A primeira edição do nexBio Amazônia será realizada no Pará, entre 22 de julho e 2 de agosto, e contará com a participação de 7 startups suíças e 7 brasileiras e 5 pesquisadores suíços.
O grupo passará por um intenso programa prático de duas semanas que inclui workshops sobre desenvolvimento de produtos, cultura, regulamentações locais, bioeconomia e a região amazônica, visitas a instituições governamentais e de pesquisa, laboratórios de inovação, universidades e empresas, reuniões com clientes e parceiros em potencial e troca de conhecimento com a comunidade local, cientistas, mentores e especialistas do setor.
Sobre o nexBio Amazônia:
O programa nexBio Amazônia visa reunir startups suíças e brasileiras para trabalhar em áreas da bioeconomia amazônica. O principal objetivo é iniciar soluções tecnológicas sustentáveis, de curto prazo, fáceis e de rápida implementação que melhorem a sustentabilidade e a eficiência das cadeias de produção existentes.
O nexBio Amazônia oferece uma oportunidade de entender o mercado e vivenciar um contexto, paisagem e cultura únicos para desenvolver seu projeto ou produto e expandir sua rede de contatos.
Escolha dos participantes:
Em parceria com a Fapespa, ILMD Fiocruz Amazônia, Sesc Brasil e Universität St.Gallen (HSG), a Swissnex no Brasil realizou o workshop de cocriação em Belém em novembro de 2023. Recebemos 24 especialistas do governo, academia, comércio, indústria e sociedade civil do estado do Pará para o workshop de cocriação para construir os eixos temáticos do programa suíço-brasileiro de inovação aberta em bioeconomia: nexBio Amazônia.
O objetivo era definir desafios com as partes interessadas locais para fornecer uma plataforma e um catalisador para que as tecnologias suíças e brasileiras fossem implementadas e adaptadas localmente em um curto período de tempo por meio de um programa extenso.
Após o workshop de cocriação, o programa abriu uma chamada priorizando tecnologias inovadoras para quatro setores que têm um potencial particularmente alto e uma necessidade urgente de soluções inovadoras: cacau e cupuaçu (frutas comestíveis da Amazônia), óleos essenciais, indústria pesqueira e outros produtos florestais não madeireiros, com a necessidade de soluções em otimização e automação da cadeia de suprimentos, tecnologias de garantia de qualidade e rastreabilidade, tecnologias de informação e comunicação e gerenciamento, capacitação da comunidade e inovação social.
Dê uma olhada nos 19 participantes abaixo!
Conheça as startups suíças:
Conheça as startups brasileiras:
Conheça os pesquisadores:
Parceiros
O programa foi criado em colaboração com algumas das instituições mais influentes do Brasil e prepara um caminho para que as tecnologias suíças e brasileiras cheguem às instituições de tomada de decisão e às fazendas locais da região. Ele está alinhado com iniciativas governamentais e do setor privado e incentivos monetários que buscam uma bioeconomia circular mais sustentável.