Sobre o Infrastructure Forum
A Embaixada da Suíça no Brasil, em cooperação com o Swiss Business Hub Brazil e a Swissnex no Brasil, realizará o Infrastructure Forum Brazil-Switzerland 2024 – on the road to net zero nos dias 23 e 24 de outubro em São Paulo, Brasil.
O pipeline de projetos de infraestrutura continua a ser grande, pois o Brasil continua a implementar a agenda de privatização e a embarcar em uma agenda de transição energética. Isso oferece muitas oportunidades para empresas e startups da Suíça e de Liechtenstein, que atendem aos setores de saneamento, energia, transporte, portos e aeroportos, bem como instituições financeiras.
O Forum reunirá tomadores de decisão do setor de infraestrutura: Autoridades governamentais, operadores e concessionárias brasileiras, empresas e startups da Suíça e de Liechtenstein, bem como a comunidade financeira, investidores, associações, reguladoras e agências de compensação de créditos de carbono. À luz da COP30 e das prioridades do G20 Brasil 2024 IWG, a descarbonização, a infraestrutura resiliente ao clima, o financiamento e a mitigação do risco cambial e a vinculação da infraestrutura à redução da pobreza são temas transversais.
Sobre o Innovation Challenge
Como parte do Infrastructure Forum Brazil-Switzerland 2024, a Swissnex no Brasil apresenta o Innovation Challenge – Desafio de Inovação, no qual quatro startups suíças inovadoras apresentarão suas soluções de ponta a um público distinto, incluindo grandes empresas em seus respectivos setores.
Moderado por Vincent Neumann, Startups & Innovation Program Manager da Swissnex no Brasil, essa competição oferecerá às startups uma plataforma empolgante para mostrar seus avanços em áreas como visibilidade em tempo real, mobilidade sustentável, logística de frete inteligente e tecnologias de monitoramento de última geração. As startups que participam do desafio incluem Riskwolf, DAAV, Ponera e Straintest. Essas startups representam a vanguarda da inovação suíça, com o objetivo de enfrentar os desafios críticos de infraestrutura e, ao mesmo tempo, apoiar o caminho para o zero líquido.
CONHEÇA AS STARTUPS
-
Riskwolf
Riskwolf
Thomas Krapf, CEOA Riskwolf é uma plataforma de seguros full-stack que oferece dados exclusivos em tempo real e modelagem dinâmica de riscos, permitindo que as seguradoras (incluindo corretores e MGAs) criem e operem produtos de seguros paramétricos em escala. Atualmente, a plataforma se concentra em riscos climáticos e tecnológicos, fornecendo fontes de dados paramétricos pré-construídos para vários riscos. Os riscos climáticos suportados são furacões, enchentes, tornados, incêndios florestais, terremotos e outras condições climáticas extremas. Os riscos tecnológicos se concentram em tempos de inatividade da nuvem/Internet. A Riskwolf é usada para proteger infraestruturas agrícolas, de alimentos e de transporte, instalações de energia (solar), parcerias de empréstimos público-privados, bem como infraestrutura digital, como Internet/Telco e nuvem.
-
DAAV
DAAV
Mohsen Falahi, CEOCom foco em soluções de mobilidade para passageiros com mobilidade reduzida:
A DAAV oferece serviços de mobilidade para pessoas com mobilidade reduzida em trânsito. Seu foco é fornecer um serviço de mobilidade inclusivo e eficiente para passageiros em aeroportos. Para isso, a startup usa seu dispositivo de mobilidade habilitado para IA, chamado DAAV-air. O DAAV-air oferece aos passageiros total liberdade de movimento e autossuficiência durante a viagem. -
PONERA
PONERA
Matthew Reali, CEOA nova solução de embalagem industrial modular da Ponera substitui paletes e caixas de madeira pesada de uso único para produtos de qualquer tamanho e formato. Essa solução, geralmente usada para o envio de produtos industriais, permite a reutilização de material de embalagem industrial, reduzindo o desperdício de matérias-primas em 95%, diminuindo as emissões de CO2 e os custos para os usuários.
-
Straintest
Straintest
Matteo Pariset, Co-FundadorA Straintest fornece serviços de engenharia civil e se concentra no monitoramento estrutural de estruturas de concreto para aumentar sua segurança e reduzir os custos de manutenção. Ao utilizar imagens, sensores dedicados e software, coletamos dados em qualquer condição ambiental e os transformamos em análises abrangentes de problemas estruturais. Graças à nossa tecnologia proprietária, permitimos que grandes operadores de infraestrutura monitorem seu portfólio em áreas de difícil acesso e priorizem intervenções com economia de até 80%.