Tran Mau Tri Tam

Ecossistema Educacional Suíço

Saiba mais sobre os principais atores de ensino superior na Suíça!

O que fazemos

Swissnex no Brasil representa oficialmente todas as instituições de ensino superior suíças. Nossos escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo estão localizados na maiores cidades do país. Isso ajuda a conectar com parceiros com os principais atores locais.

Universidades suíças

O sistema universitário suíço compreende três tipos de instituições de ensino superior: 1) Universidades, 2) Universidades de Ciências Aplicadas e Artes e 3) Universidades de Formação de Professores.

Existem 10 universidades cantonais e 2 institutos federais de tecnologia (ETH Zürich e EPFL Lausanne) espalhados pelas diferentes regiões linguísticas. O Graduate Institute of International Development studies em Genebra e a UniDistance Foundation em Brig são também considerados instituições de ensino superior. As universidades oferecem cursos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado, bem como educação executiva, de acordo com o sistema de Bolonha. Com financiamento público dos cantões e da Confederação, as universidades gozam de uma boa reputação internacional. Em particular, a ETH e a EPFL estão em 6º e 14º lugar no mundo, respectivamente, no ranking QS e a Universidade de St.Gallen (HSG) está em 7º lugar em termos de escolas de administração européias pelo ranking do Financial Times.

As universidades de ciências e artes aplicadas, das quais 8 são financiadas publicamente e 1 é privada, oferecem educação científica e profissional e conduzem pesquisa aplicada. Combinando ensino orientado à prática e pesquisa orientada à aplicação, as universidades suíças de ciências aplicadas e artes são um pólo de inovação para empresas e instituições e, portanto, para a economia e a sociedade como um todo.

Finalmente, as Universidades de Formação de Professores são regulamentadas pelos cantões e asseguram a formação de professores certificados, qualificados para ensinar em nível cantonal ou federal.

A diversidade de tipos de instituições de ensino superior contribui para a reputação da Suíça como um excelente centro de pesquisa e atrai acadêmicos e pesquisadores de todo o mundo. A cooperação internacional e o intercâmbio de conhecimentos é muito fomentado através das diferentes Leading Houses para diferentes regiões do mundo. Atualmente, a Universidade de St.Gallen é a Leading House para a América Latina para os anos 2021-2024, e concede bolsas e promove projetos conjuntos de pesquisa entre a Suíça e a América Latina.