Mostra Cidade Floresta

O que a cidade pode aprender com a floresta? Que política urbana podemos praticar a partir da perspectiva da floresta? Para responder a estas questões e estimular reflexões sob as perspectivas da arte e da ciência, a Swissnex no Brasil organizou em parceria com o Goethe Institut, Museu do Amanhã e Pro Helvetia a Residência em Arte-Ciência: Cidade Floresta.

A Residência Cidade Floresta foi criada como um convite para pensar os desafios e as potências de um futuro urbano para além do paradigma industrial. A iniciativa teve como objetivo criar e possibilitar novas narrativas e especular sobre cenários futuros de dinâmicas urbanas e seus potenciais de transformação, por meio do diálogo multidisciplinar entre arte, biologia, botânica, microbiologia, estudos ecológicos e outras ciências da vida e da física.

Os residentes participaram de imersões para pesquisa e experimentação no espaço urbano do Rio de Janeiro e no Laboratório de Atividades do Amanhã no mês de maio. Nesse ambiente, artistas e cientistas interessados em investigar e construir diálogos entre arte e ciência tiveram a oportunidade de trabalhar lado a lado, ampliando seus campos de visão e atuando além das práticas e protocolos de seus laboratórios e ateliês.

O final da Residência culminou na Mostra no Museu do Amanhã, quando os artistas puderam exibir a apresentação dos seus processos na exposição entre os dias 04 a 11 de junho. Através de manifestações artísticas em diversos formatos, os Residentes do Programa Cidade Floresta trouxeram diferentes olhares nas buscas por novas formas de vida e de troca, mais autônomas, sustentáveis e cuidadosas.

Ver mais sobre os residentes aqui