As mudanças climáticas são um desafio global para as próximas décadas e a necessidade de mitigar seus impactos torna-se cada vez mais urgente. As estruturas urbanas e arquitetônicas precisam se adaptar a fim de garantir cidades e modos de vida sustentáveis. Novas tecnologias e sistemas de planejamento urbano deverão lidar com as rápidas mudanças que terão grande impacto sobre a vida urbana.
Como as mudanças climáticas e as soluções sustentáveis estão moldando o futuro do urbanismo? Que ferramentas inovadoras estão sendo desenvolvidas e como elas podem ser implementadas?
Para responder a estas perguntas, a Swissnex convidou Anna Karla Almeida, doutoranda na EPFL, para moderar um diálogo entre Frédéric Dreyer, gerente de “Digitalização de Infraestruturas e cidades” e “territórios sustentáveis” da EPFL, Thiago Hérick de Sá, profissional de saúde pública da OMS e Sara Lopes de Moraes, doutoranda em geografia na USP.
O evento será em inglês com tradução simultânea em português.
Quando: 15 Julho 2021
Horário: 10:00 (BRT) / 15:00 (CET)
UIA21
Saiba maisEste webinar é uma iniciativa no contexto do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA21 RIO, que adaptou-se para o formato digital devido às restrições de saúde pública. A Swissnex tem organizado eventos nas áreas de arquitetura e planejamento urbano ao longo dos últimos meses. e clique no link abaixo se você deseja saber mais.
Palestrantes
-
Bio
Anna Karla Almeida
Arquiteta UrbanistaAnna Karla Almeida é arquiteta urbanista (UEMA – Brasil), mestre em Técnica, Patrimônio e Territórios Industriais pela Panthéon-Sorbonne (Paris 1 – França). Atualmente conduz um doutorado na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíça) no Laboratório de Urbanismo (Lab-U) sobre as condições de habitabilidade em company towns. Em 2020, foi speaker no seminário Urban Living and Covid-19: Impacts on Architecture and the future of cities, promovido pela Swissnex no Brasil.
É também membro do centro de pesquisa transdisciplinar Habitat Research Center da EPFL. O centro de pesquisa tem como objetivo explorar os fenômenos urbanos e produzir visões, estratégias e projetos sobre este tópico primário e crucial. Nesse contexto, Habitat tem como principais linhas de pesquisa a saúde urbana, paisagem, digitalização e habitats produtivos. -
Bio
Sara Lopes de Moraes
Doutoranda em Geografia FÍsica na Universidade de São PauloSara se formou na Universidade de São Paulo, primeiro em geografia na graduação e com um mestrado em geografia física em seguida. Durante a graduação, ela estudou na Eötvös Loránd University, em Budapeste (Hungria) e durante o mestrado fez um estágio internacional na Universidade de Coimbra, Portugal. Atualmente doutoranda na USP, sua pesquisa é apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Sua tese de doutorado analisa o efeito de temperaturas extremas do ar na mortalidade, o ambiente construído, fatores socioeconômicos e o clima urbano. Também é membro do grupo de pesquisa sobre “Espaço urbano e saúde” no Instituto para Estudos Avançados na USP.
-
Bio
Thiago Hérick de Sá
OMS - Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e SaúdeDr. de Sá é um profissional de saúde pública que trabalha com ambiente urbano saudável e questões relacionadas à mobilidade sustentável no Departamento de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Saúde, sede da OMS. Seu trabalho mais recente inclui a adaptação para uso global da ferramenta de Avaliação de Saúde e Econômica para caminhadas e ciclismo (HEAT), bem como o apoio ao desenvolvimento da Agenda de Pesquisa em Saúde Urbana da OMS e da Iniciativa de Saúde Urbana da OMS. Dr. de Sá é também o responsável pela publicação “Integrating Health in Urban and Territorial Planning: a sourcebook” da OMS, publicada em conjunto com a UN HABITAT.
Anteriormente, Dr de Sá trabalhou como pesquisador em saúde urbana e epidemiologia ambiental, com um histórico de publicações em várias revistas acadêmicas. Dr. de Sá tem mestrado e doutorado em saúde pública pela Universidade de São Paulo, Brasil. -
Bio
Frédéric Dreyer
EPFLFrederic é o gerente de cluster para “Digitalização de infraestrutura e cidades” na EPFL, faculdade da ENAC. Apaixonado por ecossistemas, ele concentra suas diversas atividades em torno deste tema. Formado em engenharia pela Universidade de Lyon, ele recebeu seu PhD na EPFL, seguido de um MBA na UNIGE. Empresário em série, ele fundou e acompanhou várias empresas, enquanto trabalhava na indústria relojoeira por cerca de dez anos, antes de se voltar para o setor público e político. Ele é o fundador da associação FUSTIC dedicada ao futuro das cidades e territórios sustentáveis.