Descubra o Food Protein Challenge

FoodTech HUB Latam e EIT Food, com apoio das empresas BRF Hub, Bühler e Givaudan, e apoio da ABIA, lançam o FOOD PROTEIN CHALLENGE - Inscreva sua startup!

A proteína é um dos pilares da vida – essencial para uma dieta equilibrada e necessária para o crescimento e a reparação de tecidos danificados. A demanda por proteínas está aumentando à medida que a população mundial deve atingir 10 bilhões até 2050. Nosso sistema alimentar hoje é responsável por 30% das emissões globais de efeito estufa.

Novas abordagens em relação à carne convencional e à pecuária leiteira também oferecem oportunidades significativas para reduzir nosso impacto ambiental. As ‘proteínas sustentáveis’ desempenham um papel essencial, pois são alimentos baseados em novas fontes de proteínas, tais como células ricas em proteínas, alimentos à base de plantas, micélio, algas e micróbios.

Proteínas sustentáveis causam menos danos ao meio ambiente, retardam a mudança climática e fornecem sustento suficiente para alimentar populações em crescimento.

Sem inovação, será impossível fornecer proteína suficiente para atender à crescente demanda e atingir todas as metas do Acordo Climático de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. É por isso que os Challenges são importantes para incentivar e fomentar a criação de startups inovadoras.

O Challenge terá mentores internacionais para ajudar a desenvolver as startups – uma excelente oportunidade para que as startups suíças de alimentos e agritech iniciem atividades no Brasil.

Timeline

O Food Protein Challenge 2022 tem como objetivo identificar startups com iniciativas em quatro categorias:

  • PROTEÍNAS VEGETAIS
  • PROTEÍNAS DE BASE CELULAR
  • PROTEÍNAS DE INSETOS
  • PROTEÍNA DE ORIGEM DA FERMENTAÇÃO

Datas importantes:

Primeira chamada: 21 de Junho de 2022;
Segunda chamada: 16 de Agosto de 2022;
Terceira chamada: 12 de Setembro de 2022.

Um grupo seleto de jurados representantes da indústria agrícola, academia, venture capital, empreendedores e governo vão avaliar e escolher a campeã de cada categoria.

A final será no dia 30 de setembro quando serão selecionadas cinco startups por categoria.

O prêmio para cada vencedor será de 5.000,oo reais (cinco mil reais) em crédito para uma viagem a espaços que agreguem conhecimento na sua respectiva categoria. O comitê organizador e a startup definirão o local a ser visitado.

Para mais informações sobre o Challenge, clique AQUI.