MedTech
Rodrigo Fraga (Comphya) apresentando o pitch da sua startup a potenciais parceiros e especialistas clínicos no InovaBra habitat - um dos ecossistema de inovação mais relevantes em São Paulo.

– Por Bianca Campos, Deputy CEO e Program Manager | Innovation & Startup
Durante a pandemia, o Innosuisse Internationalization Camp para o Brasil aconteceu de forma remota, mas, em 2022, reuniões e atividades para validar e entrar no mercado brasileiro voltaram a ser realizadas no formato presencial.
É interessante ressaltar que as reuniões online ainda estão acontecendo, pois são benéficas para planejar um programa presencial que traga frutos para ambos os lados e para garantir a identificação de sinergias que resultarão em potenciais interações iniciais. Porém, nada mais inspirador do que apresentar inovações de forma presencial, além de discutir novos negócios e potenciais parcerias.
Neste primeiro semestre de 2022, a Swissnex no Brasil recebeu três startups suíças para o Market Validation Camp, são elas: Maptiler (ICT), Herby (EdTech), and Comphya (MedTech). Todas as startups tiveram reuniões e apresentaram suas soluções únicas em diferentes ecossistemas e eventos de inovação em todo o Brasil.
Os resultados já incluem primeiros negócios fechados com clientes para a startup Maptiler, mais de 5 municípios em processo de contratação da solução da startup Herby para suas escolas, um caminho claro para o registro regulatório da Comphya e a realização de um teste clínico para validar seu dispositivo médico com pacientes brasileiros.
E ainda há mais por vir! As três startups tiveram conclusões positivas sobre a validação do mercado brasileiro e estão trabalhando na estratégia de entrada no mercado, iniciando seus primeiros negócios, criando postos de trabalho e gerando valor para o Brasil e a Suíça!
Grandes momentos e bons ventos ainda estão por vir durante o 2º semestre de 2022 e além! Em agosto, duas startups suíças estarão ao Brasil para validar e visualizar as possibilidades de mercado: Diaxxo (HealthTech) e Agrinorm (AgTech/ICT).
Rodrigo Fraga (Comphya) apresentando o pitch da sua startup a potenciais parceiros e especialistas clínicos no InovaBra habitat - um dos ecossistema de inovação mais relevantes em São Paulo.
Andrin Pelican (Herby) e crianças da cidade Vitória da Conquista na Bahia - Escolas brasileiras estão testando a solução de Herby para melhorar a aprendizagem na fase de alfabetização.
Pablo Balbuena (Maptiler) e o gerente de Inovação e Startups da Swissnex, Vincent Neumann, no VTEX DAY 2022 em São Paulo - o evento concentra-se na transformação digital na América Latina.
O RETORNO DA INOVAÇÃO E O SUCESSO PÓS INTERNATIONALIZATION CAMPS
A deep tech suíça Avalia System também participou do Market Entry Camp em 2018 e após 4 anos de operação no Brasil celebra as conquistas e o valor gerado a relevantes clientes no país. No início de Agosto, a Avalia apresentou sua solução na feira Febraban Tech e realizou um evento na Residência Oficial da Suíça em São Paulo, para CEOs e CTOs de bancos e fundos de M&A que são seus atuais e potenciais clientes. O evento foi um sucesso e contou com uma aula da prof. Dra. Andrea Minardi, do Insper, sobre os cenários de investimentos em startups e empresas de tecnologia no Brasil, para 2022 e próximos anos.
Um ingrediente chave dos Camps de Internacionalização da Innosuisse é a customização e a adaptação dos serviços a cada startup. Se você faz parte de uma startup suíça e tem interesse em validar e descobrir possibilidades para sua inovação no mercado brasileiro, entre em contato conosco!
Bianca Campos
Vincent Neumann