O futuro dos alimentos é agora!
O Bootcamp Future of Food dará as boas-vindas a startups suíças de FoodTech, pesquisadores de alimentos e especialistas para participar de um programa de duas semanas no Brasil. O programa oferecerá conexões com ecossistemas brasileiros, incluindo centros de pesquisa, mentores e especialistas do setor, reuniões com clientes e parceiros em potencial, aprendizado sobre regulamentações e hipóteses de pesquisa no ambiente brasileiro, bem como a oportunidade de apresentar seu projeto a um grupo de investidores do setor agroalimentar.
Com início em 8 de abril e encerramento em 19 de abril, o programa integrará todos os tipos de interações com o ecossistema e terá a possibilidade de participar de eventos de inovação relevantes (Anuga Select Brazil, de 9 a 11 de abril; WebSummit Rio, de 15 a 18 de abril)
Todos os participantes contarão com o apoio da Swissnex no Brasil e da Universidade de St. Gallen – Leading House for the Latin American Region, para adquirir conhecimento e aprender sobre o ecossistema alimentar brasileiro, a cultura de pesquisa/negócios e criar conexões com parceiros brasileiros.
Conheça as startups
-
Bio
Kevin Kleber
Cofundador da Startup SuindKevin é um engenheiro de robótica especializado em IA, drones, visão computacional, planejamento e controle. Sua paixão é usar a tecnologia para ajudar os agricultores de todo o mundo a aumentar seus rendimentos, reduzir o impacto ambiental e abordar a questão da perda de safras para que possam alimentar o mundo.
Com isso em mente, sua startup SUIND cria um sistema abrangente de cuidados com a saúde de plantações. O foco da SUIND é reduzir significativamente as perdas globais de colheitas por meio de sua tecnologia pioneira e soluções inovadoras. Com o desafio das doenças e pragas das plantações causando uma redução substancial de 30% nos rendimentos e uma perda econômica anual de US$ 220 bilhões, nossa missão é revolucionar os métodos agrícolas tradicionais com tecnologia de ponta. Embora nosso sistema de proteção de colheitas orientado por IA ainda esteja em fase de desenvolvimento, nossas tecnologias atuais já estão causando um impacto substancial em nossos clientes.
-
Bio
Marina Studart
Desenvolvedora de negócios sênior na Food BrewerMarina Studart é bióloga com Ph.D. em Bioquímica pela ETH Zurich, com mais de 15 anos de ampla experiência no setor de biotecnologia. Apaixonada por preencher a lacuna entre a inovação científica e as aplicações comerciais, Marina tem o objetivo de levar ao mercado produtos inovadores e da mais alta qualidade.
A Food Brewer é uma startup suíça que possui uma tecnologia proprietária para cultivar células vegetais em biorreatores fechados, oferecendo soluções sustentáveis e econômicas para produzir ingredientes alimentícios em escala. Essa tecnologia permite a produção de biomassa de alimentos durante todo o ano, independentemente das zonas climáticas, e com a mais alta e consistente qualidade. O portfólio atual da Food Brewer abrange cacau, café, gorduras e proteínas sustentáveis, possivelmente estendendo-se a outras plantas e aplicações. Com uma equipe forte e especializada e ampla experiência em agricultura celular de plantas, a Food Brewer tem o objetivo de possibilitar o acesso confiável aos recursos alimentares e o aproveitamento dos alimentos com total prazer.
Conheça a especialista
-
Bio
Christina Senn-Jakobsen
Diretora Administrativo, Swiss Food & Nutrition ValleyComo Diretora Administrativa da Swiss Food & Nutrition Valley, Christina reúne o ecossistema alimentar suíço para co-criar inovações que moldam o futuro dos alimentos. Acreditando fervorosamente no poder positivo da colaboração e da inovação, o trabalho de Christina se concentra na solução de algumas das questões globais mais urgentes relacionadas a alimentos. Com formação em ciência dos alimentos e nutrição, Christina acredita que a transformação do sistema alimentar é um esporte de equipe.
O Swiss Food & Nutrition Valley (SFNV) é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2020 que fortalece e promove a inovação do sistema alimentar, tanto na Suíça quanto em todo o mundo. Nossa rede diversificada de parceiros do Vale – de empresas globais, universidades e aceleradores de inovação a órgãos governamentais, PMEs e startups – colabora para enfrentar os desafios mais urgentes em alimentação, agricultura e nutrição e cocriar soluções inovadoras que promovam uma melhor saúde planetária e humana.
Conheça os pesquisadores
-
Bio
Bárbara Franco Lucas
PhD, cientista e engenheira de alimentosA Dra. Bárbara Franco Lucas é uma cientista de alimentos envolvida em várias atividades para promover o envolvimento do público com a ciência. Ela é engenheira de alimentos com mestrado e doutorado em engenharia e ciência de alimentos adquiridos no Brasil e estudos de pós-doutorado realizados na Suíça. Ela tem uma vasta experiência em tecnologia de alimentos e estudos de consumo e publicou vários artigos em revistas de alto impacto. Ela tem experiência não apenas em pesquisa, mas também como líder de grupo no setor da indústria de alimentos. Atualmente, ela trabalha como colaboradora científica na Universidade de Ciências Aplicadas de Berna, concentrando-se no uso de microalgas e outras proteínas alternativas como fontes sustentáveis para alimentar a crescente população global.
Sua pesquisa explora as microalgas como matéria-prima sustentável para desenvolver alimentos inovadores com o objetivo de substituir a carne, considerando estudos de comportamento do consumidor.
-
Bio
Jamie Allen
PhD, pesquisador e artistaO Dr. Jamie Allen (PhD) é pesquisador e artista, ocupado com as infraestruturas que sustentam a vida. Seu trabalho foi exibido internacionalmente, desde a Neue Nationalgalerie, em Berlim, até o American Museum of Natural History, em Nova York, e o Nam June Paik Art Center, na Coreia. Ele ensina, dá palestras e conduz workshops em vários lugares, envolvendo-se e trabalhando para criar contextos colaborativos que reconheçam como o cuidado, o apego e o amor são fundamentais para práticas de conhecimento como arte e pesquisa. Ele gosta de fazer coisas com a cabeça e com as mãos – investigações sobre infraestrutura e mídia material, energia e sistemas de informação como projetos de criação pública.
O trabalho de Jamie se preocupa com o potencial das práticas criativas e de mídia de se aliarem à justiça global e às práticas de sistemas alimentares, à agricultura e à pesquisa de engenharia para obter formas mais ecológicas e éticas de alimentar o planeta.
-
Bio
Melina Teubner
Pós-doutoranda e historiadoraA Dra. Melina Teubner é pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de História da Universidade de Berna, na Suíça. Formada como historiadora, Teubner trabalha com tópicos que incluem a história alimentar da América Latina, especialmente a produção e o consumo de frango, sua cadeia global de commodities, regimes alimentares e desenvolvimento agrícola na história contemporânea. Melina Teubner é uma das pesquisadoras principais do projeto de pesquisa “Turning Land into Capital. Historical Periods of (Re)Production of Wealth in Latin America from the 19th to the 21st Century”, financiado pela Fundação Volkswagen. Em 2023, ela recebeu uma bolsa de mobilidade de pós-doutorado da Fundação Nacional Suíça para estudar as mudanças no consumo urbano de frango nos países do Mercosul desde 1990.
Seu projeto investiga o aumento significativo do consumo de frango em diferentes cidades do Mercosul. Por meio de pesquisas históricas e etnográficas, estou tentando entender por que as pessoas incorporaram o frango em suas dietas de tal forma e qual foi o papel dos fatores globais, especialmente o setor local de frangos, na mudança dos hábitos alimentares.
-
Bio
Jing Wu
Doutoranda e pesquisadoraJing é uma estudante de doutorado do quarto ano em Ciência da Computação da Universidade de St. Gallen, orientada pelo Prof. Dr. Simon Mayer. Antes do doutorado, ela obteve um mestrado em Ciência de Alimentos pela ETH Zurich e um bacharelado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Shanghai Jiao Tong University.Seus interesses de pesquisa estão no aproveitamento de ferramentas (semi)automatizadas para melhorar a saúde pública. Atualmente, seu principal projeto é o FoodCoach, que se concentra na utilização de recibos digitais de cartões de fidelidade para oferecer intervenções eficazes na promoção de escolhas alimentares saudáveis.