Study in Europe 2024: Exploração de oportunidades para colaboração futura

Descubra a sinergia entre o ensino superior suíço e a inovação brasileira apresentada no Study in Europe Roadshow 2024. Leia o artigo completo do nosso Academic Relations Program Manager, Pedro Capra.

– Por Pedro Capra, Academic Relations Program Manager na Swissnex no Brasil

A 11ª edição do Study in Europe Roadshow ocorreu entre abril e maio de 2024. Ela percorreu o Brasil, apresentando as oportunidades de ensino superior e de financiamento da Suíça a estudantes, pesquisadores e professores interessados na cooperação internacional em pesquisa, educação e inovação.

Em parceria com representantes da Alemanha, França, Espanha, Itália, Irlanda e Suécia e com o apoio do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), o Study in Europe visitou quatro regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Infelizmente, devido à trágica calamidade ocorrida no Rio Grande do Sul, não foi possível realizar o evento em Porto Alegre, conforme programado.

O evento atraiu muito interesse em todas as cidades visitadas durante o roadshow 2024, com um público diversificado participando do evento e dos estandes. Nossa equipe respondeu a muitas perguntas sobre como conseguir uma vaga em uma universidade suíça, acompanhadas de entusiasmo sobre a possibilidade de acessar o competitivo sistema de ensino superior da Suíça e todo o seu ecossistema de inovação.

Pedro Capra, nosso Academic Relations Program Manager apresentando a Suíça e suas oportunidades Universidade Federal de Roraima (UFRR)

A Suíça chamou muita atenção nas cidades pelas quais o Roadshow passou, principalmente devido à qualidade de suas universidades e parques de inovação e ao fato de ser o país mais inovador do mundo há mais de uma década. Sem dúvida, os melhores estudantes e pesquisadores brasileiros buscarão formas de colaborar com as universidades suíças.

O programa Bolsas de Estudo para Excelência, do governo suíço, é a principal ferramenta para fomentar as conexões entre a Suíça e o Brasil, proporcionando uma oportunidade diferenciada de internacionalização. Entretanto, ele não é o único. As ferramentas de apoio à cooperação internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação oferecidas no âmbito das políticas públicas planejadas pela SERI, como a “Leading House”, são instrumentos valiosos para reduzir a distância entre os pesquisadores dos dois países e promover a colaboração.

Além disso, a participação da Suíça no Study in Europe Roadshow 2024 permitiu que os alunos conhecessem mais sobre as oportunidades disponíveis nas diferentes regiões do Brasil, com sua diversidade local refletida na produção científica.

Larissa Hess, nossa Finance & Program Manager recebendo alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), SP.

Essa conexão mais próxima nos permite identificar a melhor maneira de estimular a cooperação internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação entre a Suíça e o Brasil. Ela nos permite acessar os melhores recursos de cada região do país, que podemos oferecer aos nossos parceiros por meio de programas estruturados e bem conectados com a produção acadêmica de ponta. Essa é uma forma da Swissnex no Brasil expandir seus programas para além da região amazônica.

Com essas iniciativas, os pesquisadores suíços e brasileiros estão posicionados para aprofundar suas conexões profissionais e promover um ambiente de colaboração que impulsionará a inovação e a excelência acadêmica em ambos os países nos próximos anos.