Mudança de uma arquitetura espetacular para uma arquitetura vernácula
Diferentes civilizações em diferentes partes do mundo vêm construindo com terra e argila há muitos séculos. A vida moderna e o mundo globalizado atual, porém, levaram este material a um papel periférico em nossas cidades. Suas propriedades de regulação climática e de umidade, suas conexões com o lugar onde construímos e suas tradições culturais desapareceram basicamente através do aparecimento de outras técnicas de construção e energia barata no século 20. Mas esta história parece ter um ponto de inflexão. O 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO trouxe fortes vozes defendendo um tipo diferente de arquitetura - uma mudança da arquitetura espetacular para a arquitetura vernácula. Este debate faz parte das atividades complementares do UIA2021RIO e pretende enfatizar ainda mais esta discussão, através do diálogo entre arquitetos internacionais proeminentes, cujo trabalho está profundamente ligado à arquitetura com terra e materiais biológicos. Martin Rauch e Fernando Minto compartilharão suas experiências de trabalho principalmente com materiais de terra e de barro em contextos tão diferentes como o Brasil e a Europa.
Nos últimos 10 anos, Martin Rauch tem estado intensamente envolvido na pré-fabricação mecânica de componentes de construção com taipa. Para este fim, foi desenvolvido um processo único mundial para produzir componentes pré-fabricados de taipa em alta qualidade homogênea. Este processo já foi utilizado em vários projetos de grande escala in situ e com matérias-primas locais. A experiência adquirida nestes projetos de grande escala foi integrada na oficina da fábrica ERDEN no novo local de produção em Schlins (Áustria) por meio de uma infraestrutura de produção personalizada para a construção em taipa. A ERDEN Werkhalle é uma unidade de produção pioneira para a fabricação industrial de elementos de construção em terra batida.
A arquitetura e a construção com terra no Brasil tem sido objeto de maior interesse. Gradualmente, centros de pesquisa e empresas privadas investem mais recursos para seu reposicionamento no cenário atual, em comparação com as técnicas mais convencionais. Neste webinar, Fernando Minto discutirá as especificidades desta modalidade no Brasil e as principais características que a cercam em seu território, tanto em aspectos ambientais e climáticos quanto em aspectos sociais, incluindo a atual inserção no mercado da construção.
Para explorar estes tópicos, a Insight Architecture e Swissnex no Brasil convidam Martin Rauch (Áustria), fundador da Lehm Ton Erde Baukunst e Fernando Minto (Brasil), professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, para este webinar. Eles apresentarão seu trabalho e discutirão os desafios e oportunidades que vêem na arquitetura de terra para o futuro de nossas cidades. Igor de Vetyemy, arquiteto e presidente do Instituto Brasileiro de Arquitetos (IAB) do Rio de Janeiro moderará a conversa. O evento será realizado em inglês e português, com tradução simultânea para ambos os idiomas. O webinar é parte do evento Future Now da Insight Architecture, que investiga o uso de materiais sustentáveis e novas técnicas de construção como a fabricação digital em arquitetura como parte do calendário do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2021 Rio.
Participantes
-
Bio
Martin Rauch
Docente visitante, ETH ZurichMartin Rauch nasceu em Schlins, Vorarlberg, Áustria e formou-se na Universidade de Artes Aplicadas, Viena. Durante três décadas de pesquisa em teoria e prática, Martin Rauch conseguiu atualizar as técnicas tradicionais de terra batida e integrá-las à arquitetura contemporânea, tanto em termos de design quanto de tecnologia. 1999 Fundação da empresa Lehm Ton Erde Baukunst em Schlins; com esta empresa ele realizou numerosos projetos internacionais. Ele foi premiado pelo Prêmio Internacional de Arquitetura Sustentável 2008 Fassa Bortolo Itália, 2008 Building Award da Associação Central de Arquitetos Austríacos, 2011 Holcim Award – Marrocos e New European Bauhaus Prize 2021.
2003 a 2010 lecionando na Universidade de Arte de Linz. Workshops internacionais em Bangladesh, África do Sul e Áustria, em cooperação com a BASEhabitat. Desde 2010 professor honorário da cátedra da UNESCO de arquitetura Earthen, construção de culturas e desenvolvimento sustentável. Desde 2014, professor convidado no Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique ETH Zurich.
-
Bio
Fernando Minto
Professor, FAU Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Fernando Minto é arquiteto urbanista, professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da FAU da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Minto obteve um mestrado (FAU USP) e doutorado (FAU UFRJ) em tecnologia da arquitetura; coordena o escritório de arquitetura MATÉRIA BASE no Rio de Janeiro e é associado da TERRABRASIL e da rede ibero-americana PROTERRA. Formou-se na cadeira UNIMEP – UNESCO em construção de terra em 1998, trabalhando com construções de terra desde então. Foi membro fundador da ABCterra (1997), participou dos pavilhões da ABCTerra na 3ª e 4ª Bienal Internacional de Arquitetura BIA em São Paulo e trabalhou em vários projetos com terra batida.
-
Moderador
Igor de Vetyemy
Presidente, Instituto Brasileiro de Arquitetos (IAB) do Rio de JaneiroO arquiteto e professor brasileiro Igor de Vetyemy é o comissário geral do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO e o atual presidente do Instituto Brasileiro de Arquitetos (IAB) no Rio de Janeiro, antes de um mandato coletivo chamado Oxigena IAB. Professor e pesquisador na Universidade Veiga de Almeida, Universidade Estácio de Sá e Istituto Europeo di Design, de Vetyemy trabalha com arquitetura de terra conectando estudantes e tribos indígenas no estado do Rio de Janeiro. Foi diretor do Instituto Brasileiro de Ensino de Arquitetura – ABEA. Autor de Mutualistic Architecture, Compilação de reflexões de projetos e edifícios de Marcos Konder Netto, e Poderes de dez – 100 expoentes da arquitetura contemporânea do Rio de Janeiro, Igor de Vetyemy também produziu e dirigiu o filme Konder – a magnificência da simplicidade.