Bruna Prado - MTUR

Ecossistema Educacional Brasileiro

Aqui você encontra todas as informações de que precisa sobre o Ecossistema Educacional Brasileiro.

Universidades brasileiras

O maior país da América do Sul e da América Latina, o Brasil abrange 8,5 milhões de quilômetros quadrados e abriga mais de 211 milhões de pessoas. Isto faz do Brasil o quinto maior país do mundo por área e o sexto mais populoso. É multicultural e etnicamente diverso e um destino perfeito para os estudantes internacionais. Não é surpresa que muitos sejam atraídos pelo Brasil por sua beleza natural – mas você também pode estar impulsionando suas perspectivas de carreira. O país recebe quase 20.000 estudantes internacionais e oferece centenas de cursos de inglês, particularmente em universidades nas localidades estudantis populares como São Paulo e Rio de Janeiro.

O sistema de ensino superior brasileiro é similar, em alguns aspectos, ao de muitos outros países. Você pode estudar para cursos de graduação, pós-graduação e doutorado. Há muitas disciplinas de graduação oferecidas, todas a um alto padrão e baixo custo. Nas universidades maiores, há diplomas ensinados em inglês, mas você também deve praticar seu português!

Embora você possa reconhecer semelhanças no sistema educacional, existem algumas diferenças perceptíveis. Os diplomas de Bacharelado e Associado são denominados diplomas de graduação. Eles levam entre 4 e 6 anos para serem concluídos. Quando concluídas, você está qualificado para trabalhar como médico ou advogado. Um diploma de licenciatura levará cerca de 4 anos e permite que você trabalhe como professor. Um diploma de tecnologia leva cerca de 2 anos para ser concluído. Ele lhe dará as habilidades para trabalhar em campos especializados, como agricultura ou turismo. Você pode então obter um diploma lato sensu ou um diploma stricto sensu como qualificação de pós-graduação. O diploma lato sensu mostrará que você adquiriu conhecimentos especializados em uma área específica. No entanto, não permite que você progrida para um grau de doutorado ou outro grau de pesquisa. Os programas de MBA são classificados como programas lato sensu. Para progredir para um grau de doutorado ou pesquisa, você precisa fazer um grau strictu sensu.

O governo faz contribuições consideráveis para o ensino superior e as mensalidades são razoáveis. Isto torna o Brasil extremamente acessível aos estudantes internacionais. Há uma mistura de universidades financiadas pelo Estado e privadas, e os custos da mensalidade variam dependendo de sua escolha da instituição.

Existem quase 300 universidades financiadas pelo Estado e mais de 2.000 instituições privadas no Brasil. As universidades públicas oferecem educação gratuita aos estudantes internacionais, enquanto as instituições privadas são mais caras.

Além de fazer cinco aparições no top 500 do QS World University Rankings 2019, o Brasil domina o QS Latin America Rankings 2019. 90 instituições brasileiras fazem o corte, incluindo três entre as dez primeiras:

Universidade de São Paulo (2ª)

Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (3ª)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (9ª).

O ano acadêmico vai de fevereiro a dezembro, com uma pausa em julho.