Flavio Andre/MTur

Lançamento do Pantanal Science Camp

Swissnex lança o Pantanal Science Camp, uma oportunidade única de pesquisa e colaboração no Brasil! Junte-se a nós dia 30 de junho para saber mais.

Localizado no coração da América do Sul, o Pantanal é um mosaico de ecossistemas por ter fronteiras com a Floresta Amazônica, o Cerrado, a Mata Atlântica e o Chaco boliviano. É onde a Swissnex, em colaboração com o Sesc Pantanal, lançará o Pantanal Science Camp.

O Pantanal é um dos biomas mais diversos do planeta. Esta grande área alagada abriga altas concentrações de vida selvagem e é um ambiente ideal para a realização de pesquisas em diversos campos, tais como sustentabilidade, biologia, ecologia, conservação da vida selvagem e muito mais. Através de um “acampamento” científico, a Swissnex fornecerá acesso à maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil com infraestrutura completa e total apoio na conexão com pesquisadores, universidades e parceiros acadêmicos. 

No dia 30 de junho, a Swissnex realizará um webinar on-line para apresentar não somente o Pantanal Science Camp, mas também oportunidades de pesquisa, colaboração e parceria. O Professor Carlos Artexes Simões apresentará o Departamento Nacional do Sesc, suas atividades e parcerias, mostrando a dimensão da capacidade de cooperação do Sesc. Christiane Caetano, superintendente do Sesc Pantanal, dará exemplos do potencial de parceria que a região oferece para a produção de conhecimento e desenvolvimento de projetos inovadores. Dr. Luiz Flamarion, Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentará seu histórico de cooperação com o Sesc Pantanal e a importância da pesquisa científica na região para a preservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas. A Prof. Dra. Cátia Nunes da Cunha, Pesquisadora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), dará uma visão geral da região do Pantanal e suas características, as áreas úmidas e sua importância vital para os ecossistemas e para a vida na Terra como “Supermercados Biológicos”.

Palestrantes

Parceiros

Sesc (Serviço Social do Comércio) é uma organização privada sem fins lucrativos com iniciativas nas áreas da educação, saúde, lazer e assistência com presença em todos os estados brasileiros. Por 20 anos, o Sesc tem administrado a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).