Este workshop vai focar no desenvolvimento de ideias sobre como democratizar a pesquisa acadêmica em sustentabilidade. Queremos abrir um espaço de diálogo e cooperação entre movimentos sociais e membros do mundo acadêmico para um debate sobre como as perspectivas dos diferentes atores podem ser incluídas no processo de pesquisa acadêmica. No contexto de múltiplas crises ambientais, sociais e políticas, queremos entender o que a virada democrática no mundo acadêmico pode implicar e de que forma ela pode existir.
Queremos construir uma comunidade que esteja comprometida em desafiar a ortodoxia da pesquisa acadêmica. Este workshop é o ponto de partida de uma série de eventos e atividades – tornando a democratização da pesquisa acadêmica uma realidade. Este evento está sendo organizado pela oikos International com o apoio da Swissnex in Brazil.
Agenda do workshop
Painel de Discussão: Democratizando a Pesquisa Acadêmica
- 10:00am – Quatro palestrantes irão compartilhar suas perspectivas sobre as diferentes fases da pesquisa acadêmica e como um processo de pesquisa mais democrático em cada caso poderia acontecer. Esta parte incluirá apresentações de palestrantes e sessão perguntas e respostas.
Intervalo
- 11:15am – Um pequeno intervalo antes dos participantes se dividirem.
Sessões divididas por temas
- 11:30am – Escolha a sessão que representa seus objetivos nesse webinar
Groupo 1) BuiConstrução de um blog – criação de uma base de conhecimento:
- 11:30am – s participantes desta sessão irão discutir ideias concretas sobre como desenvolver uma base de conhecimento acerca da democratização da pesquisa acadêmica: como abrir novos espaços de discussão e multiplicar os efeitos do workshop e outros eventos. Um blog poderia ajudar o processo? Se sim, como seria este blog e qual conteúdo seria publicado?
Groupo 2) Trazendo métodos participativos para a pesquisa:
- 11:30am – Os participantes irão discutir onde no processo de pesquisa podem ser usados os métodos participativos e de que forma eles podem ser aplicados.
Groupo 3) Sessão Aberta:
- 11:30am – Os participantes também são convidados a discutir um tópico concreto com base nas contribuições dos panelestrantes ou levantar novos tópicos que consideram ser vitais para o processo.
iCal / Outlook
Event start time
-
Boston and New York
8:00AM -
Brazil
10:00AM -
China
9:00PM -
India
6:30PM -
San Francisco
5:00AM -
Switzerland
2:00PM -
Geneva
2:00PM -
Brazil
10:00AM
Junte-se a nós
Speakers
-
Bio
Madeline Donald
Estudante de PhDMadeline Donald é doutoranda na Faculdade de Estudos Criativos e Críticos da UBC Okanagan. Sua pesquisa se concentra na sustentabilidade através do conceito da atenção. Esta interessada nos mecanismos pelos quais o atendimento às possibilidades em nossos ambientes pode aproximar as pessoas a viver em relação correta com as terras/aguas que nos dão vida.
-
Bio
Marguerite Mendell
School of Community and Public Affairs - Concordia UniversityMaguerite Mendell, que obteve seu PhD em Economia pela Universidade McGill (1983), é professora na Escola de Assuntos Comunitários e Públicos da Universidade Concordia desde 1986. Sua pesquisa e ensino atuais focam em economia social no Quebec e internacionalmente, finanças sociais e investimento de impacto, inovação social, os bens comuns, democracia econômica e o trabalho de Karl Polanyi cuja influência continua a crescer até hoje. Marguerite Mendell está participando de um crescente diálogo internacional sobre iniciativas econômicas inovadoras, bem como em numerosas associações locais e iniciativas ligadas à economia social no Québec.
-
Bio
Lorenzo Velotti
PhD studentLorenzo Velotti é doutorando em Ciência Política e Sociologia na Scuola Normale Superiore di Pisa e membro do Centro de Estudos do Movimento Social (COSMOS). Comprometido com o engajamento público e o ativismo político, ele tem estado envolvido em múltiplas lutas pela justiça social e ecológica. Recentemente, organizou campanhas contra o colonialismo e o racismo tanto na universidade como com a organização de justiça climática Extinction Rebellion, onde focou na solidariedade internacionalista com os povos indígenas.
-
Bio
José Eustáquio Romão
Universidade Nove de Julho & Federal University of Juiz de ForaJosé Eustáquio Romão é diretor do Instituto Paulo Freire e doutor em História pela USP em História do Brasil e Administração Educacional. Tem ampla experiência em administração escolar e experiências acadêmicas, entre outros como professor da Universidade Nove de Julho e reitor de ensino e pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ele é autor de vários livros, entre eles: Poder local e educação (1992); Avaliação dialógica (1998); Dialética da diferença (2000); Pedagogia dialógica (2002).