HanaHana print

HanaHana

O mundo virtual “HanaHana” floresceu e ganhou mãos na Swissnex in Brazil no evento que juntou programadores, produtores e entusiastas das experiências em realidade virtual. A artista criadora, Mélodie Mousset, explicou como sua criação está se desdobrando no mundo real, abrindo portas e possibilidades que ela mesma não esperava.

Experiência 3D

Assista ao vídeo que retrata a experiência de HanaHana.

Há algo no que criamos, com Bruno e HanaHana, que é único. Eu não vi nada assim até agora.
Andressa Guerra
Andressa Guerra

Hackathon SNX.VR reuniu realidade virtual, neurociência e arte. O elemento de conexão entre essas áreas do conhecimento foi a respiração.

Taru Juurikko

Virandola & HanaHana

A maratona teve como objetivo criar novas funcionalidades a partir de um dispositivo denominado Virandola, que agrega a dimensão do sopro como possibilidade de interação dentro do ambiente de realidade virtual. A Virandola é um dispositivo inovador desenvolvido pelo neurocientista Bruno Herbelin, vice-diretor do Laboratório de Neurociência Cognitiva da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça.

A competição aconteceu no Rio de Janeiro e contou com equipes de artistas, programadores, músicos, game designers e desenvolvedores 3D. A transferência da dinâmica da respiração para uma experiência imersiva ocorreu dentro do mundo virtual de HanaHana, uma criação premiada da artista Mélodie Mousset. No reino de HanaHana, os jogadores podem reproduzir partes do corpo e fazer brotar mãos em um ambiente desértico, que, quando explorado, revela lugares inusitados. Dentro desta plataforma, as equipes puderam desenvolver seus projetos e agregar novos elementos e possibilidades de interação.

Após dois dias de intensa atividade, os participantes apresentaram suas criações em um evento no charmoso Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Respirar e soprar tornaram-se ferramentas indutoras de interferências e múltiplas intervenções no mundo virtual, gerando sons, movimentos, cores e emoções estimulantes. O júri avaliou os trabalhos e escolheu o vencedor, que teve a criação apresentada durante o World XR Forum, que aconteceu em Crans-Montana, na Suíça.