A recap of the Bootcamp Future of Food 2024

Mergulhe no Bootcamp Future of Food! O programa recebeu duas startups, quatro pesquisadores e um especialista para participar de um programa de duas semanas em São Paulo e no Rio de Janeiro em abril de 2024. Nossa Communications Manager, Sofia Costa, compartilha a jornada do grupo neste artigo.

– Por Sofia Costa, Communications Manager na Swissnex no Brasil

O Future of Food Bootcamp recebeu startups e pesquisadores suíços para um programa de duas semanas em São Paulo e no Rio de Janeiro para mergulhar no ecossistema AgriFoodTech brasileiro.

O principal objetivo do programa é proporcionar conexões com ecossistemas brasileiros, centros de pesquisa, mentores e especialistas do setor. Também inclui reuniões com clientes potenciais, investidores e parceiros para conhecer as regulamentações, validar suas hipóteses de mercado e pesquisa e elaborar uma estratégia para sua internacionalização para o Brasil.

Mergulhe conosco na jornada que começamos em São Paulo com uma delegação de duas startups, quatro pesquisadores e um especialista do Swiss Food & Nutrition Valley. A segunda semana foi realizada no Rio de Janeiro, com um dia especial no Web Summit Rio 2024.

Durante o programa, a delegação visitou centros de pesquisa, empresas e laboratórios de inovação para discutir o futuro dos alimentos, aprender mais sobre o agronegócio brasileiro e a indústria de alimentos, ver casos reais e explorar futuras colaborações internacionais.

“Há dois anos, mapeamos os desafios e as oportunidades no ecossistema de alimentos no Brasil. Agora, com o Bootcamp Future of Food, conseguimos ter as primeiras interações para visualizar possíveis colaborações entre a Suíça e o Brasil”, disse Bianca Campos, nossa Vice-CEO.

REUNIÕES COM PARCEIROS ACADÊMICOS

Para dar o tom do programa de duas semanas, Juliana Bechara, da Bioma Food Hub, e Gabriel Mazzola, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), conduziram um workshop sobre a cultura brasileira e sua importância nas colaborações comerciais e de pesquisa no escritório da Swissnex em São Paulo.

O programa continuou com reuniões no ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, na Embrapa no Centro de Pesquisas de Guaratiba, no Centro de Estudos Avançados – CEA/UFRRJ e na Inovateca no Parque Tecnológico da UFRJ.

Em Campinas, no ITAL, principal centro de pesquisa em Foodtech do Brasil, a delegação se reuniu com especialistas em diversas áreas, como ciência de alimentos, embalagens e inovação tecnológica. A discussão abordou oportunidades de colaboração no setor de agronegócios e alimentos para um futuro sustentável em tecnologia de alimentos.

No Centro de Estudos Avançados - CEA/UFRRJ, no Rio de Janeiro, o grupo explorou a agricultura regenerativa e a agroecologia, adotando os princípios da economia circular e a colaboração de diversas partes interessadas.

Na Embrapa, no Centro de Pesquisa de Guaratiba, os Bootcampers discutiram soluções tecnológicas que contribuem para a competitividade e sustentabilidade do Brasil no setor agroindustrial de alimentos. O Pesquisador Sênior Humberto Bizzo, a Chefe Adjunta de P&D Claudia Pozzi Jantalia e o Chefe de Transferência de Tecnologia André Dutra compartilharam suas percepções. Também conhecemos Thiago Rosolem, CEO da Amazonika Mundi e parceiro de startup da Embrapa, que apresentou sua solução usando produtos à base de fibra de caju.

A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) enfatizou a importância da rastreabilidade e da sustentabilidade no agronegócio, mostrando a vantagem competitiva do Brasil no mercado global. Essa visita forneceu insights sobre como revolucionar as opções de proteína e, ao mesmo tempo, navegar pelo cenário regulatório do Brasil.

WORKSHOPS EM LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO

Em Campinas, no Tropical Food Innovation Lab, discutimos o futuro dos alimentos e a criação de um impacto positivo. Paulo Silveira, fundador e CEO da FoodTech Hub Latam, compartilhou como o negócio funciona em torno de corporações agrícolas e alimentícias e suas demandas de inovação.

O grupo visitou a RG-Think Food em São Paulo com Augusto Terra e Bernardo Costa para conhecer diferentes perspectivas, casos e visões futuras de investimentos em startups de alimentos e agrotecnologia no Brasil. A delegação também apresentou suas soluções e projetos, seguidos de networking para criar conexões entre os participantes.

Na Inovateca, no Parque Tecnológico da UFRJ, o grupo teve uma visão geral do setor de inovação do Rio de Janeiro. As discussões destacaram a importância de atrair startups para enfrentar os desafios emergentes.

Em parceria com a PwC Agtech Innovation em Piracicaba, exploramos o ecossistema dinâmico que impulsiona a inovação em agritech no Brasil e na América Latina. Maria Clara Toledo, Gabriela Geraldi e Vanderlei Rocha, da equipe de inovação, apresentaram estratégias de inovação aberta para unir empresas e startups. Também conhecemos startups residentes como IMBR Agro, Hakkuna FoodTech, MyEasyFarm e xFarm Technologies, que apresentaram suas soluções inovadoras.

No escritório da Swissnex no Rio de Janeiro, os Bootcampers participaram de um workshop sobre agroecologia, aprofundando-se nos sistemas alimentares interconectados. Felipe Pinheiro, Isabel Portugal e Vinicius Machado compartilharam percepções sobre agroecologia no Brasil e apresentaram startups com soluções sustentáveis.

Na Inovateca, no Parque Tecnológico da UFRJ, o grupo teve uma visão geral do setor de inovação do Rio de Janeiro. As discussões destacaram a importância de atrair startups para enfrentar os desafios emergentes. A equipe também aprendeu sobre a abordagem da UFRJ para minimizar o uso de recursos na economia baseada no petróleo, aplicando os princípios da Economia Circular.

No Instituto Firjan SENAI de Inovação em Química Verde, a delegação aprendeu sobre o desenvolvimento de soluções industriais usando técnicas alternativas e matérias-primas renováveis para produtos mais eficientes e de baixo custo.

VISITAS ÀS MULTINACIONAIS

A delegação passou uma tarde com a BRF e a Nestlé para aprender sobre suas demandas de inovação e como elas lidam com questões climáticas e ambientais no futuro dos alimentos.

Na BRF, uma das maiores produtoras de alimentos do Brasil, especialistas discutiram a estratégia da empresa para moldar o futuro dos alimentos, suas áreas de foco e plataformas tecnológicas.

Na Nestlé, a delegação conheceu sua plataforma de inovação aberta, a Panela Nestlé. Carolina Falcoski, Gerente de Inovação Aberta, compartilhou as iniciativas e demandas da Nestlé no Brasil. O grupo também apresentou suas pesquisas e soluções à equipe de inovação, trocando ideias para aprimorar sua estratégia de internacionalização.

Durante o Web Summit Rio 2024, a delegação se juntou ao estande da swisstech para discutir o ecossistema da Foodtech relacionado à arte, ciência, IA, nutrição e sustentabilidade. Eles conheceram partes interessadas locais e promoveram colaborações internacionais.

Networking e experenciando o futuro dos alimentos!

Para encerrar a primeira fase do Bootcamp Future of Food em São Paulo, a Swissnex organizou um jantar sensorial na residência do Cônsul Geral da Suíça em São Paulo, Pierre Hagmann, com o Embaixador Jacques Ducrest, Chefe de Relações Internacionais da SERI. A Swissnex realizou um painel de discussão envolvente sobre a interseção de Agri e Food Tech com o líder do setor suíço Givaudan, representado por Eduard Fontcuberta, e startups inovadoras, incluindo André Pessina da xFarm Technologies, Marina Studart da Food Brewer e o destaque brasileiro SuperOpa, representado por Luis Borba.

Os participantes desfrutaram de uma experiência culinária deliciosa, explorando a culinária vegana em um formato não convencional de autosserviço, promovendo conexões e comemorando a conclusão bem-sucedida da primeira semana do Bootcamp Future of Food. Foi uma noite em que a gastronomia se encontrou com a inovação, deixando todos inspirados e energizados para a jornada que está por vir.

No Rio de Janeiro, o grupo almoçou na Gastromotiva, uma iniciativa fantástica que prepara refeições com base em doações e serve jantares para moradores de rua.

Para encerrar a segunda semana, nos reunimos em nosso escritório da Swissnex in Brazil no Rio de Janeiro para saborear uma experiência culinária única e refletir sobre a jornada transformadora do Bootcamp Future of Food.

ATÉ A PRÓXIMA…

Durante a etapa final do Bootcamp Future of Food, nosso grupo se envolveu com várias partes interessadas nos ecossistemas de tecnologia agrícola e de alimentos, obtendo insights sobre os esforços em andamento para um futuro mais sustentável dos alimentos.

Estamos inspirados pelas incríveis percepções, discussões inovadoras e momentos inesquecíveis que ocorreram. Isso marca o início de um novo capítulo em que a inovação não conhece fronteiras. Juntos, continuaremos a romper barreiras e a moldar o futuro dos alimentos e muito mais.

Confira o feedback dos participantes!

Parceiros

  • Swissnex
  • Gimla