Chamada Aberta NextGen | Imaginando Diplomacia Planetária

Você tem 30 anos ou menos e é uma pessoa dedicada a pensar a relação dos seres humanos com o planeta Terra? Envie sua visão de um novo modelo de colaboração entre humanos e não humanos, no qual a próxima geração possa abrir caminhos para um futuro mais habitável no planeta. Os projetos selecionados terão a oportunidade de ser apresentados em diferentes eventos da Swissnex ao redor do mundo.

Aplique Agora

Uma chamada para jovens visionários de todas as partes do mundo

A Swissnex convida jovens pensadores, artistas, cientistas, sonhadores e agentes de mudança com menos de 30 anos a imaginar novas formas de diplomacia que representem não apenas os seres humanos, mas também as florestas, os oceanos, os animais e os ecossistemas. E se os rios tivessem voz nas decisões globais? E se a sabedoria ancestral, a visão criativa e o conhecimento científico se unissem para moldar nosso futuro?

Estamos convidando você a repensar radicalmente a diplomacia planetária.

Recebemos com entusiasmo ideias ousadas de todas as partes do mundo e de todas as áreas de atuação, de jovens, artistas e guardiões de saberes enraizados em tradições ancestrais; de comunidades cujas formas de conhecer e se relacionar com a Terra são essenciais para reinventarmos nosso futuro comum; assim como de laboratórios científicos, ateliês de arte, empreendedores ou simplesmente de qualquer pessoa disposta a desafiar o status quo.

Envie-nos sua visão. Pode ser um vídeo, um texto, uma obra de arte, uma história oral ou ritual. Surpreenda-nos! As vozes selecionadas participarão da Swissnex Planetary Embassy, uma série global de eventos.

A próxima geração não vai apenas herdar a Terra.

Ela vai reinventar a forma como vivemos com ela.

Mostre pra gente como.

 

Swissnex Planetary Embassy

Os vencedores, escolhidos por um júri internacional, terão seus trabalhos apresentados em uma ou mais edições da Swissnex Planetary Embassy, uma série de eventos distribuídos pela rede global da Swissnex.

  • Brasil


    A Swissnex no Brasil apresentará trabalhos selecionados na “Planetary Embassy”, um pavilhão desenvolvido para a COP30 na cidade amazônica de Belém em novembro de 2025.

  • Estados Unidos


    A Swissnex em Boston e Nova York apresentará os trabalhos selecionados como parte de uma exposição durante o Swissnex Planetary Symposium em dezembro de 2025. Um trabalho suíço será selecionado para uma viagem patrocinada a Boston para participar desse programa de uma semana.

  • China


    A Swissnex na China apresentará os trabalhos selecionados como parte de uma exposição durante nossa iniciativa planejada de PhD for the Planet em Hong Kong, na primavera de 2026. Os candidatos da região da Grande China serão selecionados para uma viagem patrocinada para participar.

  • India


    A Swissnex na Índia exibirá trabalhos selecionados no início de 2026.

  • Japão


    A Swissnex no Japão irá patrocinar a viagem ao Japão para um participante e apresentar outros trabalhos no início de 2026

Inscrições

Prazo final para inscrição: 1º de agosto de 2025, 23:59

Quem pode se inscrever: Pode estar estudando, trabalhando ou envolvido em projetos ou atividades independentes. Pessoas de todas as nacionalidades são bem-vindas a se candidatar.

O que enviar: Estamos buscando contribuições inspiradoras e visionárias que explorem como a diplomacia planetária poderia ser, agora e no futuro. Sua entrega pode ter como base a ciência, a tecnologia, a política, a inovação, a cooperação global, ou emergir da arte, da narração de histórias, do conhecimento ancestral ou de práticas baseadas em comunidade.

O que mais importa é a força de sua visão, sua imaginação e a maneira como sua ideia repensa como os seres humanos se relacionam com a Terra e com todos os que vivem nela.

Sua proposta pode ser:

  • Um plano conceitual para uma nova agência internacional
  • Um vídeo ou áudio que descreva um futuro alternativo
  • Uma obra de arte que inspire novas visões para a diplomacia planetária
  • Ou qualquer outra coisa que o inspire!

A inscrição deve ser enviada em formato digital (anexo ou link) em nossa página de inscrição:

  • As propostas escritas devem se limitar a 1000 palavras e as de áudio/vídeo a menos de 5 minutos.
  • Incentivamos formatos artísticos ou outros formatos criativos.
  • Se você usar ferramentas de IA, sua função específica no processo criativo deverá ser declarada.
  • Todos os envios devem ser feitos preferencialmente em inglês ou com tradução adicional.
  • O trabalho deve ser original.
  • Propostas feitas em grupos são bem-vindos, mas um representante deve ser indicado.

Antes de enviar sua proposta, convidamos você a ler nosso material de referência.

Se tiver outras dúvidas, entre em contato com [email protected].