
Localizado no coração da América do Sul, o Pantanal é um mosaico de ecossistemas por ter fronteiras com a Floresta Amazônica, o Cerrado, a Mata Atlântica e o Chaco boliviano. É onde a Swissnex, em colaboração com o Sesc Pantanal, lançará o Pantanal Science Camp.
O Pantanal é um dos biomas mais diversos do planeta. Esta grande área alagada abriga altas concentrações de vida selvagem e é um ambiente ideal para a realização de pesquisas em diversos campos, tais como sustentabilidade, biologia, ecologia, conservação da vida selvagem e muito mais. Através de um “acampamento” científico, a Swissnex fornecerá acesso à maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil com infraestrutura completa e total apoio na conexão com pesquisadores, universidades e parceiros acadêmicos.
No dia 30 de junho, a Swissnex realizará um webinar on-line para apresentar não somente o Pantanal Science Camp, mas também oportunidades de pesquisa, colaboração e parceria. O Professor Carlos Artexes Simões apresentará o Departamento Nacional do Sesc, suas atividades e parcerias, mostrando a dimensão da capacidade de cooperação do Sesc. Christiane Caetano, superintendente do Sesc Pantanal, dará exemplos do potencial de parceria que a região oferece para a produção de conhecimento e desenvolvimento de projetos inovadores. Dr. Luiz Flamarion, Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentará seu histórico de cooperação com o Sesc Pantanal e a importância da pesquisa científica na região para a preservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas. A Prof. Dra. Cátia Nunes da Cunha, Pesquisadora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), dará uma visão geral da região do Pantanal e suas características, as áreas úmidas e sua importância vital para os ecossistemas e para a vida na Terra como “Supermercados Biológicos”.
Palestrantes
-
Bio
Prof. Carlos Artexes Simões
Diretor Geral - SescDiretor Geral do Serviço Social do Comércio – Sesc. Formado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, também foi professor e diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). Ele também estudou Pedagogia na UFRJ, obtendo o doutorado na mesma instituição. Ativamente envolvido em debates sobre educação no Brasil, participou de mesas redondas, seminários, painéis e artigos publicados em revistas. Foi Coordenador Geral do Ensino Médio no Ministério da Educação e Diretor de Conceitos e Orientações Curriculares para a Educação Básica no referido Ministério.
-
Bio
Christiane Caetano
Gerente de projetosChristiane Caetano é museóloga com pós-graduação em marketing e comunicação empresarial. Ela focou sua carreira profissional na área de comunicação e entrou há 24 anos no Departamento Nacional do Sesc como assessora na área de liderança, onde foi responsável pela implementação do Programa Ecos, um projeto de sustentabilidade que posteriormente foi expandido para a CNC, Senac e Fecomércio. Foi supervisora de comunicação da administração regional do Sesc no Rio de Janeiro e 19 anos após acompanhar a implementação do polo de ação socioambiental do Departamento Nacional do Sesc no Pantanal, tornou-se gerente do projeto.
-
Bio
Prof. Dr. Luiz Flamarion Barbosa de Oliveira
Professor Associado, Universidade Federal do Rio de JaneiroFormado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em biogeografia pela
Universität des Saarlandes na Alemanha. Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Museu Nacional. Ele tem experiência na área de ecologia e biogeografia, com foco em mastozoologia. -
Bio
Prof. Dr. Cátia Nunes da Cunha
Pesquisadora Associada, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)É Doutora em Ecologia, mestre em Ecologia do Pântano pelo Max-Planck Institute for Limnology, Tropical Ecology Group (Alemanha). Foi professora na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Hoje é pesquisadora associada na UFMT, pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia das áreas úmidas (INCT – INAU/CNPq), pesquisadora no Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) responsável pelas bases científicas para apoiar a conservação e o manejo sustentável do Pantanal, e a coordenadora do projeto científico do Programa Corredor Azul (Mupan/Wetland International). Ela faz parte do grupo de trabalho que desenvolveu as bases científicas para a identificação e caracterização de áreas úmidas brasileiras, e a classificação de macro hábitats no Pantanal para fins de manejo. Sua área de especialização é a ecologia da vegetação de zonas úmidas. Ela tem estado envolvida nos esforços de conservação, manejo sustentável e visibilidade político-científica das áreas úmidas, especialmente no Pantanal.
Parceiros
Sesc (Serviço Social do Comércio) é uma organização privada sem fins lucrativos com iniciativas nas áreas da educação, saúde, lazer e assistência com presença em todos os estados brasileiros. Por 20 anos, o Sesc tem administrado a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
-
Pantanal Science Camp