
NexGenLead é um programa virtual sobre Liderança e Sustentabilidade, organizado pela swissnex Brazil e pela oikos International, coletivamente liderado pelos próprios participantes. O programa tem como objetivo estabelecer as bases de uma comunidade virtual mundial de estudantes para dialogar sobre os temas, oferecendo um espaço para o desenvolvimento e a prática de competências em Liderança Responsável, além de atuar ativamente no próprio processo de educação.
Um dos componentes desse programa é o estímulo à reflexão a partir de histórias pessoais de diferentes lideranças do mundo todo. Os estudantes participantes do programa coletaram estes depoimentos através de entrevistas, que estão disponíveis na plataforma do NexGenLead. O compartilhamento destas experiências pessoais são uma forma de explorar novas perspectivas de liderança e sustentabilidade, com foco nas 5 competências de liderança definidas pela metodologia CARL, utilizada no programa.
Convidamos você a refletir, se inspirar e discutir suas próprias percepções sobre as competências necessárias para a liderança em direção à sustentabilidade, tanto individualmente, quanto dentro de seus grupos locais e com a comunidade NexGenLead.
Confira abaixo algumas destas entrevistas e acesse também a playlist completa com todos os vídeos.
-
Jorge Koho Mello
“The manifest for simplicity simplicity and deceleration”
O manifesto pela simplicidade e desaceleração – com Jorge Koho Mello e Camila Moreira
Camila e Jorge conversam sobre as vertentes e paradigmas da simplicidade voluntária atrelada à vida contemporânea, como ela se desenvolve e quais os benefícios de optar por esse estilo de vida. Os benefícios em escala micro e macro que esse estilo de vida proporciona. Koho também partilha algumas práticas simples e conscientes e o manifesto pela simplicidade e desaceleração.
-
Breno Fontel
"Engaging in what makes you tick"
De pranchas de surf até a agrofloresta – com Breno Fontel e Camila Moreira
Breno tem 25 anos e foi criado perto do oceano, na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro – Brasil. A paixão pelo oceano o levou a obter sua graduação em Oceanografia. Ele adora a conexão com a terra e acredita que podemos ser uma sociedade melhor se resgatarmos essas raízes. Ele contribuiu para um projeto de pranchas de surf feitas de garrafas plásticas e agora ele está engajado em um sistema agroflorestal.
Observando um vizinho, Lelo Dantas, cuidando de uma área abandonada ao lado de um antigo prédio de rádio/tv, ele sentiu vontade de apreciá-lo criando o projeto AFU – Agrofloresta da Urca. O projeto tem ajudado pessoas em situação de rua, dando esse espaço para eles cultivarem lá alimentos e remédios, que todos podem colher.
-
Kelly Marques
"Redes da Maré - The social project that awakens talents"
Redes da Maré – O projeto social que desperta talentos – com Kelly Marques e Camila Moreira
Kelly é coordenadora do eixo de educação na ONG Redes da Maré, que toma conta do conjunto de favelas da Maré, somadas em 16 comunidades. A entrevista é sobre o processo de crescimento dela dentro da ONG e, também, sobre como a ONG não vislumbra apenas as crianças, mas convida pais e avós a participarem com eles. Assim, o projeto vem ganhando forças pelas últimas duas décadas na cidade do Rio de Janeiro.
-
Paulo Cruz
“Follow your inner drive"
Siga seu impulso interno – com Paulo Cruz Filho e Caroline Castro
Paulo Cruz Filho, co-líder da Sistema B no Sul do Brasil, foi entrevistado por Caroline Castro, recém-graduada em Engenharia Civil no Brasil. Paulo compartilha sua jornada pessoal e destaca a importância da autoconsciência em nosso desenvolvimento como indivíduos e profissionais.
-
Fabiano dos Santos
“Serenity for conscious decisions”
Serenidade para decisões conscientes – com Fabiano dos Santos e Marcelo Veloso
Marcelo Veloso, estudante de pós-graduação em Inovação e Sustentabilidade, entrevista Fabiano dos Santos que trabalha em uma seguradora internacional como Diretor de Operações para a América Latina e líder em sustentabilidade.
Nesta entrevista, Fabiano conta vários episódios em diferentes contextos culturais. Ele compartilha sua visão a respeito de alguns desafios éticos e de valores que podem surgir durante um processo de recrutamento e também menciona os desafios colocados por preconceitos cognitivos e explora práticas que podem nos ajudar a superá-los.