Revisitando a arquitetura de terra

Junte-se à nós no dia 10 de setembro às 14h00 (Brasil)/19:00 (Suíça) para uma conversa sobre o uso da terra na arquitetura moderna.

Dando novo significado e investigando novas formas

O uso da terra como material de construção remonta aos primeiros tempos da arquitetura. Durante milhares de anos, casas e palácios foram feitos e refeitos, deixando poucos vestígios na paisagem. Foi somente com o advento dos processos de industrialização que o material foi substituído e descartado, e associado a formas primitivas de construção. Preocupações ambientais e as pressões das mudanças climáticas vêm resgatando o material, que é neutro em carbono, e voltou ao centro dos interesses da arquitetura. Hoje, arquitetos e pesquisadores, como os arquitetos suíços Roger Bolthauser e Fabio Gramazio da Gramazio Kohler Research, estão dando novo significado e investigando novas maneiras - mais eficientes e sustentáveis - de construir com terra, através de investigações lexicais e tecnológicas.

Bolthauser e seus alunos reinventam a técnica de terra batida na Torre Kiln (Torre de Forno), onde tijolos pré-fabricados são associados a barras tensionadas. A fabricação digital é o tema da pesquisa de Gramazio Kohler, na qual um braço robótico é usado para construir uma rotunda de barro para servir como estúdio de música.

Para explorar estes tópicos, a Insight ArchitectureSwissnex no Brasil convidam Fabio Gramazio e Roger Boltshauser, ambos professores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia ETH Zurich, para este webinar. Eles apresentarão seu trabalho e discutirão os desafios e oportunidades que vêem na arquitetura de terra para o futuro de nossas cidades. Pedro Rivera, arquiteto e fundador da Rua Arquiteto, moderará a conversa. O evento será realizado em inglês, com tradução simultânea para o português. O webinar é parte do evento Futuro Agora, que investiga o uso de materiais sustentáveis e novas técnicas de construção como a fabricação digital na arquitetura como parte do calendário do Congresso da UIA 2021 Rio.

Participantes