Inovação Social conectando Suíça e Brasil

De 2 a 15 de agosto de 2022, a Swissnex no Brasil organizou a “Social Innovation Summer School" no Rio de Janeiro e recebeu 11 estudantes da Universidade de Lausanne (UNIL). Eles se reuniram com organizações e soluções inovadoras que abordam as desigualdades sociais.

– Por Vincent Neumann, Program Manager | Innovation & Startup e Camila Schmalz, Junior Project Manager

Antes da viagem, os estudantes suíços trabalharam em dois projetos sociais como parte de seu curso “Grandes Questões Sociais Contemporâneas”: Um dos projetos visa facilitar o acesso dos jovens à educação sexual em sociedades onde o tema tende a ser negligenciado pelas instituições públicas e pelos pais. O outro projeto trata da violência doméstica e sexual contra a mulher, oferecendo cursos profissionalizantes para que as mulheres alcancem uma base econômica independente. 

No Brasil, os estudantes se esforçaram para “tropicalizar” estas ideias de projetos, confrontando a realidade brasileira, que é drasticamente diferente da Suíça, e ajustando continuamente aspectos de seus projetos ao contexto local. A Swissnex organizou um programa de imersão na cidade que permitiu aos estudantes alcançarem seus objetivos e desenvolverem seus projetos. Durante duas semanas, os estudantes vivenciaram a rotina de organizações líderes em inovação social no Rio de Janeiro de três setores, como a Viva Rio (sem fins lucrativos), a Fundação Roberto Marinho (privada) e a Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Mulher do Rio de Janeiro (pública).

A visita à “Casa da Mulher Carioca Tia Doca” – um estabelecimento fundado pela Secretaria da Mulher, que oferece um espaço seguro e treinamento vocacional para mulheres vulneráveis que escapam de um ambiente violento – foi escolhida por unanimidade como a excursão mais significativa e esclarecedora para os estudantes.

Para complementar o programa, visitamos o empreendimento social internacional “42 Rio”. Tivemos oficinas online sobre como garantir a sustentabilidade em um projeto social e criar valor através de um modelo empresarial no Brasil pela ONG “Mauern fürs Leben” e a startup de inovação social e participante do Camp da Innosuisse “Herby”. Por último, mas não menos importante, a Swissnex organizou sessões sobre as principais diferenças entre as culturas brasileira e suíça, que mitigamos em nossa rotina diária de trabalho. Os estudantes tiveram uma oficina de treinamento de campo realizada pelo treinador de comunicação social Fabrício Martino, que os preparou para o momento de exposição dos seus projetos.

O destaque do programa foi a “NexGen Social Innovators Night” realizada no espaço de eventos da Swissnex no Brasil, onde tivemos a honra de contar com a presença do Embaixador Suíço no Brasil, Sr. Pietro Lazzeri, e onde reunimos os principais atores em inovação social da cidade do Rio. Durante o evento, o público aplaudiu a apresentação do projeto dos dois grupos de estudantes e se engajou ativamente nas sessões de perguntas e respostas. A atmosfera foi marcada pela curiosidade e por espíritos claramente inspirados.

A Swissnex está extraordinariamente grata a todas as organizações e pessoas que colaboraram no programa destas semanas emocionantes, e a todos que voluntariamente compartilharam suas ideias e marcaram o caminho de jovens visionários e potenciais empreendedores sociais do futuro.

A experiência dos estudantes pelo seu blog

Parceiros

A Swissnex no Brasil está extraordinariamente grata a todas as organizações e pessoas que colaboraram no programa destas semanas emocionantes, e a todos que voluntariamente compartilharam suas ideias e marcaram o caminho de jovens visionários e potenciais empreendedores sociais do futuro.