Vincent Neumann
Como o Programa de Internacionalização da Swissnex acompanha as startups de tecnologia suíças em sua jornada ao longo das etapas mais importantes?
A globalização impulsiona a economia mundial continuamente em direção à vanguarda das capacidades técnicas de inovação, superando as restrições geográficas. Em particular, as startups de países com pequenos mercados domésticos e nascidos globais – como a Suíça – precisam se internacionalizar cedo e de forma eficiente para superar esses desafios e sobreviver. Juntamente com a Innosuisse, a rede Swissnex tem apoiado a internacionalização de startups por mais de 10 anos. Atualmente disponível em 8 países (EUA, Reino Unido, Israel, China, Índia, Coreia do Sul, Brasil e Japão), o Swissnex Internationalization Camp orienta as startups suíças de base tecnológica em sua jornada global ao longo das etapas mais críticas, que serão apresentadas neste webinar.
Bio
Charlotte Chenu é Gerente de Projetos de Ciência e Inovação na Embaixada da Suíça no Reino Unido, onde dirige o Programa de Internacionalização Innosuisse. Ela se formou na escola de negócios da Universidade de Lausanne (HEC) e agora dá suporte a startups suíças inovadoras que estão entrando no mercado do Reino Unido. Ao longo de sua carreira na Suíça, na Índia e agora no Reino Unido, Charlotte criou vários programas e eventos que apoiam empreendedores em todos os estágios de seu crescimento. Ela orientou com sucesso startups suíças em sua jornada, aconselhando-as em sua estratégia de internacionalização e conectando-as a investidores, empresas e parceiros.
Bio
Como Gerente do Programa de Inovação e Startups, Vincent conecta os ecossistemas de inovação suíço e brasileiro e apoia os empreendedores em seu pouso suave em um mercado estrangeiro por meio da vasta rede da Swissnex e da organização de eventos e programas especializados para conectar os atores relevantes. Outra responsabilidade é a promoção de colaborações e projetos internacionais em biodiversidade e sustentabilidade, buscando alcançar os SDGs por meio de esforços conjuntos suíço-brasileiros em inovação, academia e educação. Ele é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de St. Gallen e atualmente está concluindo seu mestrado em meio ambiente e sustentabilidade na FGV do Rio de Janeiro. O Brasil se tornou o epicentro de sua jornada pessoal e profissional quando ele começou a trabalhar para uma ONG local em 2019 e finalmente escreveu sua tese final no Brasil e sobre o Brasil.
Vincent Neumann