Dando novo significado e investigando novas formas
O uso da terra como material de construção remonta aos primeiros tempos da arquitetura. Durante milhares de anos, casas e palácios foram feitos e refeitos, deixando poucos vestígios na paisagem. Foi somente com o advento dos processos de industrialização que o material foi substituído e descartado, e associado a formas primitivas de construção. Preocupações ambientais e as pressões das mudanças climáticas vêm resgatando o material, que é neutro em carbono, e voltou ao centro dos interesses da arquitetura. Hoje, arquitetos e pesquisadores, como os arquitetos suíços Roger Bolthauser e Fabio Gramazio da Gramazio Kohler Research, estão dando novo significado e investigando novas maneiras - mais eficientes e sustentáveis - de construir com terra, através de investigações lexicais e tecnológicas.
Bolthauser e seus alunos reinventam a técnica de terra batida na Torre Kiln (Torre de Forno), onde tijolos pré-fabricados são associados a barras tensionadas. A fabricação digital é o tema da pesquisa de Gramazio Kohler, na qual um braço robótico é usado para construir uma rotunda de barro para servir como estúdio de música.
Para explorar estes tópicos, a Insight Architecture e Swissnex no Brasil convidam Fabio Gramazio e Roger Boltshauser, ambos professores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia ETH Zurich, para este webinar. Eles apresentarão seu trabalho e discutirão os desafios e oportunidades que vêem na arquitetura de terra para o futuro de nossas cidades. Pedro Rivera, arquiteto e fundador da Rua Arquiteto, moderará a conversa. O evento será realizado em inglês, com tradução simultânea para o português. O webinar é parte do evento Futuro Agora, que investiga o uso de materiais sustentáveis e novas técnicas de construção como a fabricação digital na arquitetura como parte do calendário do Congresso da UIA 2021 Rio.
Participantes
-
Bio
Fabio Gramazio
Arquiteto, Gramazio & KohlerFabio Gramazio é um arquiteto com interesses multidisciplinares que vão desde o projeto computacional e a fabricação robótica até a inovação de materiais. Em 2000, ele fundou a prática da arquitetura Gramazio&Kohler em conjunto com seu sócio Matthias Kohler, onde inúmeros projetos premiados foram realizados. Os projetos atuais incluem a plataforma de pesquisa Empa NEST, um laboratório de vida e trabalho do futuro para a construção de edifícios sustentáveis. Abrindo também o primeiro laboratório de robótica arquitetônica do mundo na ETH Zurich, a pesquisa de Gramazio&Kohler tem sido formativa no campo da arquitetura digital, estabelecendo precedência e criando de fato um novo campo de pesquisa fundindo design arquitetônico avançado e processos de fabricação de aditivos através do uso personalizado de robôs industriais. Isto abrange desde instalações de protótipos 1:1 até o projeto de arranha-céus robotizados. Sua pesquisa recente está delineada e teoricamente enquadrada no livro The Robotic Touch: How Robots Change Architecture (Park Books, 2014). De 2017 a 2019, Fabio Gramazio foi Diretor de Estudos de Bacharelado e Mestrado em Arquitetura.
-
Bio
Roger Boltshauser
Professor convidado, ETH ZurichApós sua formatura da ETH Zurich, Roger Boltshauser fundou seu escritório ‘Boltshauser Architekten AG’ em 1996, em Zurique. Além de sua prática, ele foi assistente de pesquisa no Instituto de História e Teoria da Arquitetura (gta) de 1996 a 1998 e assistente de ensino na cadeira de Peter Märkli na ETH Zurich e EPFL Lausanne de 1997 a 1999. Entre 2004 e 2010 ele foi professor de design na Universidade de Ciências Aplicadas Chur (HTW) e entre 2005 e 2009 no curso de mestrado na Universidade de Ciências Aplicadas de Anhalt (DIA) e no Instituto de Arquitetura Chur (CIA). De 2016 a 2017 foi professor convidado na EPFL Lausanne e de 2017 a 2018 na TU Munique. Desde 2018 ele é professor convidado na ETH Zurique.
-
Moderador
Pedro Rivera
ArquitetoPedro Rivera é um arquiteto e urbanista cujo trabalho flui entre projeto e pesquisa, com concentração nas relações entre arquitetura, arte e desigualdade urbana. É co-fundador da Rua Arquitetos, no Rio de Janeiro e professor assistente adjunto da GSAPP na Universidade Columbia. De 2011 a 2017, foi diretor e curador do Studio-X Rio do GSAPP, responsável pela curadoria e organização de palestras, exposições e workshops, assim como pesquisas como Fight, Squat, Resist (2016) e Housing Project (2017), ambos sobre questões habitacionais. Seus projetos incluem o Clubhouse do Campo Olímpico de Golfe Rio 2016, galerias de arte e espaços culturais para ONGs nas favelas do Rio de Janeiro. Rivera teve obras expostas no MoMA (Nova Iorque, 2014), MAK (Viena, 2015), Museu de Arte Carnegie (Pittsburgh, 2016), Het Nieuwe Instituut (Rotterdam, 2016) e MAM São Paulo (2017); assim como nas bienais de arquitetura de Hong Kong/Shenzen (2014), Chicago (2015), Veneza (2016) e São Paulo (2017). Rivera é mestre em urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.