
– por Sofia Costa, Communications Manager
A Swissnex juntou-se ao Swiss Business Hub, à Embaixada da Suíça no Brasil, e aos consulados do Rio de Janeiro e de São Paulo para proporcionar a melhor experiência possível à Delegação Científica e Econômica. Foi uma semana intensa, após meses de preparação, e o Time Switzerland ficou feliz por ter tido a oportunidade de apresentar instituições brasileiras e colaborar na criação de grandes conexões entre Brasil e Suíça.
Tudo começou meses atrás, com muito planejamento e seleção das melhores oportunidades e desafios compatíveis para provocar insights e parcerias internacionais e, ao mesmo tempo, mostrar o poder dos ecossistemas brasileiros de ciência, pesquisa e inovação visitando São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
São Paulo
No primeiro dia em São Paulo, duas startups (Nutrix and GRZ Technologies) e duas grandes empresas (Novartis and Zurich Airports) subiram ao palco do evento ‘Exchange with Swiss Private Sector in Brazil’ para fazerem seus pitches, dando o tom para uma discussão inspiradora. Nossa Secretária de Estado, Martina Hirayama, juntou-se à Presidente da Switzerland Global Enterprise, Ruth Metzler, para um painel de discussão sobre as perspectivas de negócios das empresas suíças no Brasil.
Em uma reunião produtiva e com visão de futuro, a Secretária de Estado se envolveu ativamente com representantes da FAPESP e da Swiss National Science Foundation, juntamente com representantes de diferentes universidades de São Paulo (UNESP, USP e Unicamp). A reunião teve o objetivo comum de avançar as fronteiras da pesquisa e expandir os limites do conhecimento.

As discussões se concentraram na promoção de projetos de pesquisa, enfatizando a importância da colaboração interdisciplinar e aproveitando os pontos fortes exclusivos de cada país para enfrentar os desafios globais.
O Grande Marco
Alcançamos um marco significativo na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Nossa CEO, Malin Borg, e o Presidente da Fiesp, Josué Gomes, assinaram um acordo de cooperação entre o Senai São Paulo e a Swissnex no Brasil. Essa parceria estratégica tem como objetivo desenvolver programas de Estágios Internacionais para Estudantes, de Inovação Aberta e de Empreendedorismo Industrial. Os esforços conjuntos irão liberar o potencial de futuros talentos e promover uma cultura de inovação.

Uma visita especial
Tivemos a honra de receber a Secretária de Estado, Martina Hirayama, da Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação da Suíça em nosso vibrante escritório de São Paulo, proporcionando uma experiência em primeira mão do nosso dinâmico ambiente de trabalho. Foi uma ótima oportunidade para nossa equipe mostrar nossa dedicação em promover a inovação, a troca de conhecimento e parcerias impactantes.
Trocamos ideias e perspectivas com a Secretária de Estado durante essa sessão envolvente. Exploramos vários tópicos, incluindo possíveis colaborações, desafios e oportunidades que enfrentamos diariamente.

Ficamos entusiasmados com as possibilidades e confiantes de que, juntos, enfrentaremos os desafios e aproveitaremos as oportunidades para atingir nossos objetivos comuns.
No dia seguinte, começamos em São Paulo com uma visita ao ‘Cafezal‘, a maior plantação urbana de café do mundo. O ‘Cafezal’ é operado desde 1950 pelo Instituto Biológico, da Universidade de São Paulo, com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. A Nestlé, a maior empresa suíça no Brasil, está trabalhando com o Instituto Biológico para encontrar soluções sustentáveis e inovadoras para desenvolver uma cultura de café mais responsável. Foi uma manhã especial para toda a delegação.
Innovation Challenge em Brasília
No final do dia, a delegação participou da cerimônia de entrega do 1º Prêmio Suíço de Sustentabilidade e Inovação na Embaixada da Suíça em Brasília. O Desafio de Inovação abriu o palco com os pitches das startups finalistas com o Júri de Inovação e a votação ao vivo da plateia.
Durante a cerimônia, participamos de discussões interessantes com empresas e start-ups, promovendo a colaboração e a troca de ideias sobre projetos suíços e brasileiros. A energia e o entusiasmo no evento foram inspiradores, reforçando nossa missão compartilhada para um futuro mais verde e o compromisso com a sustentabilidade e a inovação.
Tivemos a honra de ter a Secretária de Estado Martina Hirayama (Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação) como parte do Júri de Inovação, juntamente com as especialistas do setor Marina Cassino da The Bakery Brasil, Mayra Castro da InvestAmazônia, e Carolina Falcoski da Nestlé. Sua experiência e dedicação juntas garantiram uma avaliação justa dos pitches incríveis apresentados pelas start-ups.
Os vencedores do Innovation Challenge foram: Zuzana Sedivà, representando a startup Groam Tech e Luiz Otávio, representando Yattó! Nós parabenizamos todos os finalistas: upgrain (Vincent Vida), LiYF Ltd (Hangama Wanner), SuperOpa (Luis Borba), e Sante Science (Marcela Camargo), por suas realizações excepcionais! Sua dedicação, criatividade e impacto na sustentabilidade inspiram a todos nós.
Fotos!
RIO DE JANEIRO
Avançando para o Rio de Janeiro, no último dia da Missão, a Delegação Científica visitou a Fiocruz, uma instituição de excelência em saúde pública e no setor farmacêutico, que utiliza tecnologia suíça. Foi uma excelente oportunidade para discutir oportunidades concretas de colaboração em que a inovação e a pesquisa suíças podem contribuir e fazer a diferença. Após a reunião, o grupo pôde visitar Bio-Manguinhos/Fiocruz e o hospital construído para COVID e doenças infecciosas.
Para encerrar a semana, a Swissnex no Brasil, junto com a Embaixada da Suíça e a Firjan, realizou o “Rio de Janeiro encontra a Suíça: oportunidades de infraestrutura e a Tríplice Hélice da Academia, Indústria e Governo”.
Foi uma noite emocionante, com apresentações do conselheiro federal Guy Parmelin, do vice-presidente da Firjan Luiz Cesio Caetano, do embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, do gerente de infraestrutura da Firjan, Isaque Ouverney, e um painel de discussão inspirador.
O painel, moderado por nossa CEO Malin Borg, com os palestrantes Julia Zardo, Gustavo Silva de Miranda, Saurabh Tembhurne, e Vanessa Boanada Fuchs, discutiu as semelhanças e diferenças entre as abordagens suíça e brasileira sobre o papel da academia, do governo e da indústria na promoção da inovação em diferentes campos, como tecnologia limpa e infraestrutura.
Encerramos o painel com a citação de Vanessa Boanada Fuchs, Diretora da Leading House para a região da América Latina, explicando como promover negócios que sejam aliados da ciência.

"Precisamos reservar um financiamento público substancial para promover os empreendedores científicos. Com base na ideia da Tríplice Hélice, quando eles são bem-sucedidos, é mais provável que tenham a mentalidade para reinvestir em pesquisa e desenvolvimento e retribuir ao ecossistema."