Kristina Tripkovic

Perdas e Luto: desafios da pandemia

Junte-se a nós, para o webinar gratuito sobre o luto coletivo que estamos vivendo por causa da pandemia e como lidar com isso. Este evento marca a abertura do Festival Internacional Filmambiente e será dia 28 de outubro com Mariana Clark, psicóloga especialista em Perdas e Lutos.

Neste segundo semestre de 2021, dezenove meses depois do início da pandemia causada pelo SARS-CoV, acreditamos que é preciso falar sobre o luto coletivo que estamos vivendo. Para abrir sua 11a edição, o Filmambiente chamou a psicóloga, especialista em perdas e luto, Mariana Clark, para nos ajudar a entender como lidar com este luto que atinge a todos nós, coletivamente, e a melhor forma de superá-lo.

“Falar sobre morte de fato é muito angustiante, mas nos afasta de processos de adoecimento. Pensar em perder pessoas que amamos ou pensar na nossa própria morte e deixar pessoas que a gente ama, é algo muito assustador.
Porém, a cada dia se faz mais necessário e imprescindível falarmos sobre os imperativos e ameaças que essa doença nos impôs.
Para que possamos nos afastar dos processos de adoecimentos mentais, é muito importante encontrarmos espaços seguros e afetuosos para ventilar as nossas dores. O copo está cheio, estamos todos sobrecarregados, mas neste momento é importante buscarmos saídas, dentro do que for possível para cada um de nós, de conseguirmos resgatar a confiança e esperança na nossa sociedade, nos próximos meses e no nosso futuro.” Mariana Clark

Palestrante