Pantanal Science Camp 2022

Duas semanas de aprofundamento numa das regiões de Patrimônio Natural da Humanidade traz novas conexões e avanço na pesquisa das estudantes da ZHAW no primeiro Pantanal Science Camp.

– Por Pedro Capra, Program Manager | Academic Relations, e Sofia Costa, Communications Manager

Tivemos o prazer de receber o primeiro grupo de estudantes para o Pantanal Science Camp. As estudantes de Biotecnologia da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZHAW), Luana Ott e Jeannine Moser, passaram duas semanas conhecendo a estrutura do Sesc Pantanal e investigando a rica biodiversidade local em busca de plantas medicinais e aromáticas.

Suas pesquisas colaboram diretamente com o trabalho do grupo de pesquisa sobre fitofármacos com a professora Evelyn Wolfram, que desenvolve pesquisas sobre novas essências. Esse trabalho visa identificar plantas medicinais que possam ser utilizadas em novas pesquisas e na elaboração de essências. O projeto é parte da proposta de desenvolvimento de métodos que garantem a qualidade e a padronização da fitoterapia.

Durante as duas semanas que passaram no Pantanal Science Camp, Luana e Jeannine estiveram na Reserva Particular do Patrimônio Natural do Pantanal, administrada pelo Sesc, para observar e estudar a biodiversidade local e os diferentes biomas da região.

No Camp, elas tiveram a oportunidade de conhecer a flora que compõe a região e a possibilidade de conectar com a estrutura do Sesc Pantanal, trocando com pesquisadores e seus projetos de pesquisa e social, e com a população local e seus conhecimentos tradicionais da região.

Elas retornam à Suíça com avanço na sua pesquisa e prontas para compartilhar esse conhecimento com seus colegas e professores, levando novas conexões e experiências práticas que agregam na sua pesquisa e desenvolverem seu projeto fitoterápico.

O Pantanal Science Camp é uma excelente oportunidade para mergulhar no bioma único, que é Patrimônio Natural da Humanidade, por ter a maior parte da sua cobertura original preservada.

A Swissnex em parceria com o Sesc traz para cada pesquisador a possibilidade de desenvolver suas atividades na região, e conectá-los com parceiros locais para colaborar no desenvolvimento das suas pesquisas e projetos, fomentando a cooperação internacional em projetos inovadores no Pantanal.