
A Conferência
Os edifícios e o espaço urbano público têm uma relação estreita e moldam um ao outro. A conferência interdisciplinar Eternal buildings in future cities explorará essa relação. Por um lado, ela se dedica à questão de como as casas terão de ser projetadas, planejadas e construídas no futuro para serem usadas e mantidas pelo maior tempo possível. Por outro lado, ela se concentra no espaço público no tecido urbano e social em constante mudança. Que tipo de urbanismo e arquitetura permite que as pessoas criem um relacionamento com seu bairro e sua cidade?
Nossa cultura ocidental de construção sempre se caracterizou pelo princípio da durabilidade dos materiais e das construções. As casas devem ser construídas para serem duráveis e com o mínimo de manutenção possível. Ao mesmo tempo, as casas que são mantidas e cuidadas continuamente podem, é claro, ser duráveis, apesar do uso de materiais impermanentes.
A tendência predominante em grande parte da Europa de demolir prédios prematuramente e substituí-los por novos prédios mostra que a vida útil de uma casa não é determinada apenas pela vida útil de seus componentes, mas por uma ampla variedade de aspectos – além da materialidade e da construção. Como parte da economia imobiliária e da política de preços de terrenos, por exemplo, as casas estão sujeitas a desenvolvimentos que são influenciados apenas de forma limitada ou não são influenciados por seu valor material. No entanto, também estão em jogo a funcionalidade (polivalência e redundância de espaços), o usuário/proprietário (quem usa uma casa, quem é o dono dela?), a adaptabilidade e a reparabilidade das casas, bem como as condições e normas da estrutura jurídica.
A conferência apresenta cinco painéis para discutir os desafios e os potenciais da cultura de construção atual em cidades (futuras), desde a manutenção, preservação, durabilidade e adaptabilidade das construções até questões sociais relacionadas ao espaço urbano e à moradia.
Em colaboração com ETH Zurich e Tor Vergata University of Rome.
A conferência ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro em Roma. O evento será realizado em inglês no Istituto Svizzero em Roma e online.
Veja toda a programação AQUI.
SE INSCREVA PARA ATENDER PESSOALMENTE AO EVENTO
A comparecer em Roma em 23.11.2023, se inscreva aqui.
A comparecer em Roma em 24.11.2023, se inscreva aqui.
SE INSCREVA PARA ACOMPANHAR O EVENTO PELO ZOOM
Para acompanhar online em 23.11.2023, se inscreva aqui.
Para acompanhar on-line em 24.11.2023, se inscreva aqui.
Istituto Svizzero
Via Liguria 20, Rome
Entrada gratuita
Panel 5: Eternal buildings in Future Cities: Global Perspectives
16:30-17:30
Moderação: Elli Mosayebi, Silke Langenberg
Prasad Vaidya, Senior Advisor no Indian Institute for Human Settlements (IIHS) e Diretor do Solar Decathlon India, India (online)
Srilalitha Gopalakrishnan, Associate Director Research, Singapore-ETH Centre Future Cities Laboratory Global e Presidente do Singapore Institute of Landscape Architects (online)
Joel Baur, Co-Fundador da Citra Architecture and Construction Company, South Africa (online)
Tereza Herling, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brazil (online)
O panel 5 foi co-organizado com a Swissnex no Brasil, Swissnex na India, a Embaixada da Suíça em Pretoria, a Embaixada da Suíça em Singapura.
Conheça a palestrante brasileira
-
Bio
Tereza Herling
Professora na Universidade Presbiteriana MackenzieTereza Herling é uma arquiteta e urbanista brasileira com doutorado pela Universidade de São Paulo. Ela tem uma longa trajetória na implementação de políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação social e espaços públicos. A maior parte de sua experiência foi desenvolvida em São Paulo, onde coordenou o Plano Municipal de Habitação e participou do Plano Diretor Estratégico como Secretária Adjunta de Desenvolvimento Urbano do Município, entre outros projetos e programas. Também tem experiência em consultoria para organizações internacionais como Banco Mundial, Cities Alliance, Lincoln Institute of Land Policy e CAF – Corporação Financeira da América Latina, na implementação de políticas públicas.