Confira como foi a Swisstech no Web Summit Rio 2023

O primeiro Web Summit fora da Europa foi realizado no Rio de Janeiro, de 1 a 4 de maio de 2023. A equipe da Swissnex se mobilizou para proporcionar às 11 startups suíças participantes uma experiência inesquecível e posicionar a Suíça como um destino de inovação em uma das conferências de tecnologia mais importantes do mundo.

– por Vincent Neumann, Innovation & Startups Program Manager

Ao entrar no pavilhão 4 do Riocentro, a gigantesca área onde o espetáculo aconteceu, era possível ver as letras “swisstech” em verde neon vibrante acima dos outros estandes. Ao se aproximar, você se depara com uma interpretação artística da montanha Matterhorn, o robô de quatro patas “ANYmal” da Anybotics, o cheiro do café Dolce Gusto Neo da Nescafé com cápsulas biodegradáveis e o delicioso chocolate Lindor da Lindt.

Ao entrar em nossos 54 metros quadrados, você era recebido pela equipe da Swissnex, que lhe apresentou o mundo da inovação suíça e a campanha swisstech e seus embaixadores, 11 startups sediadas na Suíça com a missão de fortalecer sua posição no mercado brasileiro.

As interações floresciam e conexões eram formadas em todos os lugares, entre startups e investidores ou clientes em potencial, entre especialistas brasileiros do setor e colegas suíços, e no palco da swisstech, que recebeu um programa instigante de palestras e mesas-redondas.

No primeiro dos quatro dias do Web Summit, a Swissnex convidou as startups, os palestrantes e os parceiros para um almoço de boas-vindas antes de ir para as comemorações da noite de abertura.

E agora começa!

Na terça-feira, os portões se abrem para visitas aos estandes e o pavilhão da Swisstech teve sua abertura oficial por nossa CEO, Malin Borg, e pelo Cônsul Geral da Suíça no Rio de Janeiro, Bernhard Furger. O dia foi dedicado à apresentação de iniciativas, programas e oportunidades suíças em pesquisa e inovação, desde a Swiss Digital Policy e a Swiss Digital Initiative (SDI) até o emblemático Academia-Industry Training (AIT), apresentado por Rocio Robinson, da Universidade de St. Gallen.

O programa de quarta-feira foi alinhado com as áreas de foco mais proeminentes do Web Summit, como Fintech, Criptografia, Segurança Cibernética e Tecnologia da Saúde, e o dia foi iniciado com uma sessão inspiradora sobre Mulheres na Tecnologia. Líderes do setor da Suíça e do Brasil formaram todos os painéis e mesas-redondas para identificar sinergias e áreas de nicho onde a colaboração existente foi fortalecida e novas colaborações puderam florescer.

Mas o dia não terminou aí. À noite, recebemos 70 convidados no SESC Nacional, onde comemoramos a amizade suíço-brasileira enquanto saboreávamos raclette e sushi.

O último dia

O sprint final chegou, e o Talks @ swisstech apresentou uma perspectiva sobre o desenvolvimento sustentável com uma discussão sobre “Can Tech Save the World?”, uma mesa redonda sobre o futuro dos alimentos e uma apresentação sobre o novo programa de bioeconomia da Swissnex.

As startups foram integradas em várias partes do programa para apresentar suas soluções: uma competição de pitch na terça-feira, uma sessão sobre histórias de sucesso de startups na quarta-feira e a participação em diferentes sessões temáticas.

Conectando

Por meio do pavilhão da swisstech, pudemos consolidar meses de “conectando os pontos” em apenas três dias, e conexões e parcerias valiosas foram facilitadas nessa plataforma de colaboração bilateral. Para a Swissnex, como observadora de tendências globais, o Web Summit também proporcionou um pico na vanguarda das tendências de inovação, e áreas promissoras de cooperação foram identificadas, como Digital Trust e Cybersecurity.

Agora é hora de se concentrar no acompanhamento dos inúmeros encontros e transformar as sinergias e conversas em parcerias e projetos genuínos em pesquisa, educação e inovação.

VEJA O VÍDEO