SWISSNEX - Final Pitch Competition & Closing Event

Por dentro do 9º Ciclo do Academia-Industry Training

Incentivo ao empreendedorismo, a colaboração internacional e o pensamento além das fronteiras foram as forças motoras do 9º Ciclo do Academia-Industry Training Camp Brazil

– Por Camila Schmalz, Junior Project Manager, e Sofia Costa, Communications Manager da Swissnex no Brasil.

Os 𝘴𝘤𝘪𝘦𝘯𝘤𝘦𝘱𝘳𝘦𝘯𝘦𝘶𝘳𝘴 brasileiros se encontraram com seus colegas suíços para uma semana intensa de atividades em Novembro. Alguns ex-alunos do Programa se juntaram, aproveitando a oportunidade de ter uma experiência presencial, uma vez que a pandemia não permitiu isto no ano passado. Como resultado, 24 mentes brilhantes se reuniram em São Paulo e no Rio de Janeiro para aprender umas com as outras, a desafiar suas habilidades empreendedoras e aprofundar seu entendimento do mercado brasileiro e do ecossistema de inovação.

A semana começou no InovaUSP com um Treinamento sobre Perfil Inovador liderado por Flávia Helena do Fleury Group. À tarde, os participantes participaram do treinando para pitches. Cada participante enfrentou o desafio de apresentar suas soluções em um minuto sem nenhum slide ou suporte visual para desenvolver suas habilidades de comunicação empresarial e para serem expostos a um cenário comum ao apresentar a investidores ou potenciais parceiros no Brasil.

Mentoring session in São Paulo

O dia terminou com uma sessão de mentoria onde cada participante teve a oportunidade de sentar-se com dois especialistas brasileiros em suas áreas para receber conselhos sob medida para acelerar seus negócios.

Na terça-feira, o grupo passou o dia no The Bakery, ator relevante no Brasil que trabalha para ajudar empresas ambiciosas a mergulharem na inovação aberta e parcerias com startups. A missão do dia: obter insights profundos sobre o ecossistema brasileiro de Startups.

O dia começou com uma apresentação de Marcone Siqueira, co-fundador da The Bakery. Mais tarde, Mark Wormser da Xingu Capital apresentou sobre financiamento e investimento em startups no Brasil. Um estudo de caso concreto foi apresentado por Cristiane Ferreira Taneze, explicando a estratégia de inovação aberta da Visa e programas para startups. À tarde, os participantes trabalharam nos seus Business Model Canvas, focando suas soluções no mercado brasileiro. Em seguida, eles participaram de uma mesa redonda composta por ex-participantes experientes do AIT, que estavam super felizes em compartilhar seus conhecimentos e aprendizados de como fazer negócios no Brasil.

O Coquetel de Boas Vindas aconteceu na Residência Suíça em São Paulo, sediada pelo Cônsul Geral Pierre Hagmann. Foi uma ótima oportunidade, através de breves apresentações da Swissnex e do Swiss Business Hub, para os participates conhecerem suas opções para continuarem sua jornada no mercado brasileiro após o término do Programa. Eles também ouviram dois ex-participantes do AIT que apresentaram suas soluções mostrando a relevância do programa para seu sucesso atual. Eles aproveitaram o networking noturno com representantes de relevantes corporações brasileiras, investidores, mentores e outros atores do ecossistema de inovação e startups.

Workshop on changing theory and impact innovation

Em seu último dia em São Paulo, os sciencepreneurs descobriram o escritório da Swissnex. Participaram do workshop sobre mudanças teóricas e inovações de impacto liderado por Alda Marina Campos do PARES e Pablo Handl do Impact Hub. Antes de se dirigirem ao aeroporto, os participantes se dividiram em grupos e visitaram três corporações: Natura, Nestlé e o centro de inovação do Hospital Albert Einstein’s, Eretz.bio. Os participantes puderam entender melhor o trabalho dessas corporações, os desafios de inovação e sua governança em inovação aberta, além de programas de parcerias com startups, saindo do local com insights e conexões para futuras parcerias.

O quarto dia começou no Rio de Janeiro, no escritório da Swissnex, com uma rápida sessão de mentoria, onde cada participante conseguiu se conectar com diferentes mentores para criar uma rede mais extensa no Brasil. Em seguida, o grupo se dirigiu ao Rio Innovation Week para passar o dia no evento que reuniu negócios, networking, branding, tecnologia, inúmeras startups, diferentes incubadoras e workshops com mentes brilhantes em tecnologia e inovação. Os sciencepreneurs também participaram de mais um pitch training apresentando soluções inovadoras do Brasil e da Suíça.

O último dia do AIT começou com uma visita ao Laboratório de Inovação da PUC-Rio para discutir a comunicação científica com Ana Percebom. E para encerrar a semana, todo o grupo participou da Competição Final de Pitch. Cada participante teve a oportunidade de apresentar sua solução a um júri e, depois, celebrar os vencedores suíços e brasileiros com parceiros, mentores, palestrantes e as equipes da Swissnex no Brasil e da Universidade de St. Gallen.

Foi uma semana intensa repleta de inovação, negócios e impacto. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer networking com pessoas de diferentes setores e desenvolver suas soluções para alcançarem o próximo nível. Um passo em potencial para os empreendedores suíços é participar do Innosuisse Internationalization Camps após o AIT em 2023, para validar suas hipóteses de negócios e planejar uma entrada bem-sucedida no mercado brasileiro. Os participantes deixaram o Programa com muitas ideias novas e excelentes conexões, inclusive entre eles, para criarem melhores soluções para o futuro do planeta.

Nos veremos novamente no AIT Camp Suíça em março de 2023!

Para saber mais sobre o Academia-Industry Training, entre em contato conosco.