Ascensão das startups suíças ingressando no mercado brasileiro em 2022

A equipe da Swissnex no Brasil atingiu o recorde de startups suíças em 2022, com 24 startups chegando a diferentes cidades do Brasil para treinamento e Programas organizados pela Swissnex.

– Por Bianca Campos e Vincent Neumann, Program Managers | Innovation & Startups na Swissnex no Brasil

O segundo semestre foi particularmente intenso, com cinco startups no Brasil para os Programas: Market Validation Camp e Market Entry Camp, ambos da Innosuisse, além de 19 empreendedores de startups suíças de base científica para o 9º Ciclo do Academia-Industry Training no Brasil.

Em agosto, a healthtech Diaxxo e a agritech digital Agrinorm desembarcaram em São Paulo para o Market Validation Camp. Ambas tiveram muitas reuniões interessantes, e agora, uma parceria potencial está sendo avaliada para que a Diaxxo entre no mercado brasileiro. Em novembro, a inteligência artificial e as tecnologias de dados dominaram a estrada com os Market Validation Camps para Veezoo e CollectID e um Market Entry Camp para a WeCheer.

João e Marcos Monteiro, co-fundadores da Veezoo, na Embraer. A startup foi uma das sete finalistas na edição de 2022 da Maratona de Startup da Embraer (novembro de 2022).

Você acha que conseguiria ter as respostas a todas as perguntas relevantes de gerenciamento e inteligência comercial apenas perguntando? A Swiss startup Veezoo fornece as respostas que estamos procurando com um sistema analítico que coloca o usuário no centro. A solução foi construída com base na compreensão de todas as diferentes maneiras de como uma pessoa formularia uma pergunta e oferece respostas mais compreensíveis através de seus dados disponíveis (e, na maioria das vezes, não utilizados).

Com fundadores brasileiros, a startup está validando suas hipóteses e modelos de negócios e já conquistou os primeiros clientes no Brasil. Além de apresentar sua solução a mais de oito grandes clientes potenciais durante a exposição CASE, o evento mais significativo para startups e empreendedorismo na América Latina, a startup foi uma das sete finalistas na Maratona de Startup da Embraer. A maratona visa conectar as soluções de startup aos desafios de inovação das áreas exigentes e acelerar e otimizar o processo de contratação de startups neste gigantesco fabricante multinacional aeroespacial brasileiro.

INOVATIONWEEK_SWISSNEX

Lukas Paschka, desenvolvimento de negócios para a CollectID, apresentou a solução inicial em uma sessão de pitch no Rio Innovation Week (novembro de 2022).

Em tempo de sentir a emoção brasileira em antecipação à Copa do Mundo da FIFA, a startup CollectID deu início ao seu Market Validation Camp ao conhecer pessoalmente seu maior cliente, o renomado clube de futebol Atlético Mineiro. Em novembro, a spin-off da Universidade de St.Gallen (HSG) iniciou a expansão no mercado brasileiro com o CEO e fundador David Geisser, e os desenvolvedores de negócios Lukas Paschka e Catarina Ramos.

A CollectID conecta produtos físicos com a dimensão digital e o metaverso, adicionando uma tag NFC em cada pronta pronta para conectar a smartphones, criando seu gêmeo em NFT para cada produto físico correspondente. 

A autenticidade de um produto é, em última análise, protegida e retira a escalabilidade da criação de produtos falsificados. Além disso, permite que as marcas desenvolvam valiosos dados de primeira mão sobre quem é proprietário de que produto e quando vendido indiretamente através de varejistas. Um novo canal de comunicação é criado, permitindo que as marcas se comuniquem diretamente através de um produto com seu consumidor final.

Sua inovação se conecta maravilhosamente bem com clubes de futebol e suas mercadorias. São milhões de camisas falsificadas e o relacionamento com os torcedores é crucial para o sucesso de qualquer clube. Preenchendo esta lacuna do mercado, a startup se reuniu com três grandes clubes de futebol em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com relação à escalabilidade, todos estão familiarizados com o papel significativo que o futebol desempenha no Brasil.

Camila Santos, country business manager da WeCheer no Brasil, apresentou a solução da startup em um evento para clientes potenciais (abril de 2022).

Após uma pesquisa inicial de mercado e análise das possibilidades, o próximo passo é conseguir os primeiros clientes e depois construir tração dentro de um novo mercado. Um capacitador crucial é a construção da equipe que irá trabalhar e representar a startup naquela região. Uma conclusão comum das startups suíças que participam de um Market Validation Camp no Brasil é a relevância de ter um representante brasileiro para desenvolver o negócio. Assim, assegurando pontes culturais, linguísticas e comerciais entre a sede inicial e o novo mercado a ser conquistado.

A startup suíça Wecheer é um exemplo disso. Após o Market Validation Camp, eles contrataram Camila Santos, uma especialista brasileira em negócios que desenvolveu o mercado no país. Eles retornaram para o Market Entry Camp com números impressionantes; o Brasil já representa 30% da receita da Wecheer em todo o mundo!

Devido ao aumento da demanda em 2022, para 2023, a Swissnex no Brasil espera organizar e apoiar ainda mais startups e empresários suíços para validar o potencial e conquistar o mercado brasileiro através dos Innosuisse Internationalization Camps. A principal estratégia para 2023 é aproveitar o potencial de negócios dos eventos tecnológicos no Brasil e combiná-los com os Internationalization Camps para trazer ainda mais conexões valiosas e visibilidade para as startups.

Para mais informações sobre o Innosuisse Internationalization Camp, clique AQUI.