O grupo fundador da Rede Brasil-Suíça são pesquisadores e profissionais brasileiros morando na Suíça que se uniram para apoiar a comunidade brasileira local divulgando oportunidades de trabalho e estudo, além de promover a criação de uma rede de troca de conhecimentos e contatos.
A Rede Brasil-Suíça de Integração Acadêmica e Profissional teve seu primeiro encontro em junho de 2022, seguido de diversos encontros gerais até culminar no 1ª Conferência Brasil Suíça em setembro de 2023.
O evento reuniu representantes da academia, governo e sociedade civil para debater questões atuais concernentes à inserção do Brasil no mundo (em especial na Suíça), mobilizar e estabelecer diálogos com os principais representantes dos dois países nos tópicos escolhidos e aprofundar o engajamento da comunidade brasileira diaspórica nos assuntos a serem abordados pela Conferência.
A Conferência recebeu mais de 200 pessoas, com 30 panelistas, na Universidade de Zurique, que participaram de oito painéis sobre os mais variados assuntos: desde biodiversidade, cidade e clima e inovação até assuntos como educação, saúde, direito, tecnologia e comunicação.
Letícia Vargas, Doutora em Organizações e Cultura na Universidade de St.Gallen e Program Manager no Leading House for the Latin American Region, nos conta um pouco mais sobre a Conferência e o futuro da Rede Brasil-Suíça.
O que motivou a organização da conferência?
Quando saímos do Brasil, perdemos todos aqueles contatos que desenvolvemos ao longo de anos: colegas de aula, de trabalho, professores, amigos, familiares. Todas essas pessoas nos ajudam a buscar um emprego quando estamos precisando, escolher um curso quando queremos estudar e navegar a vida profissional. Recriar essa rede pode ser um desafio hercúleo e, definitivamente, não é algo trivial.
Organizar um grande evento que pudesse chamar a atenção da comunidade e angariar o apoio de parceiros nos pareceu essencial para estabelecer a Rede como essa organização capaz de fortalecer a presença brasileira na Suíça. Logo no início contamos com o apoio da Swissnex no Brasil, que se tornou a nossa principal parceira nessa jornada.
A ideia era reunir em um único dia representantes do governo, indústria, academia e sociedade civil para debater assuntos concernentes à inserção do Brasil no mundo, em especial, na Suíça. Demos prioridade aos brasileiros que estão fazendo a diferença por aqui, com seus trabalhos reconhecidos nas principais universidades suíças e em grandes corporações.
Comemoramos também os 10 anos do AIT Brazil (Academia-Industry Training), programa de intercâmbio de startups organizado pela Swissnex e Leading House for the Latin American Region na Universidade de St.Gallen.
A conferência alcançou os objetivos desejados?
Estamos muito satisfeitos com a recepção da Conferência pela comunidade! Recebemos um retorno muito positivo dos participantes e dos nossos parceiros. Todos ficamos muito entusiasmados com o potencial de eventos como esse e com a motivação dos brasileiros que vivem aqui em participar e contribuir ainda mais com a nossa iniciativa.
Quais serão os próximos passos da Rede Brasil-Suíça?
Estamos agora nos preparando para a nossa assembleia geral no final do ano e começando a elaborar os planos para 2024.
O objetivo é continuar desenvolvendo esses espaços de trocas e de criação de redes, seja por meio de eventos, workshops, divulgação de oportunidades na nossa página no LinkedIn ou no nosso grupo do WhatsApp. Queremos ainda elaborar estratégias para atuarmos como uma ponte entre Brasil e Suíça, promovendo a cooperação entre os dois países no que se refere à educação, pesquisa, inovação e mercado de trabalho.
Temos um milhão de ideias e muita vontade de continuar trabalhando! Nossa equipe de voluntários está empenhada para fazer a Rede crescer e se fortalecer. Temos muito chão pela frente.
Por que decidiram fazer um mapeamento de brasileiros morando na Suíça?
Decidimos fazer um mapeamento de brasileiros na Suíça porque essa informação não existe. Não há uma fonte de dados que nos diga quem somos, onde trabalhamos, o que estudamos, em quais regiões moramos e qual o nosso perfil socioeconômico. Tais dados são essenciais para que possamos planejar atividades adequadas ao nosso público. Conhecer o perfil dos brasileiros por aqui é fundamental para que a Rede cresça e se fortaleça como uma organização séria e fundamentada em pesquisa.
A Rede Brasil-Suíça tem o objetivo de apoiar a comunidade brasileira em questões acadêmicas e profissionais, divulgando informações, organizando eventos e proporcionando um ambiente de troca de experiências e conhecimento, conectando pesquisadores e profissionais que já estejam ou queiram vir para a Suíça. Somos uma ponte entre o Brasil e a Suíça para questões de mercado de trabalho, ensino, tecnologia e inovação.
Aproveitamos para divulgar na Conferência os resultados preliminares do mapeamento. Ainda estamos coletando respostas e agradecemos a todos que puderem participar: Questionário Rede Brasil-Suíça (o questionário é anônimo e os dados não serão compartilhados com terceiros).