Vincent Neumann
A Swissnex no Brasil, juntamente com o St.Gallen Institute of Management in Latin America (GIMLA-HSG), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação Amazônia de Amparo à Pesquisa e Estudos do Estado do Pará (FAPESPA) e com o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC) têm o prazer de anunciar a primeira edição do Programa Suíço-Brasileiro de Inovação Aberta para a Bioeconomia, nexBio Amazônia.
O nexBio Amazônia visa reunir startups suíças e brasileiras para trabalhar em áreas da bioeconomia amazônica. O principal objetivo é iniciar soluções tecnológicas sustentáveis, de curto prazo, fáceis e de rápida implementação que melhorem a sustentabilidade e a eficiência das cadeias de produção existentes.
Com início em 22 de julho e término em 2 de agosto, o programa cobrirá todos os custos para startups suíças e brasileiras de base tecnológica com potencial para lucrar com a revolução das cadeias de suprimento sustentáveis de produtos florestais locais de alto valor.
CHAMADA ENCERRADA!
O programa nexBio Amazônia foi projetado para acelerar substancialmente o processo de implementação de tecnologias sustentáveis e, portanto, oferece:
Os custos de viagem e acomodação, bem como de viagens no local, transporte, eventos e refeições, serão totalmente cobertos pelos parceiros do programa. O programa nexBio Amazônia será realizado no estado brasileiro do Pará durante um período de duas semanas, de segunda-feira, 22 de julho de 2024, a sexta-feira, 02 de agosto de 2024.
As startups devem contribuir para o desenvolvimento de soluções prontas para o mercado de produtos, serviços de base tecnológica ou métodos com potencial significativo de mercado para trazer mudanças sustentáveis às cadeias produtivas existentes na Amazônia.
As áreas de foco permitem uma ampla gama de soluções técnicas que são proeminentes na Suíça: Big Data, Automação, IA, Blockchain, Tecnologia de Alimentos, Sensores e Hardware, Software, Soluções de Carbono, Biologia Sintética e Biomimética, Nanobiotecnologia, Soluções de Energia Limpa, Novos Materiais, Automação, etc.
O programa nexBio Amazônia permanece aberto a vários tipos de aplicações e dá importância à transferibilidade de tecnologias entre os setores. Entretanto, após uma consulta cuidadosa com especialistas e partes interessadas locais, o programa inicialmente priorizará e direcionará as tecnologias inovadoras para os seguintes setores que têm um potencial particularmente alto e uma necessidade urgente de soluções inovadoras:
Durante o workshop de cocriação com as partes interessadas locais da região amazônica da academia, do setor, do governo e da sociedade civil, a necessidade das seguintes soluções foi especialmente destacada:
Embora todas as soluções sustentáveis aplicáveis ao contexto local da região amazônica sejam elegíveis, as startups com inovações nos campos determinados pelas partes interessadas locais terão preferência.
Todas as solicitações devem atender aos seguintes critérios de elegibilidade para serem qualificadas para avaliação:
Somente propostas totalmente preenchidas que atendam a todos os critérios de elegibilidade serão consideradas para avaliação.
As inscrições devem ser enviadas somente em formato eletrônico por meio do formulário de inscrição on-line até a meia-noite de segunda-feira, 25 de março de 2024. Envie a inscrição completa no site da Swissnex de acordo com as instruções.
CHAMADA ENCERRADA!
O candidato é responsável por garantir que os requisitos formais sejam cumpridos e que o conteúdo seja preciso e completo. Caso contrário, a inscrição não poderá ser considerada. Todas as informações fornecidas na parte administrativa e todos os documentos enviados devem ser redigidos em inglês.
As candidaturas elegíveis serão avaliadas pela Swissnex no Brasil e pelos parceiros do programa nexBio Amazônia, que selecionarão até 10 startups da Suíça e até 10 startups do Brasil. O principal critério de orientação é o alinhamento da candidatura com o objetivo da chamada.
Para garantir a correspondência das soluções tecnológicas com os desafios locais e o contexto da região amazônica, o processo de avaliação será conduzido com a consulta de especialistas locais da academia, do setor, do governo e da sociedade civil.
Os candidatos pré-selecionados serão convidados para uma entrevista on-line em que apresentarão sua startup (3 minutos), seguida de uma sessão de perguntas e respostas (3 minutos). Se forem aceitos, os participantes serão solicitados a assinar um formulário de compromisso e deverão escrever um relatório final de 5 páginas após o término do programa.
Vincent Neumann
Pedro Capra
O programa está sendo desenvolvido em colaboração com algumas das instituições mais influentes do Brasil e prepara um caminho para as tecnologias suíças e brasileiras em direção às instituições de tomada de decisão da região até as fazendas locais. O programa está alinhado com iniciativas governamentais e do setor privado e incentivos monetários que buscam uma bioeconomia circular mais sustentável.