
Dr. Anna Wiedemann
Temos o prazer de receber a Dra. Anna Wiedemann da ZHAW para passar algumas semanas entre nossos escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. A Dra. Anna está no Brasil para o Mobility Exchange Program, com a intenção de ampliar a sua rede profissional e fortalecer a cooperação internacional por meio da criação de novas parcerias no Brasil.
O evento “Talks @ Swissnex with Dr. Anna Wiedemann” apresentou o começo perfeito dessa interessante jornada de pesquisa. Pesquisadores, incluindo professores, estudantes e representantes do setor, participaram da discussão, conectando a Dra. Anna Wiedemann com o ecossistema brasileiro.
Leia a entrevista abaixo para saber mais sobre seu trabalho e suas expectativas para sua jornada no Brasil.
Minha pesquisa se concentra em equipes de DevOps (Desenvolvimento e Operações), tópicos gerais de gerenciamento de projetos e métodos de pesquisa qualitativa. Os departamentos de TI estabelecidos estão sob pressão para acompanhar as últimas tendências e tecnologias. Estou interessada em saber como os departamentos de TI tradicionais podem se organizar de forma eficiente na era da digitalização para fornecer rapidamente inovações e produtos digitais a seus clientes. É indiscutível que as tecnologias modernas contribuem para o valor de TI nas empresas. Ao mesmo tempo, as empresas precisam decidir rapidamente quais tendências e tecnologias usarão para se manterem competitivas. Portanto, os níveis organizacional, grupal e individual das empresas precisam de implicações sobre como organizar sua função de TI.
Li que o Brasil está construindo um ecossistema de tecnologia e inovação que ainda está em ascensão. Esse fato oferece muitas opções para pesquisa e desenvolvimento. Especialmente as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo são centros globais de tecnologia e inovação. Na minha área de pesquisa, tive poucas oportunidades de me conectar com o Brasil até agora. Graças à Swissnex, isso agora é possível. Tenho muito interesse em estudos de casos multinacionais e acho que um estudo de caso com parceiros industriais e acadêmicos brasileiros como coautores poderia ter uma contribuição importante para minha pesquisa e para a o universo acadêmico de outros países, além das empresas também poderem se beneficiar dos aprendizados.
Nos resultados de minha pesquisa até o momento, fica claro que cada país tem estilos diferentes de governança e liderança. A pesquisa e a prática ainda estão buscando maneiras de alinhar os negócios e a TI. Na minha pesquisa, tento entender como as equipes multifuncionais podem ser formadas para impulsionar a inovação de software. Portanto, espero que haja grandes diferenças entre a formação de equipes e as medidas de desenvolvimento de equipes. Em particular, os mecanismos de governança nas organizações estabelecidas e a cultura de colaboração entre as partes interessadas brasileiras podem ser diferentes daqueles de outras partes do mundo.
“Eu teria prazer em realizar pesquisas e publicar artigos com novos parceiros. Do ponto de vista industrial, estou procurando parceiros interessados em participar do meu estudo global de DevOps e de empreendimentos futuros."
A cultura é um dos princípios-chave do DevOps e descreve que há mais foco no ser humano. Isso pode ser refletido, por exemplo, na confiança mútua entre as partes interessadas do DevOps, na disposição para aprender e melhorar continuamente o conhecimento dos indivíduos e na abertura para mudanças e experimentos. Portanto, é interessante entender como diferentes países e culturas lidam com os erros cometidos por indivíduos. Além disso, é um grande desafio montar uma equipe de DevOps em uma organização estabelecida. Pela minha experiência, a cultura local tem um grande impacto na comunicação, na transferência de conhecimento e na confiança. Esses aspectos são essenciais para o gerenciamento bem-sucedido do DevOps. Além disso, seria interessante descobrir quais são os fatores que levam as empresas a escolher o gerenciamento de projetos tradicional ou o DevOps para o desenvolvimento de software.
Estou muito interessada em colaborações com departamentos de sistemas de informação (ou similares) de universidades e parceiros do setor que implementam DevOps ou equipes de produtos multifuncionais. Do ponto de vista acadêmico, espero que haja muitos tópicos fascinantes para a inovação de software, e ficaria grata por um intercâmbio entre projetos de pesquisa atuais. Além disso, eu teria prazer em realizar pesquisas e publicar artigos com novos parceiros. Do ponto de vista industrial, estou procurando parceiros interessados em participar do meu estudo global de DevOps e de empreendimentos futuros. Obrigada à Swissnex por possibilitar este trabalho.
Dr. Anna Wiedemann