
II Seminário Internacional “Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares”
Durante o II Seminário Internacional “Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares” nos dias 18 e 19 de novembro, especialistas do mundo inteiro vão debater o que há de mais inovador acerca dos “Mercados Alimentares que Transformam Realidades''. O seminário é dividido em três painéis temáticos: "Mercados alimentares e inovação social", "Construção de diferenciais para transformar realidades", e "Mercados digitais: construindo novos vínculos entre cidade e campo".
No dia 18 de novembro, Leonardo Machado, CEO-ad interim da Swissnex no Brasil, participará no painel de inauguração e irá introduzir a Swissnex, a parceria com Embrapa e falar sobre a importância da cooperação internacional.
No segundo painel, dia 19 de novembro, “Construção de diferenciais para transformar realidades”, os palestrantes irão discutir como usar aspectos já intrínsecos de um produto, tais como relações com as tradições, com a cultura local e biodiversidade, para agregar ainda mais valor para um negócio.
Carina Pimenta, Diretora do Conexsus vai fazer uma apresentação sobre as Trilhas para exportação, abrindo mercados para produtos da biodiversidade brasileira.
João Hélio Costa, Diretor Técnico Sebrae/RN, irá apresentar o Mapeamento, posicionamento e construção de mercado para produtos alimentares do Seridó.
Dieter Bratschi, Head Data Analytics at Adaptagis e Serge Rezzi, Diretor do Swiss Vitamin Institute’ irão falar sobre como a Suíça coloca a estratégia “Swiss Made” para produtos alimentares na prática.
O painel terá uma conversa com o público, sobre o que os produtos alimentares diferenciados brasileiros que conquistam mercados têm em comum, moderada por Luciana Vieira.
O evento será em inglês e português, com tradução simultânea entre os dois idiomas.
Palestrantes
-
Bio
Carina Pimenta
Directora, ConexsusÉ uma das co-fundadoras, e atualmente diretora executiva, da Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis. Formada em Negócios pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP), e com mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade de Sussex, trabalhou em organizações como Roland Berger, Ashoka e Fundo Vale. Atua com temas relacionados a finanças de impacto, mudanças climáticas e conservação de florestas, empreendedorismo social, financiamento de impacto, negócios comunitários e desenvolvimento rural sustentável.
-
Bio
João Hélio Costa
Diretor Técnico, SEBRAEÉ Diretor Técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE/RN. Bacharel em Administração de Empresas e pós-graduado em Engenharia da Produção e Engenharia de Produto em São Paulo, possui Especialização Territorial pela Universidade de Valência/Espanha.
-
Bio
Dieter Bratschi
Head Data Analytics, AdaptagisÉ Engenheiro Florestal pelo Instituto Federal de Tecnologia da ETH, na Suíça. Atuou em vários projetos de desenvolvimento, como reflorestamento no Haiti e manejo florestal no Butão. Fundou a Adaptagis, uma empresa de consultoria em inteligência de negócios e opera como gerente de projetos da NTFP Foundation (ntfpfoundation.org). Há vinte anos a Fundação desenvolve um projeto de Apicultura nativa com uma equipe dedicada de especialistas brasileiros na Floresta Amazônica para implementar uma fonte de renda sustentável para suas comunidades.
-
Bio
Luciana Marques Vieira
Professora Associada, FGVÉ Professora Associada da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). PhD em Agricultural and Food Economics pela University of Reading, Reino Unido (2004). Pesquisadora visitante na Brown University (EUA) em 2010, realizou Pós-Doutorado no Institute of Development Studies (Reino Unido) em 2012-2013, e foi agraciada como British Academy Fellow no Kings College em Londres de 2018 a 2021. É consultora em projetos de organismos internacionais como European Union Trade Commission, Food and Agricultural Organisation, World Intellectual Property Organization, World Trade Organization (agências da Nações Unidas), Food Foundation e UK ESRC (Reino Unido). Membro do Comitê Gestor para Implementação da Estratégia Intersetorial para Redução de Perdas e Desperdícios de Alimentos no Brasil no Ministério de Desenvolvimento Social. Tem como foco de pesquisa os temas: cadeias globais de valor, relacionamentos entre compradores e fornecedores e internacionalização de empresas, principalmente no setor agro-industrial.