Histórias Urbanas: A cidade como inspiração, motivo e imaginação

O programa, que estreou em Zurique no início de 2020, oferece uma ampla visão da videoarte atual e tradicional da Suíça, em diálogo com artistas brasileiros.

A plataforma suíça de videoarte nômade VIDEO WINDOW visitará a Cinemateca do MAM do Rio de Janeiro, em julho de 2022, para apresentar uma programação diversa dedicada ao tema metrópoles, intitulada HISTÓRIAS URBANAS.

Na primeira noite (PANORAMA), 25 artistas renomados — 21 da Suíça e quatro do Brasil — exibirão 33 vídeos que se estendem por localidades urbanas no mundo inteiro — Europa, Brasil, África do Sul e Ásia. Mostras individuais e conversas com os artistas (FOCUS) Veronika Spierenburg (CH), Marcos Chaves (BR) e Dias & Riedweg (BR/CH) ocorrerão em outras três soirées. Os vídeos deles destacam aspectos da cidade do Rio de Janeiro e ilustram a importância do ambiente urbano como pano de fundo para a arte.

Ao mesmo tempo, «HISTÓRIAS URBANAS» surpreenderá o público de forma a incentivar o pensamento crítico sobre a urbanização de nosso planeta.

O programa, montado de maneira instigante, apresenta uma variedade de gêneros e aspectos (PANORAMA) sobre as grandes cidades. Levantam questões de identidade social e cultural, memória individual e coletiva e relações econômicas e sociais, todas com um olhar no futuro.

Três eventos (FOCUS) têm como meta complementar a amplitude da mostra via investigação e apresentação de posições e vídeos individuais. Além de contribuir com vídeos na mostra, que abordam aspectos da cidade do Rio de Janeiro, como arquitetura, turismo e marginalização social nas favelas, os artistas Veronika Spierenburg, Marcos Chaves e Dias & Riedweg também apresentarão outros trabalhos selecionados, lançando mais luz sobre suas ideias e interesses artísticos.

O interesse dos artistas pela esfera urbana aumentou no final da década de 1990, à medida que o desenvolvimento dos formatos digitais tornava o vídeo mais acessível e simplificava o processo de trabalho fora do estúdio. Ao mesmo tempo, uma urbanização em rápida aceleração aumentou a importância das grandes cidades em todo o mundo. Hoje, as cidades são a forma mais importante de colonização. Em 2050, dois terços da população mundial viverão em cidades. E este grau de urbanização é particularmente elevado no Brasil, onde cerca de 90% da população já vivem em zonas urbanas.

O objetivo da mostra HISTÓRIAS URBANAS é encontrar formas não convencionais e surpreendentes de contribuir para a reflexão e a discussão de conceitos para o desenvolvimento global das cidades onde, em breve, a maioria de nós viverá.

A apresentação no MAM do Rio de Janeiro tem o apoio de: Swissnex no Brasil, Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro, Pro Helvetia Swiss Arts Council, Tarbaca Indigo Foundation, Stanley Thomas Johnson Foundation, Kanton Uri

Informação sobre o programa da mostra HISTÓRIAS URBANAS:

  • PANORAMA

Exibição de todos os 33 vídeos
Sábado, 16 julho de 2022
Boas-vindas: 16h30
Parte 1: 17h
Intervalo: Conversas, petiscos e bebidas
Parte 2: 19h30
Conversas, petiscos e bebidas até 22h

  • FOCUS

Mostras individuais e conversas com os artistas:
19 de julho (terça-feira, 18h–20h): Veronika Spierenburg
20 de julho (quarta-feira, 18h–20h): Marcos Chaves
21 de julho (quinta-feira, 18h–20h): Dias & Riedweg

  • LOCAL:

MAM – Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Auditório Cosme Alves Netto
Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro
Entrada franca

Para mais informações sobre o programa e os artistas, consulte PANORAMA ou FOCUS.