O Academia-Industry Training (AIT) é o resultado de uma estreita colaboração entre a Swissnex no Brasil, a Leading House for the Latin American Region (Universidade de St. Gallen), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTI).
O programa apoia startups brasileiras e suíças ao conectar pesquisadores-empreendedores talentosos de ambos os países com ecossistemas de inovação do setor, transformando suas pesquisas em soluções prontas para o mercado. O AIT oferece uma plataforma para que pesquisadores internacionais colaborem, troquem melhores práticas, explorem novos mercados e criem sinergias, promovendo a inovação em escala global.
O programa AIT apresenta duas fases: um campo de treinamento inicial no Brasil, onde pesquisadores-empreendedores brasileiros se conectam com seus colegas suíços, seguido por um segundo campo na Suíça que reúne os participantes de ambos os países.
Este ano marca o 10º ciclo da AIT! um marco que comemora uma década de colaboração bem-sucedida e reafirma nosso compromisso de promover a excelência em inovação, pesquisa e educação. Para homenagear essa conquista, reuniremos participantes, líderes do setor e especialistas acadêmicos em uma edição especial.
Saiba mais sobre essa década de inovação e sobre os novos Embaixadores do AIT clicando AQUI.
Conheça os empreendedores científicos do programa deste ano – cada um representando uma gama diversificada de formações e conhecimentos – que estão ansiosos para contribuir para o sucesso contínuo do Academia-Industry Training.
Conheça os sciencepreneurs brasileiros
-
Mayra Gonçalves
Mayra Gonçalves
PlantColabO Plant Colab é um grupo de pesquisadores que decidiu levar ao campo informação, tecnologia, poder de escolha e tomada de decisão para produtores, agricultores, engenheiros agrônomos e técnicos de campo. No campo ou no laboratório, eles identificam doenças de plantas por meio de testes rápidos e métodos moleculares. Mayra é especialista em doenças de plantas, pesquisadora e CEO da startup Plant Colab.
-
Eduardo Cavalcante
Eduardo Cavalcante
Nanomonde LabsA Nanomonde Labs é uma startup focada em pesquisa, desenvolvimento e gerenciamento de projetos de inovação no campo da nanotecnologia, principalmente relacionados a revestimentos avançados. Esses projetos são essenciais para o avanço tecnológico e têm um grande impacto potencial nas indústrias e em vários setores. A Nanomondes Labs foi fundada para transformar a pesquisa realizada por Eduardo e dois professores da UFPB em um produto. Como CEO, Eduardo gerencia todas as atividades e é o principal proponente de novos projetos.
-
Fernanda de Oliveira
Fernanda de Oliveira
BioEcolorA plataforma BioEcolor utiliza a biotecnologia para a produção de corantes naturais, independentemente de frações de petróleo. Nosso método, baseado na fermentação, aproveita as economias circulares, produzindo biocolorantes de alto valor com atividade biológica comprovada. Por meio de nosso processo ecológico, eles oferecem soluções de cores não tóxicas de primeira linha, cativando os clientes com estabilidade e desempenho superior. A BioEcolor aprimora visualmente os produtos funcionais, apoiando as declarações de produtos naturais e veganos. Fernanda é responsável pelas tarefas operacionais, concentrando-se na análise e implementação de negócios de acordo com a estratégia da BioEcolor.
-
Edroaldo Lummertz
Edroaldo Lummertz
Cellertz BioA Cellertz Bio desenvolveu uma nova plataforma computacional baseada em inteligência artificial para realizar o projeto racional de moléculas de RNA mensageiro (mRNA), que podem ser usadas para várias aplicações terapêuticas em oncologia, medicina regenerativa e doenças autoimunes. A Cellertz Bio está desenvolvendo uma nova terapia celular para o tratamento de cânceres hematológicos e sólidos usando uma estratégia integrada que emprega uma vacina baseada em mRNA direcionada ao tumor e células imunes antitumorais. Edroaldo é o consultor científico e fundador (juntamente com a Vesper Biotechnologies) para desenvolver a próxima geração de imunoterapias.
-
Katia Omura
Katia Omura
ApplicaTOO Memorylife é um aplicativo móvel que transforma a estimulação cognitiva em uma experiência agradável para pessoas com a doença de Alzheimer. Ao incorporar elementos de jogos, o Memorylife torna o treinamento do cérebro divertido e envolvente, ajudando a aprimorar a função cognitiva e a manter a agudeza mental. Nosso aplicativo oferece uma variedade de exercícios projetados para atingir áreas cognitivas específicas, fornecendo suporte personalizado para pessoas com Alzheimer. Katia Omura é professora, pesquisadora e CEO da ApplicaTO.
-
Gabryella Mendonca
Gabryella Mendonca
BioUs Active PackagingA BioUs é uma deep tech de embalagens ativas e biodegradáveis. Nasceu no Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da FEA/USP com a ambição de desenvolver soluções inovadoras que combinem tecnologia com elementos naturais, para o melhor aproveitamento dos alimentos e descarte ambientalmente correto. Eles acreditam que, com tecnologia e propósito, é possível criar soluções conscientes que impactem positivamente o mundo em que vivemos e a forma como nos alimentamos. Gabryella é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia e pelos aspectos de sustentabilidade do produto.
-
Carlos Alves
Carlos Alves
Wine AI ProjectEsse projeto tem como objetivo desenvolver uma solução baseada em inteligência artificial (IA) para o setor vitivinícola, a fim de auxiliar na tomada de decisões relativas ao gerenciamento de processos, à solução de problemas e à otimização do processamento, aumentando assim a eficiência operacional das vinícolas e garantindo a qualidade dos vinhos produzidos. Carlos é sommelier, estudante de doutorado em ciência e tecnologia de alimentos, estudante de pós-graduação em IA e professor. Atualmente, ele está estudando como a IA pode melhorar a produção de vinhos, usando a análise de dados para apoiar a tomada de decisões.
-
Ailton Pereira
Ailton Pereira
AIPERA AIPER é uma startup de biotecnologia especializada na pesquisa e desenvolvimento de biopigmentos de origem microbiana para aplicação na indústria têxtil, produzidos a partir de um processo de fermentação, que utiliza resíduos agrícolas como fonte nutricional, contribuindo para a bioeconomia circular. Ailton é o Diretor Executivo e Científico da AIPER.
-
Marina Belintani
Marina Belintani
Mabe BioReinventando materiais, regenerando o planeta. A MABE Bio é uma startup de tecnologia verde que combina tecnologia e natureza para desenvolver uma nova classe de materiais à base de plantas, como o bioleather Angico. Marina Belintani é uma pesquisadora têxtil com experiência em P&D, com foco na inovação de materiais e no desenvolvimento de sistemas de fabricação circular. Ela é cofundadora e CTO da Mabe Bio.
-
Ricardo Braun
Ricardo Braun
Mobility C3Mobility C3 significa Carbono, Carro, Compensador. Trata-se de uma start-up de tecnologia profunda que desenvolveu uma plataforma digital 3 em 1 (game changer) que mede em tempo real a distância percorrida (km), a quantidade de CO2 emitida por diferentes marcas e modelos de veículos automotores e a compensação (neutralização) das emissões de carbono: número de árvores a serem plantadas, floresta a ser protegida (ha) e créditos de carbono para compensar as emissões geradas pela viagem. Eles se concentram em um modelo de negócios B2B2C com empresas e organizações que compensam o carbono. Ricardo é o diretor da Mobility C3.
-
Marco Failache
Marco Failache
AmaztraceNa Amaztrace, cada produto conta uma história única e autêntica. Eles garantem a origem, a qualidade e o impacto positivo de cada item, trazendo confiança e conscientização para as mãos dos consumidores. Com a rastreabilidade como ferramenta, eles desvendam os segredos da cadeia produtiva, conectando pessoas e valorizando cada etapa do processo. Isso possibilita o aumento do valor do produto final e gera mais receita para todas as partes envolvidas. Marco é o CTO da Amaztrace e se junta à 10ª edição da AIT depois de ganhar o prêmio do júri no programa nexBio Amazônia 2024.
Conheça os sciencepreneurs suíços
-
Andrey Chernev
Andrey Chernev
DNAQuraCyClientes do DNAQuraCy – instalações, laboratórios, CROs e empresas que usam NGS (sequenciamento de próxima geração). Devido às imperfeições do QC (controle de qualidade) da amostra, o NGS pode falhar e causar perda de dinheiro. Nossa tecnologia evita isso. Além disso, eles estão desenvolvendo uma plataforma de CQ de molécula única inspirada no Nespresso que se adapta a uma variedade de biomoléculas (anticorpos, complexos proteicos, etc.).
-
Anja Rundquist
Anja Rundquist
InvestConservationA gerência da InvestConservation possui uma combinação diferenciada de conhecimentos especializados em conservação da biodiversidade, silvicultura, mercado de carbono, sustentabilidade, marketing e tecnologia. A especialização na seleção e no gerenciamento de projetos de conservação poupa aos investidores corporativos um tempo valioso para causar um impacto tangível. 85% de cada dólar investido vai diretamente para os esforços de conservação no local – quase o dobro da norma do setor – usando tecnologia inteligente e eliminando intermediários dispendiosos. A integração dos esforços locais com o monitoramento orientado por dados e tecnologia, incluindo a análise de paisagens sonoras por satélite e IA, garante a transparência, aumenta a confiança do investidor e fornece uma visão independente dos resultados.
-
Melanie Conrad
Melanie Conrad
NutriBuddyO Nutri Buddy capacita as pessoas a fazerem escolhas alimentares informadas por meio de orientação nutricional personalizada, contínua e automatizada, impactando diretamente a conscientização do comportamento de consumo e melhorando o bem-estar duradouro. É a primeira plataforma inteligente B2B2C que oferece orientação personalizada, educativa e contínua sobre o consumo de alimentos, sem a necessidade de inserção de dados. Ao fornecer análises de dados de compras de alimentos em tempo real, insights de nutricionistas, escrutínio de produtos alimentícios e recomendações, o NutriBuddy melhora a eficiência clínica, diminuindo significativamente a carga dos profissionais de saúde e dos pacientes.
-
Aris Mukherjee
Aris Mukherjee
RTDT Laboratories AGA RTDT possibilita a próxima geração de projeto, controle, operação e manutenção de turbinas eólicas inteligentes e autônomas. Com a nossa solução inovadora de hardware/software, eles conseguem obter insights exclusivos sobre as propriedades estruturais e aerodinâmicas das turbinas eólicas, que são aproveitados para aumentar significativamente sua confiabilidade, disponibilidade e lucratividade.
-
Rey Fernando Verboonen
Rey Fernando Verboonen
CurioInvestA startup CurioInvest ajuda empresas e bancos centrais a criar mercados e liquidez para seus ativos. Com um alcance de milhões de usuários em toda a nossa infraestrutura. Junte-se à nossa colaboração de linha de liquidez de US$ 100 milhões com as principais instituições de criptografia e aproveite um pipeline de ativos de mais de US$ 1,2 bilhão. Rey Fernando Verboonen é um experiente executivo de tecnologia e empresário, CEO e cofundador da CurioInvest.
-
Mark Zahran
Mark Zahran
YASAIA YASAI é especializada em Agricultura Vertical, que se baseia em uma economia circular. Eles constroem fazendas verticais e cultivam produtos locais e frescos com zero pesticidas durante todo o ano. Mark é um empreendedor de tecnologia de alimentos em série, motivado a criar sistemas alimentares mais resilientes e circulares para a saúde das pessoas e do planeta. Ele também é o CEO e cofundador da YASAI.
-
Miguel Solsona
Miguel Solsona
BCellOneA BCellOne está transformando o futuro da terapia celular e gênica com sua inovadora tecnologia de eletroporação de baixa voltagem, alimentada por microfluídica e nanotecnologia. Essa abordagem de ponta garante um fornecimento mais seguro e eficiente de material genético com o mínimo de dano celular, abordando as limitações do vetor viral tradicional e dos métodos de eletroporação padrão. Ao oferecer uma solução econômica e dimensionável para terapias avançadas, como CAR-T e edição de genes, a BCellOne capacita empresas de biotecnologia e instituições de pesquisa a acelerar o desenvolvimento terapêutico e, ao mesmo tempo, melhorar os resultados dos pacientes na medicina de precisão.
-
Federico Martinelli-Orlando
Federico Martinelli-Orlando
TALPA-InspectionA TALPA-Inspection oferece soluções inovadoras para a inspeção de corrosão de estruturas de concreto armado. Com nossas tecnologias avançadas, elas simplificam e permitem a integração de sistemas robóticos para inspeções mais eficientes. Juntamente com o TALPA Analytics, nossa plataforma de análise de dados baseada em aprendizado de máquina, eles fornecem avaliações mais rápidas e econômicas que aumentam a segurança da infraestrutura e reduzem a necessidade de reparos em larga escala, oferecendo benefícios financeiros e ambientais.
-
Adam Korczak
Adam Korczak
Treeless PackA Treeless Pack tem a missão de acabar com a poluição plástica, possibilitando a transição para a produção de material de base biológica e livre de fósseis usando nanocelulose bacteriana cultivada organicamente, livre de produtos químicos tóxicos PFAS. Ao aproveitar a tecnologia automatizada, os resíduos orgânicos e os microrganismos. Isso reduz os custos e o impacto ambiental, evitando os métodos tradicionais de produção de nanocelulose, que geram muitas emissões. Sua visão é revolucionar o setor de materiais, fornecendo nanocelulose escalável e ecológica para aplicações inovadoras, reduzindo drasticamente a dependência mundial de plásticos e resinas sintéticas.
-
Arka Banerjee
Arka Banerjee
80SBio GmbH80SBio GmbH é uma startup suíça que está revolucionando os diagnósticos da área de saúde com seus sistemas inovadores de testes de ponto de atendimento (PoC) implantáveis em campo para a detecção rápida e confiável de doenças infecciosas e condições pré-cancerosas, transformando as intervenções médicas em ambientes com poucos recursos. Atualmente, Arka está liderando o desenvolvimento de negócios e o aspecto de descoberta de clientes da startup como CEO.
-
Gianpaolo Rando
Gianpaolo Rando
Swiss DeCodeFundada em 2016 com a visão de construir confiança ao longo da cadeia de suprimento de alimentos, a SwissDeCode é especializada em testes rápidos e certificação de alimentos, apoiando as empresas em seus esforços de autenticidade e rastreabilidade, identificando ingredientes não declarados e indesejados, vírus e contaminantes. Gianpaolo é cofundador e CEO da Swiss DeCode e participa da 10ª edição da AIT depois de ganhar o prêmio do júri no programa nexBio Amazônia 2024.