Gramazio Kohler Research, ETH Zurich

Assista novamente: Fabricação Digital na Arquitetura & Design

Confira nossas novidades pós-evento sobre a Fabricação digital, um processo que pode ser utilizado em várias áreas, desde dispositivos médicos, próteses, móveis e até estruturas arquitetônicas.

A fabricação digital é um processo de construção que envolve uma máquina automatizada controlada por computadores. O método desperta o interesse de arquitetos e designers de produtos, já que permite novas possibilidades para processos complexos e abordagens inovadoras para a construção. No dia 9 de julho de 2020, a Swissnex in Brazil convidou Barbara Iseli para moderar uma conversa entre Fabio Gramazio e Jorge Lopes.

A fabricação digital pode ser usada em varias áreas, da medicina à construção de peças de mobiliário e estruturas arquitetônicas. Ela também pode ser aplicada na em áreas com arqueologia, para reconstrução das parte interiores e de difícil acesso  de múmias ou até mesmo de um crânio histórico a partir de cinzas.

Como foi explicado por Fabio Gramazio, a fabricação digital permite aos arquitetos experimentar novos tipos de materiais para construir novas estruturas. A combinação desta tecnologia com trabalho artesanal, por exemplo, pode resultar na construção de edifícios inovadores. No futuro, isto poderia permitir aos arquitetos e ao setor da construção em geral serem mais eficazes e sustentáveis. 

Jorge Lopes tem usado a fabricação digital para modelar fetos, permitindo que futuras mamães a papais com deficiência visual possam sentir seus bebês durante a gestação. Ele também está recriando um crânio de valor histórico perdido durante o incêndio de 2018 do Museu Nacional no Rio de Janeiro. A tecnologia também tem um futuro promissor na área de biotecnologia para impressão de órgãos para transplante. No entanto, no Brasil, os materiais necessários ainda são muito caros e pouco acessíveis, prejudicando a adoção rápida da fabricação digital.

Se você perdeu o webinar ou gostaria de assistir à conversa de novo, confira o vídeo!