Conheça a Dra. Anna Wiedemann

Na semana passada, recebemos a Dra. Anna Wiedemann em nosso escritório da Swissnex no Rio de Janeiro. Em nome da ZHAW, ela fará pesquisas no Brasil em Sistemas de Informação Empresarial, com foco em equipes DevOps, tópicos gerais de gerenciamento de projetos e métodos de pesquisa qualitativa.

Temos o prazer de receber a Dra. Anna Wiedemann da ZHAW para passar algumas semanas entre nossos escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. A Dra. Anna está no Brasil para o Mobility Exchange Program, com a intenção de ampliar a sua rede profissional e fortalecer a cooperação internacional por meio da criação de novas parcerias no Brasil.

O evento “Talks @ Swissnex with Dr. Anna Wiedemann” apresentou o começo perfeito dessa interessante jornada de pesquisa. Pesquisadores, incluindo professores, estudantes e representantes do setor, participaram da discussão, conectando a Dra. Anna Wiedemann com o ecossistema brasileiro.

Leia a entrevista abaixo para saber mais sobre seu trabalho e suas expectativas para sua jornada no Brasil.

Poderia explicar melhor sobre seu foco de pesquisa em sistemas de informação?

Minha pesquisa se concentra em equipes de DevOps (Desenvolvimento e Operações), tópicos gerais de gerenciamento de projetos e métodos de pesquisa qualitativa. Os departamentos de TI estabelecidos estão sob pressão para acompanhar as últimas tendências e tecnologias. Estou interessada em saber como os departamentos de TI tradicionais podem se organizar de forma eficiente na era da digitalização para fornecer rapidamente inovações e produtos digitais a seus clientes. É indiscutível que as tecnologias modernas contribuem para o valor de TI nas empresas. Ao mesmo tempo, as empresas precisam decidir rapidamente quais tendências e tecnologias usarão para se manterem competitivas. Portanto, os níveis organizacional, grupal e individual das empresas precisam de implicações sobre como organizar sua função de TI.

Por que você escolheu o Brasil como destino para sua pesquisa de campo?

Li que o Brasil está construindo um ecossistema de tecnologia e inovação que ainda está em ascensão. Esse fato oferece muitas opções para pesquisa e desenvolvimento. Especialmente as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo são centros globais de tecnologia e inovação. Na minha área de pesquisa, tive poucas oportunidades de me conectar com o Brasil até agora. Graças à Swissnex, isso agora é possível. Tenho muito interesse em estudos de casos multinacionais e acho que um estudo de caso com parceiros industriais e acadêmicos brasileiros como coautores poderia ter uma contribuição importante para minha pesquisa e para a o universo acadêmico de outros países, além das empresas também poderem se beneficiar dos aprendizados.

Que resultados você espera que sejam diferentes dos obtidos em outras partes do mundo e por quê?

Nos resultados de minha pesquisa até o momento, fica claro que cada país tem estilos diferentes de governança e liderança. A pesquisa e a prática ainda estão buscando maneiras de alinhar os negócios e a TI. Na minha pesquisa, tento entender como as equipes multifuncionais podem ser formadas para impulsionar a inovação de software. Portanto, espero que haja grandes diferenças entre a formação de equipes e as medidas de desenvolvimento de equipes. Em particular, os mecanismos de governança nas organizações estabelecidas e a cultura de colaboração entre as partes interessadas brasileiras podem ser diferentes daqueles de outras partes do mundo.

Dr. Anna Wiedemann at Talks @ Swissnex

“Eu teria prazer em realizar pesquisas e publicar artigos com novos parceiros. Do ponto de vista industrial, estou procurando parceiros interessados em participar do meu estudo global de DevOps e de empreendimentos futuros."

De que forma a cultura local influencia o DevOps e o gerenciamento de projetos em geral?

A cultura é um dos princípios-chave do DevOps e descreve que há mais foco no ser humano. Isso pode ser refletido, por exemplo, na confiança mútua entre as partes interessadas do DevOps, na disposição para aprender e melhorar continuamente o conhecimento dos indivíduos e na abertura para mudanças e experimentos. Portanto, é interessante entender como diferentes países e culturas lidam com os erros cometidos por indivíduos. Além disso, é um grande desafio montar uma equipe de DevOps em uma organização estabelecida. Pela minha experiência, a cultura local tem um grande impacto na comunicação, na transferência de conhecimento e na confiança. Esses aspectos são essenciais para o gerenciamento bem-sucedido do DevOps. Além disso, seria interessante descobrir quais são os fatores que levam as empresas a escolher o gerenciamento de projetos tradicional ou o DevOps para o desenvolvimento de software.

Quem você está procurando fazer parceria ou conhecer enquanto estiver no Brasil?

Estou muito interessada em colaborações com departamentos de sistemas de informação (ou similares) de universidades e parceiros do setor que implementam DevOps ou equipes de produtos multifuncionais. Do ponto de vista acadêmico, espero que haja muitos tópicos fascinantes para a inovação de software, e ficaria grata por um intercâmbio entre projetos de pesquisa atuais. Além disso, eu teria prazer em realizar pesquisas e publicar artigos com novos parceiros. Do ponto de vista industrial, estou procurando parceiros interessados em participar do meu estudo global de DevOps e de empreendimentos futuros. Obrigada à Swissnex por possibilitar este trabalho.