Amazônia and beyond na House of Switzerland

A Swissnex juntou-se à ETH Zurich e à Universidade de Zurique para sediar o evento ‘Amazônia and beyond’ na House of Switzerland na Reunião Anual do WEF em janeiro de 2024. Saiba mais e assista ao vídeo completo!

– Por Sofia Costa, Communications Manager, e Malin Borg, CEO da Swissnex no Brasil.

Na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, o evento “Amazônia and beyond” na House of Switzerland reuniu cientistas, legisladores, representantes da sociedade civil e do setor privado para discutir o papel fundamental da conservação, do reflorestamento e das soluções baseadas na natureza para atingirmos nossas metas climáticas, com foco na região da Amazônia.

A Swissnex no Brasil, a ETH Zurich e a Universidade de Zurique reuniram o Brasil e a Suíça em um evento de alto nível. A Secretária de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação, Profa. Dra. Martina Hirayama, abriu o evento reafirmando a importância da colaboração entre os dois países. 

O evento seguiu com uma conversa em formato ‘fishbowl’ moderada por Gioia Deucher, CEO do InnHub La Punt e ex-CEO da Swissnex no Brasil e São Francisco, com excelentes palestrantes compartilhando diferentes e fortes perspectivas sobre as mudanças climáticas.

Do lado brasileiro, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, comentou sobre a importância da Amazônia para o Brasil e o mundo. Puwe Puyanawa da Tribo Puyanawa na Amazônia brasileira, fez um apelo de respeitar a ancestralidade do território para um desenvolvimento sustentável na floresta. Já a ativista de mudanças climáticas, apresentadora e WEF Global Shaper, Hosana Silva, apontou que as mudanças climáticas tendem a afetar desproporcionalmente populações vulneráveis e que elas precisam fazer parte das soluções propostas. 

Do lado suíço, o Presidente da Universidade de Zurique e especialista em monitoramento remoto, Michael Schaepman apontou a importância de tecnologia para monitorar a biodiversidade na Amazônia  e o CEO da Restor, spin-off do Crowther Lab da ETH Zurich, Thomas Elliott, esclareceu a importância da biodiversidade para o armazenamento de carbono e a importância dos projectos liderados pela comunidade para a saúde dos ecossistemas a longo prazo.

O ponto em comum foi a importância da Amazônia que é muito mais que consumir carbono da atmosfera, inclui energia, água, fauna, flora, diversidade cultural, recursos genéticos, conhecimentos tradicionais, comunidades e povos, que vivem, protegem e dependem desses habitats. 

Entre desmatamento, crimes ambientais, desafios de sensoriamento remoto, rastreamento da biodiversidade, engajamento da comunidade e revitalização da floresta, uma coisa é certa: “Para proteger a Amazônia, temos que ir além e ter um plano de desenvolvimento sustentável e ação conjunta com os países da Amazônia com investimentos em bioeconomia, turismo e atividades que ajudem na preservação da floresta, restauração e uso sustentável”, disse a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil, Marina Silva, no encerramento do evento.

Essa discussão de alto nível foi um marco importante para a Swissnex no Brasil e seu envolvimento com educação, pesquisa e inovação na região amazônica.

Parceiros