Gustavo Zullo
As experiências vividas no Brasil por essas duas jovens e promissoras pesquisadoras permitiram que elas expandissem seus horizontes científicos e criassem excelentes conexões com empresas, startups e algumas das universidades mais renomadas do Brasil, como USP, Unicamp, UFRJ e Unifesp.
Convidamos você a ler mais sobre suas jornadas no Brasil e saiba como se inscrever para se juntar a nós no Mobility Program em 2024.
Anna Wiedemann tem o foco da sua pesquisa na área de Desenvolvimento e Operações de Sistemas de Informação (DevOps). Ao chegar no Brasil em agosto de 2023, Anna foi recebida pela equipe da Swissnex que organizou dois apéros para conectá-la com o ecossistema brasileiro. Foram oportunidades perfeitas para fazer seus primeiros contatos com profissionais do mercado brasileiro interessados em aplicar os conhecimentos da professora com empresas que a receberam para reuniões ao longo de todo o período em que ela esteve no Brasil.
Anna também estreitou seus laços com a comunidade acadêmica do Rio de Janeiro, como a COPPE, escola politécnica da UFRJ. Ela foi convidada para participar de um seminário e para conhecer as instalações de alguns de seus laboratórios, assim como para estreitar seus laços com professores e alunos de pós-graduação da instituição. Além disso, a professora foi a Campinas, no Instituto de Computação da Unicamp, onde também apresentou sua pesquisa a colegas e alunos do professor Breno França.
Em outubro, foi a vez da professora e psicóloga ambiental, Cathérine Hartmann. Com o suporte da Swissnex no Brasil, ela conseguiu se conectar com professores de diversas áreas ligados à implementação de políticas voltadas à sustentabilidade ambiental, econômica e social.
No brunch organizado na Residência Oficial da Suíça em São Paulo, centros de referência nacional na área de transição energética, como o RCGI e o CPTEn, e de serviços ecossistêmicos, como o BPBES, estavam presentes e agendaram reuniões para aprofundar o diálogo com Cathérine. Nestas oportunidades, o que inclui uma passagem pelo Centro de Ciências Ambientais da Unifesp, ela foi convidada a participar dos programas de pós-graduação como professora convidada e de projetos atualmente desenvolvidos em parceria com o setor público e privado. Cathérine também conheceu empresas, startups ligadas à sustentabilidade e visitou o projeto do Instituto Ekos, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, estreitando seu contato com a realidade brasileira.
De maneiras diferentes, tanto Anna quanto Cathérine farão falta no Brasil. Duas áreas de conhecimento e duas personalidades, vibrantes e cheias de energia para aprofundar seus conhecimentos técnicos. As duas professoras da ZHAW também demonstraram grande interesse em conhecer mais sobre o Brasil, país que atrai cada vez mais pesquisadores de alto nível devido às novas perspectivas econômicas e a um mundo acadêmico cada vez mais conectado às melhores universidades do mundo.
Para participar do programa, que todos os anos se abre para inscrições de lecturers, pesquisadores e professores da ZHAW, basta enviar um CV e preencher as informações do formulário de inscrições (para maiores informações sobre as inscrições deste ano, ver aqui). Basicamente, é necessário informar seus objetivos, atividades que pretende desenvolver e outras informações que vão ajudar a equipe da Swissnex a planejar uma excelente experiência no Brasil.
Junte-se a nós em uma oportunidade incrível de receber todo o apoio necessário para um período curto e intenso de imersão no mundo acadêmico e corporativo do Brasil!
Gustavo Zullo
Pedro Capra