image: Freepik.com

MapTiler: Mapas com um toque suíço

Pablo Balbuena explica a tecnologia por trás da MapTiler e os planos de negócios da startup durante o programa de internacionalização no Brasil

A MapTiler utiliza tecnologia vetorial para desenvolver mapas de malhas urbanas e imagens aéreas em alta resolução. O software da startup Suíça processa imagens aéreas e de satélite ou geodados de qualquer tamanho, e pode integrar a cartografia em websites, aplicativos e outros produtos e serviços. Os mapas da MapTiler são livres de anúncios, e são alimentados por dados abertos para assegurar proteção de privacidade e também funcionam offline.

Os mapas da startup já são utilizados na Suíça, França, Alemanha, EUA, Japão e em países árabes. Agora a MapTiler está navegando no mercado brasileiro apoiada pela Swissnex através do Innosuisse Internationalization Camp. Seu executivo de vendas, Pablo Balbuena, contou mais sobre a tecnologia e os planos de negócios da MapTiler durante sua experiência no Market Validation Camp no Rio de Janeiro e São Paulo.

A principal missão de Pablo Balbuena na MapTiler é liderar a expansão da empresa para os mercados ibérico e latino-americano

Quais são os diferenciais da MapTiler em comparação com outros serviços de cartografia e geolocalização?

Há alguns diferenciais fundamentais. O primeiro é que podemos ser até 20 vezes mais baratos que o Google Maps (o líder e o único player no mercado brasileiro neste momento). Também oferecemos mapas offline, o que é um game-changer, se você considerar que muitas empresas e organizações precisam trabalhar offline por razões de segurança ou conectividade não adequada em áreas remotas.

Para as funcionalidades offline, fornecemos tanto os mapas quanto as ferramentas que podem ser oferecidas na intranet da organização. Nossos clientes adoram esta característica do produto porque ele funciona nos sistemas operacionais mais utilizados no mercado.

Por fim, nossos clientes gostam muito da flexibilidade da plataforma. Nos empenhamos constantemente para encontrar a melhor solução, tanto técnica como economicamente, criando grandes parcerias que beneficiam a todos.

Por que o Brasil?

O Brasil é a 12ª maior economia do mundo e a maior da América Latina. Participamos do programa de internacionalização promovido pela Innosuisse e executado pela Swissnex, e durante nossas três semanas no Brasil, descobrimos seu potencial colossal. A única empresa bem conhecida no mercado neste momento é a Google Maps, e temos ferramentas confiáveis para competir com eles, apresentando uma oportunidade única para nós. A maioria dos outros concorrentes não tem muito interesse em economias fora dos EUA ou Europa, o que nos dá outra oportunidade de entrar primeiro e conquistar parte do mercado.

Estamos definido os próximos passos:

  • Estamos acelerando nossos movimentos e seguindo o impulso que geramos em abril deste ano.

  • Estamos planejando nossa participação no Market Entry Camp oferecido pela Swissnex no Brasil. Isso significa que estaremos no país por mais tempo, garantindo o aumento de nossa presença.

  • Continuaremos desenvolvendo nossos clientes locais enquanto aumentamos o número de parceiros no Brasil.

  • Também estamos planejando contratar um Gerente Territorial e um Representante de Vendas para participar de reuniões e visitar clientes. Esta pessoa tem que ser um nexo entre os diferentes parceiros, treinando-os e apoiando-os ao mesmo tempo em que garante que a empresa cresça na direção certa.

Como o Innosuisse Internationalization Camp facilitou seus primeiros passos no mercado brasileiro?

Innosuisse oferece uma oportunidade fantástica para as startups suíças através deste programa. Nos bastidores, vimos que a equipe fez um ótimo trabalho, desde o contato inicial, o processo de inscrição, as sessões de orientação, o contato com a equipe no Brasil seguindo os procedimentos, e sempre atuando um passo à frente, tornando-a uma grande experiência! O internationalization camp envolveu muitos dos membros da equipe Innosuisse, e eles demonstraram excelente coordenação antes, durante e depois de nossa participação. Recomendo a qualquer empresa suíça que considere fazer parte deste Camp que aproveite a oportunidade.

Se não fosse o ‘Validation Camp’ provavelmente levaríamos muito mais tempo para expandir em um país com uma cultura tão diferente da maioria das pessoas na empresa.”

Quais clientes utilizam a tecnologia da MapTiler?

Temos clientes em diferentes indústrias, como por exemplo Imobiliárias, Agronegócios, Defesa, Aviação, Mídia e Broadcasting, Inteligência Artificial, Localizadores de Lojas, entre outros. Isso significa que trabalhamos com empresas em mais de 60 países. Muitas são médias a grandes e algumas são enormes. Muitas delas são empresas privadas, mas também trabalhamos com muitas entidades públicas.

Por exemplo, trabalhamos com SIEMENS, RedBull, Bosch, SKY, NCBC, SBB, Swisstopo (Escritório Federal Suíço de Topografia), CARTO, e NASA, entre outros.

A quem você recomenda os mapas da MapTiler?

Especificamente, vemos um enorme potencial na indústria do Agronegócio no Brasil, pois eles precisam de soluções offline. Além disso, as empresas de comércio eletrônico estão sempre crescendo e muitas delas precisam de mapas; entidades públicas estão usando mapas que não estão atualizados ou não têm recursos offline; muitas organizações não estão cientes do valor que os mapas podem fornecer, e mais, não os usam porque não podem arcar com uma solução que atenda às suas necessidades.

Quais são suas palavras finais sobre seu período no Brasil?

O Brasil oferece oportunidades fantásticas de negócios, especialmente no sul do país, onde centenas de empresas, fabricantes, produtores e prestadores de serviços estão presentes.

Culturalmente, é um lugar fantástico, diferente de qualquer outro. Nosso tempo no Brasil nos mostrou que a melhor maneira de descobrir como as coisas funcionam é conversar com as pessoas locais e estar presente. Voltamos para a Suíça, mas isso não significa que nosso trabalho no Brasil tenha terminado. É apenas o começo!