Assista novamente: O concurso suíço, uma cultura da arquitetura.

Os concursos de arquitetura são estratégias centrais no planejamento urbano suíço, será que esse modelo poderia ser implementado no Brasil?

Os concursos de arquitetura são estratégias centrais no planejamento urbano suíço. Através deles, o poder público controla o solo e proporciona que urbanistas e arquitetos possam contribuir com suas reflexões para a construção de espaços públicos de qualidade. Como os concursos são organizados e quais são os benefícios para as cidades e seus moradores? Este modelo poderia ser implementado no Brasil? Como arquitetos e urbanistas poderiam ser mais envolvidos nos processos de tomada de decisão?

Para responder a estas perguntas, no dia 2 de setembro a swissnex Brazil convidou Oliva de Oliveiraarquiteta e sócia no butikofer de oliveira vernay architectesNicole Christe, arquiteta e diretora do departamento de arquitetura da cidade de Lausanne; Jacqueline Schwarz, arquiteta e membro da comissão de concursos da SIA, e Gilson Paranhos, Ex-presidente do  IAB e da CODHAB.

Jacqueline Schwarz apresentou procedimentos para a organização de concursos na Suíça, com regulamentação da Sociedade Suíça de Engenheiros e Arquitetos (SIA). Essas regras permitem criar diferentes modalidades que envolvem vários interessados em diferentes níveis. Por meio de exposições públicas, o público pode aprender mais sobre esses procedimentos e sentir-se mais incluído nas tomadas de decisão. Você pode baixar a apresentação dela aqui.

Para ilustrar a competição de arquitetura, Nicole Christe mostrou o projeto ecológico Métamorphose no bairro de Plaines-du-Loup (Lausanne) que compreendeu várias competições em diferentes escalas. Este projeto inclui a construção de uma variedade de elementos, incluindo moradias subsidiadas e áreas esportivas que atendem aos mais recentes padrões de uso de energia e sustentabilidade. A apresentação pode ser baixada aqui.

De uma perspectiva brasileira, Gilson Paranhos observou que falta no Brasil a adoção e conhecimento da cultura de competições de arquitetura. Em sua opinião, é importante dar continuidade aos projetos que foram selecionados sob administrações anteriores e que envolveram gastos. Os concursos permitem que a administração pública receba uma proposta detalhada para um determinado projeto e saiba qual produto será entregue. Entretanto, o vencedor precisa estar envolvido em todas as etapas para realizar o projeto como planejado.

A sessão de perguntas e respostas foi muito ativa graças à participação do público participante. Um ponto importante levantado da discussão é a importância de haver membros com perfis diversos e competentes no júri, que se complementam para avaliar a qualidade das propostas apresentadas. A conversa também abordou a necessidade de aumentar a conscientização em torno dos concursos de arquitetura, em particular na esfera política, tanto na Suíça como no Brasil.

Se você perdeu o webinar ou gostaria de assisti-lo novamente, clique no link abaixo!