Residência Cidade Floresta

O programa de residência Cidade Floresta oferece imersão para pesquisa e experimentação voltada para artistas e cientistas interessados em desenvolver seus trabalhos no ambiente urbano do Rio de Janeiro. O programa será organizado entre 16 de maio 2022 e 4 de junho 2022, em sua primeira edição, pelo Goethe Institut no Rio de Janeiro, Museu do Amanhã, Swissnex no Brasil e Pro Helvetia América do Sul.

A residência ocorrerá no Laboratório de Atividades do Museu do Amanhã, um dos museus mais visitados do Brasil. Também serão realizadas excursões e encontros na região metropolitana do Rio de Janeiro. A residência será conduzida em português e em inglês e vai reunir, no total, seis residentes do Brasil, da Suíça e da Alemanha.

A residência promove uma experiência imersiva no espaço urbano para criação e experimentação artística em interlocução com a ciência. A iniciativa propõe criar e possibilitar novas narrativas e especular sobre cenários futuros de dinâmicas urbanas e seus potenciais de transformação, por meio do diálogo multidisciplinar entre arte, biologia, botânica, microbiologia, estudos ecológicos e outras ciências da vida e da física.

Nesse ambiente, artistas e cientistas interessados em investigar e construir diálogos entre arte e ciência têm a oportunidade de trabalhar lado a lado, ampliando seus campos de visão e atuando além das práticas e protocolos de seus laboratórios e ateliês.

A residência oferece um ambiente propício para a troca de saberes, propondo, de um lado, que a ciência possa se transformar a partir de referências e modos de pensar e fazer da arte e, de outro, que a arte possa ter voz ativa no debate de questões científicas e suas aplicações tecnológicas com grande impacto social. Apesar de viverem, muitas vezes, em universos diferentes, de usarem linguagens e abordagens diversas e de possuírem processos criativos e de resolução de problemas distintos, artistas e cientistas podem se beneficiar com o compartilhamento mútuo de experiências e olhares, sobretudo ao dividirem um espaço de pesquisa e de trabalho.

Application procedure

Applications must be submitted using the following form:  here.

That link also requires the upload of 2 PDF documents.

  • PDF 1: Project proposal for residency with a work plan, designs, outlines, etc., as well as a list of the necessary resources for the development of the research/work (no more than three A4 pages of images and text); File name: PDF1-ApplicantName.pdf
  • PDF 2: Portfolio and CV with a list of publications. File name: PDF2-ApplicantName.pdf

Only proposals in Portuguese or English will be admitted.

Closing date for applications:  27 March  2022 at 11:59 p.m., Brasília Time (GMT-3).

For further details about the application procedure, the selection committee and the residency timeline please click here.

Organizado por

  • Goethe Institut
  • Museum of Tomorrow
  • ProHelvetia
  • Swissnex