Lubo Minar

Uma década para restaurar

Você sabia que de 2021 a 2030 foi declarada pela ONU como a Década da Restauração de Ecossistemas?

Partindo do pressuposto que o funcionamento dos ecossistemas é base da vida na Terra, a Década visa prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e no oceano.
Encabeçado pelo PNUMA (Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas) e FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) o esforço, se levado a sério, pode colaborar com a erradicação da pobreza, combater as mudanças climáticas e prevenir a extinção em massa que já vem sendo percebida em todo o planeta. Esse prazo, daqui a 2030, é identificado por cientistas como limite para ações que possam evitar mudanças climáticas catastróficas. Dessa forma, a Década soa como um último apelo para a participação de todos, em todas as escalas.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Década após uma proposta de ação de mais de 70 países de todas as latitudes. Lançada no último dia do Meio Ambiente (05 de junho), a Década da Restauração pretende, além de induzir mudanças de comportamento social em relação aos ecossistemas, mobilizar fortes investimentos em pesquisas e projetos de Restauração em diversas regiões do planeta.

 

Esse painel tentará responder questões como: Qual a situação dos ecossistemas no Brasil e no mundo? Quais são os processos usados em projetos de restauração? E quais os principais projetos já em andamento no escopo da Década da Restauração, em diferentes ecossistemas? Como cada um pode colaborar com esse esforço? 

Palestrantes

Apoio

  • un decade of restoration pt
  • sobre