Federico Cairoli

Terra, Barro e Contexto

Junte-se a nós dia 29 de setembro às 14h00 (Brasil)/19h00 (Suíça) para uma discussão, organizada com a Insight Architecture, sobre o uso da terra e do barro na arquitetura moderna, mostrando a mudança da arquitetura espetacular para a arquitetura vernácula.

Mudança de uma arquitetura espetacular para uma arquitetura vernácula

Diferentes civilizações em diferentes partes do mundo vêm construindo com terra e argila há muitos séculos. A vida moderna e o mundo globalizado atual, porém, levaram este material a um papel periférico em nossas cidades. Suas propriedades de regulação climática e de umidade, suas conexões com o lugar onde construímos e suas tradições culturais desapareceram basicamente através do aparecimento de outras técnicas de construção e energia barata no século 20. Mas esta história parece ter um ponto de inflexão. O 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO trouxe fortes vozes defendendo um tipo diferente de arquitetura - uma mudança da arquitetura espetacular para a arquitetura vernácula. Este debate faz parte das atividades complementares do UIA2021RIO e pretende enfatizar ainda mais esta discussão, através do diálogo entre arquitetos internacionais proeminentes, cujo trabalho está profundamente ligado à arquitetura com terra e materiais biológicos. Martin Rauch e Fernando Minto compartilharão suas experiências de trabalho principalmente com materiais de terra e de barro em contextos tão diferentes como o Brasil e a Europa.

Nos últimos 10 anos, Martin Rauch tem estado intensamente envolvido na pré-fabricação mecânica de componentes de construção com taipa. Para este fim, foi desenvolvido um processo único mundial para produzir componentes pré-fabricados de taipa em alta qualidade homogênea. Este processo já foi utilizado em vários projetos de grande escala in situ e com matérias-primas locais. A experiência adquirida nestes projetos de grande escala foi integrada na oficina da fábrica ERDEN no novo local de produção em Schlins (Áustria) por meio de uma infraestrutura de produção personalizada para a construção em taipa. A ERDEN Werkhalle é uma unidade de produção pioneira para a fabricação industrial de elementos de construção em terra batida.

A arquitetura e a construção com terra no Brasil tem sido objeto de maior interesse. Gradualmente, centros de pesquisa e empresas privadas investem mais recursos para seu reposicionamento no cenário atual, em comparação com as técnicas mais convencionais. Neste webinar, Fernando Minto discutirá as especificidades desta modalidade no Brasil e as principais características que a cercam em seu território, tanto em aspectos ambientais e climáticos quanto em aspectos sociais, incluindo a atual inserção no mercado da construção.

Para explorar estes tópicos, a Insight Architecture e Swissnex no Brasil convidam Martin Rauch (Áustria), fundador da Lehm Ton Erde Baukunst e Fernando Minto (Brasil), professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, para este webinar. Eles apresentarão seu trabalho e discutirão os desafios e oportunidades que vêem na arquitetura de terra para o futuro de nossas cidades. Igor de Vetyemy, arquiteto e presidente do Instituto Brasileiro de Arquitetos (IAB) do Rio de Janeiro moderará a conversa. O evento será realizado em inglês e português, com tradução simultânea para ambos os idiomas. O webinar é parte do evento Future Now da Insight Architecture, que investiga o uso de materiais sustentáveis e novas técnicas de construção como a fabricação digital em arquitetura como parte do calendário do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2021 Rio.

Participantes

Parceiro

Este webinar é organizado em colaboração com a Insight Architecture.