Zbynek Skrceny

Painel A construção do Amanhã – NetZero

Junte-se a nós dia 3 de novembro às 11:00 (Brasil)/15:00 (Suíça) para uma conversa sobre a construção do amanhã e NetZero, com palestrantes do Brasil e da Suíça.

NetZero

No âmbito dos debates da Crise Climática do planeta, Net Zero é uma das expressões mais ouvidas atualmente em termos de Desenvolvimento Sustentável. Mas o que é Net Zero?
Net Zero se refere ao balanço neutro entre o volume de gases de efeito estufa (principalmente gás carbônico) emitida/liberada em relação ao volume retirado da atmosfera.

Parte importante das negociações entre grupos de países nas reuniões globais como a COP – Conferência das Partes – Net Zero é a “nova medida” dos compromissos assumidos por governos e empresas para descarbonização de suas atividades como contribuição na corrida contra a intensificação dos efeitos do aquecimento global.

Controverso, o conceito do balanço neutro abriria espaço para projetos (vários já idealizados) de captura e armazenamento de gás carbônico, desviando ou obliterando a atenção sobre a urgência necessária de efetivamente se diminuir, muito, as emissões; e por isso é criticado por alguns cientistas. 

Esse painel tentará responder questões como: O que está efetivamente sendo feito para atingir os compromissos daqueles que os assumiram? Podemos esperar que o mundo corporativo, industrial e os governos realmente se empenhem nesse objetivo, ou será mais uma meta não cumprida? Sendo cumprida, vai ter o resultado esperado de manter o aquecimento global abaixo de 2 graus Celsius?

Palestrantes

Apoio

  • Sistema B Brasil