Bianca Campos
A sustentabilidade é uma prioridade na política externa suíça e uma questão especialmente relevante no Brasil. No âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, o Brasil e a Suíça buscam um equilíbrio entre a preservação e a proteção do meio ambiente e a integração de economias inovadoras e crescimento inclusivo.
A primeira edição do Prêmio Suíço de Sustentabilidade e Inovação foi criada para reunir forças de gestão estratégica baseadas na transição para um modelo de negócios sustentável, tecnológico e inovador, em conjunto com os setores privado, acadêmico e da sociedade civil, e para promover potenciais colaborações na área de sustentabilidade corporativa entre o Brasil e a Suíça.
O Prêmio tem como objetivo reconhecer e fortalecer empresas e startups brasileiras e suíças que tenham a sustentabilidade corporativa e a inovação como pilar de sua estratégia de negócios e cultura institucional.
Também dá visibilidade e oportunidades para que as startups desenvolvam pilotos e parcerias com empresas que operam no Brasil por meio do Desafio de Inovação liderado pela Swissnex no Brasil.
O Team Switzerland no Brasil, representado pela Embaixada da Suíça no Brasil, Swissnex no Brasil, Instituto Ekos Brasil, Swiss Business Hub e SWISSCAM, está lançando o primeiro Prêmio Suíço de Sustentabilidade e Inovação, com o objetivo de unir as forças do conhecimento entre o Brasil e a Suíça nessa área.
Uma solução suíça e uma brasileira serão premiadas e reconhecidas por um painel de especialistas suíços e brasileiros em inovação e sustentabilidade. Os finalistas poderão apresentar suas soluções a empresas interessadas em testar suas tecnologias e realizar pilotos de inovação aberta em conjunto durante a Cerimônia de Premiação em 05 de julho de 2023.
O representante de cada startup que fará o Pitch final na competição ao vivo durante a Cerimônia de Premiação respondeu à pergunta: Como sua solução ajuda a transformar os resíduos gerados pelas empresas que operam no Brasil para atingir a meta de zero desperdício?
Veja as respostas e conheça as startups abaixo!
Conheça LiYF por Sasit Lab
A inovadora tecnologia de bioetanol 2G da LiYF pode converter resíduos agrícolas brasileiros em energia renovável de alto valor, reduzindo emissões e resíduos. Essa abordagem inovadora promove a criação de empregos, avança uma economia circular e se alinha aos Objetivos de Sustentabilidade da ONU.
Conheça Sustainable Ingredients por Upgrain
A Sustainable Ingredients economiza grãos de cevada da fabricação de cerveja para produzir produtos de proteína e fibra. Ao fazer o upcycling da BSG, valorizamos o maior fluxo de resíduos do setor alimentício, possibilitando a circularidade nas cervejarias. Isso não apenas evita o desperdício, mas também reduz a dependência de proteínas alternativas de origem vegetal. O BSG é transformado em proteínas, farinhas e fibras valiosas, sem o uso adicional de terra ou água.
Conheça Groam Tech
A Groam tem a missão de converter fluxos laterais de biomassa agrícola em novos materiais espumados biodegradáveis. Esperamos converter os fluxos laterais em embalagens sustentáveis e descartáveis rápidos.
Conheça Yattó
A Yattó desenvolve cadeias de reciclagem para materiais de difícil reciclagem, impactando os segmentos de agronegócio, construção civil e alimentos e bebidas. Transformamos resíduos em oportunidades com impacto social, ambiental e econômico.
Conheça Sante Science
Considerando a dificuldade de descarte do Brewer Spent Grain, seu alto impacto no meio ambiente e as necessidades dos pacientes oncológicos, a tecnologia da Sante Science pode biotransformar 100% do BSG em um suplemento nutracêutico para quimioterapia, melhorando a qualidade de vida das pessoas com ZERO resíduo.
Conheça SuperOpa
Para resolver o problema do desperdício de alimentos, a SuperOpa desenvolveu uma tecnologia que conecta diretamente empresas e indústrias com problemas de excesso de oferta com consumidores que agora podem economizar até 70% em suas compras! Vamos economizar dinheiro e o meio ambiente.
Bianca Campos