Tran Mau Tri Tam

Mandatos

Mandatos são acordos de cooperação entre a Swissnex no Brasil e parceiros para ampliar suas redes profissionais, fortalecer a cooperação internacional e o intercâmbio entre pesquisadores, inovadores e instituições suíças. Dependendo da estrutura específica do mandato, diferentes tarefas podem ser realizadas.

Colaboração Internacional

A rede Swissnex colabora com vários parceiros que trabalham com pesquisa e inovação, apoiando eles em aumentar o seu alcance e engajamento ativo na troca global de conhecimento, ideias e talento. Principalmente incluindo os seguintes:

  1. 0 1

    Instituições de ensino superior e de pesquisa

  2. 0 2

    Instituições governamentais e públicas

  3. 0 3

    Start-ups e empresas voltadas à inovação

  4. 0 4

    Organizações sem fins lucrativos e ONG

  5. 0 5

    Empresas ligadas à educação, pesquisa ou inovação

Hasan Emre Baysal

Mandatos

O que oferecemos

Os mandatos são acordos de cooperação entre a Swissnex no Brasil e parceiros para ampliar suas redes profissionais, fortalecer a cooperação internacional e o intercâmbio de pesquisadores, inovadores e instituições suíças. De acordo com a estrutura específica do mandato, diferentes tarefas podem ser cumpridas.

Alguns exemplos do que podemos oferecer são:

A organização (programa, logística, tradução, administração) de visitas de professores universitários ou pesquisadores para estabelecer contatos com parceiros locais, tais como universidades, pesquisadores, organizações, empresas. Estes podem ser expandidos para visitas de estudo e a elaboração de escolas de verão em parceria com nossos parceiros locais.

A Swissnex no Brasil também pode aumentar a visibilidade de seus parceiros através de mandatos de comunicação, onde a universidade específica é representada em maior escala nas mídias sociais, conferências, workshops, eventos de networking.

Também oferecemos espaço de escritório para pesquisadores, estudantes e empresários durante a estada no Brasil. Incluindo conexão à internet, espaço de trabalho, sala de reuniões, bem como conexão rápida às principais áreas do Rio de Janeiro por transporte público ou carro.

Innosuisse

A Innosuisse – Agência Suíça de Inovação representa uma agência federal oficial da Confederação Suíça e é responsável por incentivar a inovação através do fornecimento de resultados, consultoria e redes. A Innosuisse envia startups inovadoras que esperam entrar nos mercados internacionais para testar as águas nos polos internacionais de empreendedorismo.

O Innosuisse Market Entry Program é uma iniciativa entre Innossuise e os escritórios da Swissnex nos centros mais inovadores do mundo.

Academia-Industry Training

Swissnex no Brasil em colaboração com a Universidade de St.Gallen (HSG), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico  (CNPq), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançaram o programa para pesquisadores brasileiros e suíços: o “Academia-Industry Training”.

O AIT visa auxiliar pesquisadores-empreendedores da Suíça e do Brasil no desenvolvimento de seus projetos e estudos para o mercado e a indústria Também faz com que pesquisadores internacionais trabalhem juntos para compartilhar melhores práticas, entender novos mercados, desenvolver novas aplicações de mercado e criar sinergias.

Deftech - Armasuisse

O objetivo do programa de pesquisa Technology Foresight da Armasuisse Science and Technology é de identificar tendências de tecnologia disruptivas. Ao invés de identificar só uma tecnologia especifica, o mandato foca nas diferentes areas de pesquisa que possam levar até as tecnologias. Identificar a corrida certa é mais importante o que apostar em um potencial vencedor.

Serviços: Pesquisa sobre tendências emergentes, tecnologias e empresas nos temas seguinte: comunicação, interações humanos-máquinas, e saúde.

 

ETH Zürich

ETH Zurique aparece regularmente no ranking internacional como uma das melhores universidades do mundo e a universidade líder na Europa continental. De acordo com a THE (Times Higher Education) ETH Zürich está entre as doze primeiras universidades para Ciência e Engenharia. Oferecemos serviços tais como:

  • Apoio geral das atividades da ETH no Brasil e


    Apoio a organização de visitantes parte de delegações da ETH no Brasil e suporte local Facilitação de contatos com centros de pesquisa e o setor privado, em base às necessidades dos membros da ETH Apoio na organização de eventos como workshops

  • Infraestrutura


    Membros da ETH que fazem uma licença sabática no Rio de Janeiro terão acesso ao escritório e infraestrutura como computadores e telefones.

  • Apoio a medidas para aumentar a visibilidade da ETH


    Exibição de material de divulgação sobre a ETH no escritório da Swissnex para os visitantes

  • Visibilidade


    Mencionar a colaboração com ETH no site como parceiro e patrocinador. Swissnex também promove as escolas de verão.

  • Apoio para conseguir novos parceiros acadêmicos


    Facilitação de contatos e suporte com as negociações com potenciais parceiros locais.

Saiba mais sobre a ETH

ZHAW

A ZHAW é uma das principais universidades de ciências aplicadas da Suíça. A pesquisa e o desenvolvimento na ZHAW foca nos principais desafios sociais, com ênfase em energia e integração social. Com sua experiência em desenvolvimento sustentável e transformação digital, a ZHAW transmite conhecimento inovador e toma parte ativa na transformação digital e ecológica. O objetivo é expandir as redes profissionais e fortalecer a cooperação e o intercâmbio internacional dos funcionários da ZHAW e seus respectivos departamentos, construindo novas redes que contribuam para o perfil internacional e a visibilidade da ZHAW. Os serviços incluem:

  • Licenças sabáticas individuais


    Quando um funcionário da ZHAW vem pro Brasil, Swissnex organiza a visita com parceiros potenciais, apoiando con iniciativas de networking que vão além das relações que já existem entre o pesquisador da ZHAW e seu parceiro brasileiro.

  • Licenças sabáticas virtuais


    Entendimento de metas específicas e escopo profissional via telefone e Skype, identificação por e-mail de partes interessadas relevantes no Brasil (dentro ou fora da rede Swissnex) e organização de reuniões bilaterais.

Saiba mais sobre a ZHAW

Oikos & Movetia

Uma colaboração entre a oikos e Swissnex no Brasil com apoio da Movetia, a Leadership & Sustainability Fellowship, tem como objetivo reunir estudantes internacionais e acadêmicos para fomentar a inovação em gestão sustentável e educação em liderança, através do projeto “Estudantes Criando Currículo para a Sustentabilidade”, concebido pela oikos.

Swissnex no Brasil hospeda um estudante graduado (Bacharel ou Mestre) como estagiário mediante acordo mútuo para desenvolver e implementar o projeto.

Casos de sucesso