off da ETH Zurich, a NexMR, e saiba mais sobre seu Market Validation Camp no Brasil.

– Por Simone Ramseier & Diogo Penetra, Junior Project Managers na Swissnex no Brasil 

A Swissnex no Brasil recebeu Félix Torres, CEO e cofundador da startup NexMR, para seu Market Validation Camp no Brasil. O Programa de Internacionalização da Innosuisse oferece uma oportunidade única para as startups testarem seu produto ou serviço, obterem feedback valioso, validarem sua hipótese de mercado para o país e receberem orientação para adaptar sua inovação ao mercado brasileiro. O tempo de Félix Torres no Brasil, de 19 a 28 de fevereiro de 2024, é um marco significativo na jornada da NexMR rumo à expansão global.

A NexMR, em sua essência, está revolucionando o campo da descoberta de medicamentos com sua plataforma pioneira. Distinguida por sua acessibilidade, operação livre de manutenção e fornecimento de dados de primeira linha para o design de medicamentos, a NexMR está pronta para transformar o setor de design de medicamentos, oferecendo métodos rápidos e precisos acessíveis à comunidade mais ampla de ciências biológicas.

“Na NexMR, nosso objetivo é desenvolver a melhor tecnologia de design de medicamentos da categoria e distribuí-la para a ampla comunidade de descoberta de medicamentos” – Félix Torres, CEO da NexMR.

Rio de Janeiro

A experiência da NexMR no Brasil começou com dias agitados no Rio de Janeiro. Depois de chegar na segunda-feira de manhã, Felix começou na UFRJ, reunindo-se com pesquisadores e professores do Instituto de Bioquímica Médica para compartilhar ideias sobre o mercado atual e sua pesquisa. À tarde, ele deu uma palestra sobre o NexMR diante de um grupo de estudantes entusiasmados e pesquisadores de diferentes laboratórios.

A viagem de Felix continuou na terça-feira com uma visita ao Instituto Fiocruz, seguida de mais discussões na UFRJ à tarde para continuar a explorar possíveis colaborações futuras. Na quarta-feira pela manhã, Felix visitou nosso escritório da Swissnex no Rio de Janeiro antes de ir direto para o aeroporto para a próxima etapa de sua viagem a São Carlos.

São Carlos (SP) & Riberião Preto (SP)

Em São Carlos, de 22 a 26 de fevereiro, Félix conduziu um workshop no Instituto de Física da Universidade de São Paulo sobre Biologia Molecular e Empreendedorismo. O workshop facilitou conexões valiosas dentro do vibrante ecossistema de São Carlos e foi concluído com uma sessão de pitching em que os alunos apresentaram suas ideias para startups.

Na transição para Ribeirão Preto, Félix contribuiu com sua experiência em um seminário sobre Triagem de Fragmentos na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP, discutindo a aplicação inovadora da hiperpolarização fotoinduzida para triagem de fragmentos de RMN ultrarrápida.

Campinas (SP) & São Paulo

A jornada de Félix também o levou ao Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), destacando a abordagem interdisciplinar da inovação científica.

O Camp terminou com uma visita ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em São Paulo, onde a infraestrutura laboratorial de última geração e uma equipe multidisciplinar ressaltaram o potencial de colaboração entre a NexMR e as instituições de pesquisa brasileiras.

Closing the camp

O Market Validation Camp da NexMR no Brasil foi encerrado de forma muito positiva, com interações frutíferas e ótimo feedback de um amplo espectro de partes interessadas, incluindo pesquisadores acadêmicos, profissionais do setor e colaboradores em potencial. Essa resposta ressalta o apelo universal e o impacto potencial da plataforma inovadora de descoberta de medicamentos da NexMR. A experiência não apenas confirma o valor da abordagem da NexMR, mas também abre caminhos para futuras colaborações e expansões no mercado brasileiro. Por meio desse esforço, a Swissnex no Brasil demonstrou seu papel fundamental na ligação entre a inovação suíça e as oportunidades globais, preparando o terreno para o crescimento contínuo e o sucesso da NexMR no cenário internacional.

“A descoberta de medicamentos no Brasil atua em nível global, com foco nos desafios regionais de saúde que poderiam atender a um mercado enorme. O impulso do financiamento governamental e as instalações de primeira linha têm o potencial de colocar o Brasil como um novo grande ator no mercado farmacêutico. A Swissnex tem sido fundamental na conexão com partes bem estabelecidas e emergentes que podem se tornar parceiros e clientes.” – Félix Torres, CEO da NexMR

Para obter mais atualizações sobre os Innosuisse Internationalization Camps, continue acompanhando a Swissnex no Brasil.