
Nosso evento
A visão do escolar carioca.
No Brasil, estima-se que cerca de 15% das crianças sofram de algum déficit da visão, que na maioria dos casos pode ser corrigido com um simples par de óculos. A visão, contudo, é um dos mais importantes sentidos no desenvolvimento físico e cognitivo normal da criança.
Assim, cabe perguntar-se: Qual a situação atual da saúde visual das crianças do Rio de Janeiro? Qual é o impacto observado no desenvolvimento dessa população ? E, finalmente, como planejar intervenções sob medida para o escolar carioca.
Programação
18:30 – Abertura com Swissnex no Brasil
18:32 – Dra. Katia Steinfeld – Escolhares
18:40 – Perguntas & Respostas com Dra. Viviane Lanzelotte, Dra. Renata Monteiro Maia e Dra. Katia Steinfeld – mediado por Pedro Capra, Program Manager
19:00 – Abertura para perguntas de diretores das escolas
19:30 – Dra. Katia Steinfeld – Encerramento
PALESTRANTES
-
Bio
Dra. Katia Steinfeld
Universidade de LausanneCo-fundadora da Escolhares, candidata ao título de Md-PhD em neurociencias da visão conduzido no Instituto de Inovação e Pesquisa The Sense, pela Universidade de Lausanne (Unil) e o Centro Hospitalar Univeritario Vaudois (CHUV) na Suíça, formada em medicina pela Universidade de Lausanne (Unil).
-
Bio
Dra. Viviane Lanzelotte
Secretaria Municipal de Saúde - RJOftalmopediatra, com especialização em oftalmologia pela PUC e pediatra com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Mestre em Saúde-materno Infantil pela Universidade Federal Fluminense Membro da Academia Americana de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Coordenadora da equipe de oftalmologistas das maternidades da SMS RJ. Presidente do GT de oftalmologia da Soperj e ex-presidente do Comitê de Atenção Integral ao Desenvolvimento e Reabilitação da Soperj.
-
Bio
Dra. Renata Monteiro Maia
Instituto Oswaldo CruzBióloga, Mestre em Imunologia e Doutora em Biologia Celular e Molecular, ambos títulos obtidos pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/ Fiocruz-RJ. Pesquisadora em Saúde Pública do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos (LABIMI) do Instituto Oswaldo Cruz . Coordenadora do Programa IOC+Escolas. Atualmente, dedicada a pesquisas em divulgação científica e popularização da Ciência, com ênfase em arboviroses.